Entrevistas dos candidatos à presidência no Jornal Nacional: veja os vídeos!

Perdeu as entrevistas? Vejas os principais momentos dos presidenciáveis da eleição de 2022 no Jornal Nacional, da Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos durante as entrevistas dos candidatos à presidência do Brasil. Fonte: Globo

Essa semana o Jornal Nacional está exibindo uma série de entrevistas aos candidatos para o cargo de Presidência da República, nas eleições de 2022. Todos os tramites legais foram acertados entre a direção da TV Globo, os assessores e partidos de cada candidato.

De acordo com o G1, foram convidados os cinco presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa divulgada pelo Datafolha em 28 de julho. Dessa forma, foram chamados: Lula, Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante). Esse último, no entanto, retirou a candidatura posteriormente.

A TV Globo sorteou no dia 1 de agosto a ordem das entrevistas e as datas. Ficou estabelecido que as sabatinas teriam até 40 minutos.

  • Segunda-feira 22/08 – Jair Bolsonaro;
  • Terça-feira, 23/08 – Ciro Gomes
  • Quarta-feira 24/08 – (não teve entrevistas devido à grade da Globo)
  • Quinta-feira 25/08 – Lula
  • Sexta-feira 26/08 – Simone Tebet

Como foi a entrevista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional?

Candidato Bolsonaro no Jornal Nacional. Fonte: Globo

De fato, muitas pessoas duvidaram que o presidente Jair Bolsonaro comparecesse à sabatina conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos. No entanto, o presidente compareceu, bem como respondeu a todas as perguntas.

“Teremos eleições. O ministro Moraes acabou de assumir. Amanhã ele tem encontro com o ministro da Defesa para tratar de transparência. Tenho certeza que vão conversar e chegar a um bom termo. Precisei provocar. Pode ficar tranquilo. Terão eleições limpas e transparentes no corrente ano”– afirmou o presidente.

Ademais, Bolsonaro foi questionado sobre as piadas que fez durante a pandemia, inclusive sobre virar jacaré ao tomar a vacina. Todavia o presidente afirmou que se baseou na literatura brasileira e usou uma figura de linguagem. Veja os principais momentos da sabatina:

Como foi a entrevista de Ciro Gomes no Jornal Nacional?

Candidato Ciro Gomes no Jornal Nacional. Fonte: Globo

  • criar uma Lei Antiganância, para evitar superendividamento;
  • criar um programa de renda mínima de R$ 1 mil por família;
  • taxar grandes fortunas;
  • acabar com a reeleição.

Ciro também falou sobre a questão da polarização que toma conta do Brasil atualmente. O candidato discursou que pretende dar um basta nisso.

“Eu estou tentando mostrar para o povo brasileiro que essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir. Pelo contrário, estava lá em 2018, tentando advertir que as pessoas não podiam usar a promessa enganosa do [Jair} Bolsonaro para repudiar a corrupção generalizada e o colapso econômico gravíssimo que foram produzidos pelo PT. Isso aconteceu no Brasil e agora, está-se tentando repetir uma espécie de 2018. Portanto, a gente tem que denunciar isso, compreendendo, respeitando” – disse Ciro Gomes.

Veja os principais momentos da entrevista:

Related Post

Como foi a entrevista de Lula no Jornal Nacional?

Candidato Lula no Jornal Nacional. Fonte: Globo

De maneira idêntica aos demais candidatos, na quinta-feira 25/08 foi a vez de Luiz Inácio Lula da Silva ser entrevistado no Jornal Nacional. Diferente dos demais candidatos, a entrevista com Lula foi a que mais reverberou nas redes sociais, de acordo com uma avaliação do Jornal Extra.

Na sabatina, Lula falou sobre a crise econômica no Brasil, a entrada de Geraldo Alckmin em sua chapa e sobre a operação Lava-Jato. De fato, um dos pontos altos da entrevista com Lula, foi a fala do candidato para seu eleitorado mais pobre.

“O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha”– disse Lula.

De vez em quando, a gente precisa estar junto com os divergentes para melhor enfrentar os antagônicos” – disse Lula.

Com efeito, veja alguns dos momentos da entrevista de Lula no Jornal Nacional :

Como foi a entrevista de Simone Tebet no Jornal Nacional?

Simone Tebet no Jornal Nacional. Fonte :Globo

Chamou a atenção a insistência de Bonner e Renata Vasconcellos questionar a candidata sobre a falta de apoio (total) a sua candidatura dentro do próprio partido, o MDB . Sobre isso, Simone falou:

“Em compensação, eu tenho muitos dos prefeitos nos apoiando. Nós temos o maior prefeito da maior capital do Brasil (São Paulo), 12 milhões de habitantes; o prefeito de Porto Alegre [Sebastião Melo (MDB)]; o governador do estado de São Paulo [Rodrigo Garcia (PSDB)]”.

Ademais, Simone também criticou a polarização política e falou sobre seu plano de erradicação da miséria no Brasil.

  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades de Pantanal e Ilha Record direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Mozuka Braga: Mozuka Braga é formado em Rádio e TV pela FAPCOM, em 2010. Também fez Pós-Graduação em Gestão e Produção de Vídeo em 2016 na FMU. Fã de novelas e programas de TV, sempre teve um olhar atento a tudo o que acontece no mundo dos famosos. Também é formado em Artes Cênicas e fez tecnólogo em Publicidade. Para ele comunicação é tudo.