O planeta Terra oficialmente tem 5 oceanos; conheça o oceano Austral

O planeta Terra agora (oficialmente) tem 5 oceanos; conheça o oceano Austral

Definir os limites dos oceanos da Terra não é uma tarefa fácil. O primeiro mapeamento do planeta pela National Geographic Society começou em 1915, e apenas quatro oceanos foram confirmados, o oceano Atlântico, o Pacífico, o Índico e o Ártico.

Em 8 de junho deste ano, a empresa reconheceu oficialmente as águas ao redor da Antártica como o quinto oceano do planeta, tendo sido revelado pela comunidade científica nos últimos 100 anos.

O reconhecimento do Oceano Antártico tem sido um debate há algum tempo.

Quando a Organização Hidrográfica Internacional (IHO) foi criada em 1921, a empresa se referia às águas ao redor da Antártica como um sistema único, mas em 1953 mudou de ideia.

Desde então, entretanto, cientistas e organizações empresariais têm se referido às águas geladas do Polo Sul como o Oceano Antártico.

 

Conheça o oceano Austral

 

Membros da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos já reconheceram a água como o quinto oceano desde 1999. Foi lá que o Conselho de Nomes Geográficos dos Estados Unidos reconheceu o nome do Oceano Antártico.

O reconhecimento oficial é ainda mais amplo porque, nas últimas décadas, essas águas se estabeleceram como as mais importantes.

Alex Tait, geógrafo da National Geographi, destacou que o Antártico já havia sido reconhecido por cientistas, mas nenhum acordo internacional jamais havia sido alcançado.

Agora, a partir de 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, o Austral foi reconhecido como o quinto oceano do mundo e agora aparecerá em mapas e atlas.

https://twitter.com/NatGeo/status/1402276146671128591

Características do novo oceano 

 

 

Oceano Antártico ou Austral é o corpo de água que circunda a Antártica e, ao contrário de outros oceanos que definem sua extensão desde as raízes dos continentes que os limitam, o Antártico é mantido no lugar pela Corrente Circumpolar Antártica.

Esta corrente de água que se formou há 34 milhões de anos flui quase livremente de oeste para leste ao redor da Antártica; porque em latitudes mais baixas a massa continental é menor do que no Ártico.

Este oceano carrega mais água do que qualquer outra corrente oceânica e tira água dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

 

E onde está o Austral?

 

O quinto oceano se estende da  Antártica  ao sul, ou seja, circunda todo o continente antártico.

De acordo com a  National Geographic,  está localizada a 60 graus de latitude sul, suas águas são mais frias e menos salgadas do que nos oceanos vizinhos.

Quanto ao futuro do oceano “mais novo” do mundo, ele permanece incerto. O efeito que a mudança climática pode ter está sendo estudado atualmente: as águas da Antártica estão esquentando e suas camadas de gelo estão derretendo.

Só o tempo dirá como isso o afeta e só podemos esperar que seus anos de formação corram bem.

AntárticoAustralgografiamapasNational Geographic SocietyOceano