Cidade de Amsterdã, na Holanda

Descobrindo a Holanda: um guia de viagem completo

A Holanda é um país encantador e com atrações que vão além de Amsterdã! Confira nosso guia completo para programar uma viagem memorável

Compartilhe

Ao falar da Holanda, campos de tulipas, moinhos de vento, diversos museus e o estilo de vida mais liberal são as primeiras coisas que surgem na cabeça dos viajantes.

E eles não estão errados, com uma história rica e uma paisagem variada que inclui canais tranquilos e cidades cosmopolitas, a Holanda oferece uma experiência única para os turistas que passam pelo país.

Confira agora um guia de viagem abrangente para a Holanda, com os maiores segredos deste destino fascinante, desde os museus renomados até as tradições culinárias excepcionais.

Qual a diferença de Holanda e Países Baixos?

A diferença entre Holanda e Países Baixos é frequentemente motivo de confusão. Nesse sentido, muitas pessoas cometem um equívoco e utilizam os termos se referindo ao mesmo local.

Cidade de Amsterdã, capital da Holanda
Amsterdã/Fonte: Pexels

Contudo, Países Baixos é o nome oficial do país e consiste em 12 províncias. Já Holanda, por outro lado, é uma região específica dentro dos Países Baixos, composta por duas províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul.

Dessa forma, o termo “Países Baixos” engloba todo o país, incluindo as outras dez províncias. Portanto, ao falar sobre o país como um todo, é mais apropriado usar o termo “Países Baixos”, enquanto “Holanda” se refere estritamente à região que abriga cidades famosas como Amsterdã, Roterdã e Haia.

Quantos dias para visitar a Holanda?

Como sempre dizemos, a quantidade ideal de dias a serem dedicados a uma viagem à Holanda – ou a qualquer outro lugar – depende dos interesses pessoais e das atrações que se deseja explorar.

Moinho de Vento com flores cor de rosa na Holanda
Fonte: Pexels

No entanto, para ter uma experiência abrangente deste país, recomendamos cerca de 7 dias. Isso permitirá que os viajantes explorem tanto os destaques das duas regiões da Holanda – Holanda do Norte e Holanda do Sul – como também outras partes igualmente fascinantes dos Países Baixos.

Com uma semana ou mais de estadia, você poderá visitar a famosa Amsterdã e a cidade de Roterdã. Além de explorar as tulipas de Keukenhof, desfrutar de passeios de barco pelos famosos canais, visitar museus de renome e desbravar as charmosas cidades históricas de Haarlem e Delft.

Por fim, indo muito mais além do óbvio, ainda dá tempo de passar pelas ilhas Frísias, pela região de Limburgo e curtir as deslumbrantes praias do Mar do Norte.

  • Decerto, você gostará de ler também Marrocos: curiosidades, o que fazer e como acampar no Deserto do Saara

Qual a temperatura na Holanda?

Para planejar uma viagem, é preciso se atentar ao clima do local. Sendo assim, o ano na Holanda começa com as baixas temperaturas do inverno (dezembro a fevereiro), que variam de 2 a 6°C. Já a primavera (março a maio) traz temperaturas amenas, com médias de 10 a15°C, perfeitas para apreciar as tulipas em plena floração.

Enfim, no meio do ano tem o verão (junho a agosto), época mais quente, com médias de 20 a 25°C, e com mais turistas no país. E por último, o outono (setembro a novembro) traz temperaturas amenas, variando de 10 a15°C.

Quais cidades conhecer Holanda?

Mesmo que alguns só conhecem Amsterdã, a Holanda é repleta de cidades encantadoras, cada uma com seu próprio caráter e atrações únicas.

Cidade de Roterdã de noite
Roterdã/Fonte: Pexels

Sendo assim, confira um pouco sobre cada uma delas:

  1. Amsterdã: A capital holandesa é um destino imperdível, com seus icônicos canais, museus de classe mundial, como o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, além de uma cena cultural efervescente.
  2. Roterdã: Conhecida por sua arquitetura moderna e vibrante cena artística, Roterdã é uma cidade inovadora e dinâmica. Não deixe de visitar o famoso Porto de Roterdã.
  3. Haia: A cidade-sede do governo holandês e a Corte Internacional de Justiça é rica em história, com belos palácios e museus, além de praias à beira-mar.
  4. Utrecht: Com seu centro histórico pitoresco e canais encantadores, Utrecht é uma cidade universitária animada, repleta de cultura e vida noturna.
  5. Delft: Conhecida por sua porcelana azul e branca, Delft é uma cidade encantadora com ruas de paralelepípedos e uma atmosfera tranquila.
  6. Maastricht: No sul do país, Maastricht oferece uma mistura única de cultura e gastronomia, além de uma bela paisagem nas margens do rio Maas.
  7. Leiden: Esta cidade universitária é rica em história e é o local de nascimento de Rembrandt, com muitos museus e belos canais.
  8. Groningen: Por último, no norte da Holanda, Groningen é uma cidade jovem e vibrante, com uma cena artística e cultural próspera.
  • Leia ainda mais Roteiro Lisboa: o que você não pode deixar de visitar quando for a Portugal

O que fazer em Amsterdã?

