Bindi – Descubra o significado espiritual do acessório indiano

Sabe aquele tradicional pontinho vermelho que as indianas usam? Ele é repleto de significados e faz parte da cultura do país.

0 659

bindi é um acessório tradicional na religião hindu, que representa o terceiro olho. Ele vem sendo cada vez mais utilizado no Ocidente, o que levantou a questão da apropriação cultural.

Por isso, criamos esse especial para que você compreenda o significado espiritual do acessório e o que ele representa na cultura indiana.

 

O que é e o que significa o bindi?

significado do bindi indiano
Imagem: Reprodução

 

Impossível assistir um filme de Bollywood ou andar pelas ruas indianas sem avistar um bindi. Isso porque o pontinho colorido entre os olhos é uma representação tradicional do terceiro olho na cultura hindu.

Por volta de 3000 aC, os rishi-muni (antigos videntes do hinduísmo) escreveram os Vedas, nos quais descreviam a existência de áreas de energia concentrada chamadas chakras.

Existem sete chakras principais que percorrem o centro do corpo e o sexto (chamado chacra ajna, o “chacra frontal” ou “chacra do terceiro olho”) ocorre exatamente onde o bindi é colado.

Bindi e o terceiro olho

terceiro olho bindi
Imagem: Pinterest

 

A tradição hindu afirma que todas as pessoas têm um terceiro olho interno. Os dois olhos físicos são usados para ver o mundo externo, enquanto o terceiro se concentra em Deus. Como tal, o bindi vermelho significa piedade, bem como serve como um lembrete constante para manter Deus no centro de seus pensamentos.

Sendo assim, o bindi, especialmente o vermelho, também serve como um sinal auspicioso de casamento. Quando a noiva hindu passa pela porta da casa de seu marido, acredita-se que seu bindi vermelho traz prosperidade e lhe concede um lugar como a mais nova guardiã da família.

Por isso, quando uma mulher fica viúva, ela não usa mais um bindi vermelho devido à sua associação com o casamento. No máximo, ela usará um ponto preto na testa.

The acordo com a fundação Hindu-American (HAF), nos tempos modernos, no entanto, o simbolismo do bindi não é mais tão restrito. Hoje em dia, você encontra os bindis de todas as formas, tamanhos e cores, já que são amplamente usados como acessórios de beleza. Aliás, em qualquer bazar indiano você encontra versões com pérolas e pedrarias.

 

Apropriação cultural ou tendência?

bindi apropriação cultural
Imagem: Pinterest

 

Diante do que foi exposto anteriormente, é comum que os ocidentais que decidam usar o bindi enfrentem a questão da apropriação cultural.

Isso porque muitas celebridades de Hollywood (Vanessa Hudgens, Gwen Stefani, Selena Gomez) começaram a usar o bindi como um acessório de moda. Ele aparece especialmente em festivais de música, como o Coachella.

Você também pode gostar!

Enquanto alguns indivíduos com culturas tradicionais de uso de biquínis criticam o ato, há outros que o vêem simplesmente como uma tentativa de abraçar a cultura indiana.

Portanto, fica difícil responder a questão de maneira simples. Isso porque encarar um acessório tradicional meramente como tendência certamente não demonstra o respeito necessário.

Contudo, é preciso entender a fluidez das culturas em um mundo cada vez mais digital. Sendo assim, as opiniões se dividem até mesmo entre os indianos.  Para quem deseja usar o bindi, vale a pena conhecer mais sobre a sua história e riqueza de significados.

 

Bindi ou tikka? Entenda a diferença de uma vez por todas

significado cultural do bindi
Em 2012, a Chanel lançou versões da tikka indiana em sua coleção de alta joalheria. Imagem: Pinterest

 

Por fim, é preciso corrigir um erro comum no Ocidente: confundir bindi com tikka. Enquanto o primeiro é um ponto colorido (geralmente preto ou vermelho), o segundo é um acessório de cabeça bem trabalhado.

Assim, a tikka é uma joia presa aos cabelos, que pode ter forma de tiara ou de um simples fio com grampo na ponta. Em ambos os casos, o que a caracteriza é justamente o fato de que o acessório fica na testa, como um terceiro olho.

Por falar em acessórios, confira nosso especial de Moda Simbólica com o significado das correntes que estão entre as principais tendências para as próximas estações.

 

tikka ou bindi diferença
Priyanka Chopra. Imagem: Vogue India

 

Diferentemente do bindi, a maang tikka é uma peça tradicional de joalheria. Em geral, ela é vista em mulheres do sul da Ásia no dia do casamento ou em outros eventos culturais significativos. Isso porque ela fica posicionada no Agya Chakra, que também significa a união sagrada do homem e da mulher em um nível espiritual, físico e emocional.

Esta área significa a capacidade de controlar os sentimentos e percepções. Acredita-se que os pensamentos e ações se originam no ponto entre as sobrancelhas. Sendo assim, é considerado obrigatório que uma noiva use um maang tikka no dia do casamento para se concentrar em seu olho espiritual.

Polêmicas envolvendo a maang tikka

apropriação cultural bindi e tikka
Imagem: Instagram

 

Já no Ocidente, a peça é vista como um acessório, principalmente em festivais de música. No ano passado, Kim Kardashian se envolveu em uma polêmica ao usar uma tikka para ir à igreja no domingo.

Recentemente, a estrela enfrentou novamente as críticas, ao utilizar a tikka mais uma vez. De acordo com o Hindustan Times, alguns usuários enfurecidos no Twitter sugeriram que Kim deveria parar de utilizar a cultura alheia como um acessório.

 

Assim como o bindi, as opiniões na India se dividem. Por isso, é importante compreender a origem de ambos antes de usar o acessório na cabeça.

 

Fontes: Hindustan Times, Hindu American Foundation

você pode gostar também