Amsterdã, a capital da Holanda, é um destino muito requisitado pelos turistas. E em cerca de 3 a 5 dias é possível conhecer boa parte do que a cidade tem para oferecer.

Sapatos típicos da Holanda
Fonte: Pexels

Confira alguns lugares que você não pode deixar de ir:

  1. Museus: Visite o Rijksmuseum, que abriga as obras de artistas como Rembrandt e Vermeer, e o Museu Van Gogh, com uma coleção impressionante do famoso pintor.
  2. Passeio de barco pelos canais: Explore a cidade e sua bela arquitetura a partir da água em um passeio de barco pelos emblemáticos canais de Amsterdã.
  3. Anne Frank House: Visite a casa onde Anne Frank e sua família se esconderam durante a 2ª Guerra Mundial.
  4. Distrito da Luz Vermelha: Embora seja famoso por suas vitrines de prostituição, a rua também é uma área histórica e cultural. Porém, é importante ser respeitoso e não fotografar as mulheres.
  5. Jardim de Keukenhof: Durante a temporada de tulipas na primavera, uma viagem ao Jardim de Keukenhof é imperdível.
  6. Bairro Jordaan: Este bairro pitoresco é repleto de ruas estreitas, casas antigas e é conhecido por sua atmosfera aconchegante.
  7. Vondelpark: Ideal para um passeio relaxante, piqueniques ou aluguel de bicicletas.
  8. Bloemenmarkt: Não deixe de ir ao único mercado de flores flutuante do mundo.
  9. Museu de Amsterdã: Explore a história da cidade com exposições interativas.
  10. Comida, bebida e produtos típicos: Experimente os famosos queijos holandeses e beba uma cerveja local em um “brown café” tradicional.
  11. Coffee Shops: Por fim, se for do seu interesse consumir m*conha, você pode ir em um coffee shop local comprar até 5 gramas ou experimentar os space cakes. Mas fique atento às regras e não compre nem consuma nada na rua.
  • Não deixe de ler também Conexão em Paris: sair do aeroporto ou não? Veja nosso roteiro e dicas

Quais países visitar junto com a Holanda?

Ademais, quem já viajou para o continente europeu sabe que os países ficam próximos e o acesso é fácil. Portanto, dependendo da quantidade de dias e do seu investimento financeiro, é possível conhecer outros países ao redor da Holanda, seja de avião, carro, trem ou com o famoso e econômico FlixBus.

Cidade de Bruxelas, capital da Bélgica
Bruxelas/Fonte: Pexels

Veja aqui alguns países que você pode considerar visitar junto com a Holanda devido à proximidade e conexões fáceis:

  1. Bélgica: A Bélgica faz fronteira com a Holanda e oferece uma riqueza de atrações, incluindo as cidades de Bruxelas, Antuérpia, e Bruges, famosa por sua arquitetura medieval e chocolates deliciosos.
  2. França: A França fica a uma curta distância de carro ou trem da Holanda. Paris é um destino popular, mas também há belas regiões, como a Alsácia e a Provença, que valem a pena explorar.
  3. Alemanha: A Alemanha é outro país vizinho, com uma variedade de cidades emocionantes, incluindo Berlim, Munique e Colônia. A região da Renânia é conhecida por seus castelos e vinhedos.
  4. Luxemburgo: Este pequeno país é acessível a partir da Holanda e é conhecido por suas paisagens pitorescas, como as Montanhas de Ardennes.
  5. Inglaterra: A Holanda tem ligações diretas de ferry para o Reino Unido, facilitando uma viagem a Londres, por exemplo.
  6. Dinamarca: Enfim, como a Dinamarca é acessível por balsas e pontes da Holanda, fica fácil você explorar cidades como Copenhague.
  • Leia ainda mais Roteiro Espanha: se prepare para descobrir as belezas desse país

Holanda: conclusão


Em suma, uma viagem à Holanda promete uma experiência rica e diversificada, com suas cidades vibrantes, paisagens pitorescas, museus de renome e uma cultura acolhedora.

Por fim, fique de olho no canal Mundo e Viagens do Fashion Bubbles para não perder nenhuma dica do que fazer pelo mundo afora.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias