A Viagem foi “tapa-buraco” na Globo após canal cancelar novela de última hora: “Produzida em 20 dias”
A Viagem quase ganhou um remake em 2024, mas a Globo preferiu usar a versão de 1994 que ainda faz sucesso, mas que foi “improvisada” no passado
A Viagem estreou mais uma reprise na Globo. Essa é a sexta vez que a trama de Ivani Ribeiro estreia em algum canal do conglomerado da família Marinho. E seja na TV aberta ou na TV fechada o folhetim nunca decepcionou. A novela é um remake espírita que foi escrito originalmente para a TV Tupi entre 1975 e 1976.
Na década de 70 Ivani procurou o médium Chico Xavier e pediu autorização para adaptar seus romances e transforma-los em uma novela. Contudo, o próprio Chico disse para a autora que ela não precisaria adaptar seus livros já que ela escreveria uma história original e que faria muito sucesso abordando a doutrina espírita kardecista. E ele estava certo, desde a TV Tupi, até o remake da Globo a história de Alexandre, Diná e Dr. Otávio faz sucesso.
- Veja também – Elenco de “A Viagem” hoje: antes e depois de 7 atores
Por que A Viagem teve que ser feita em 20 dias?
Na Globo a produção de novela sempre funcionou como uma fábrica que trabalha sem parar. Contudo, em meados de 1993, o horário das sete não ia muito bem no ibope. Duas novelas “não engataram” como Boni (diretor da Globo) previa. A primeira foi o Mapa da Mina (última novela de Cassiano Gabus Mendes). E depois estreou, Olho no Olho (de Antônio Calmon).

As novelas de Calmon tinham uma veia muito aventureira. Contudo, Olho no Olho desagradou o público mais conservador da época após colocar Tony Ramos como um padre que lutava contra uma seita satanista e jovens com poderes nos olhos que duelavam entre o bem o mal.
A próxima investida da Globo para o horário seria Vira Lata, uma comédia de Carlos Lombardi (com muito Humberto Martins e Marcelo Novaes descamisado). Mas a novela encarou um sério problema de produção e não ficou pronta a tempo de substituir Olho no Olho que não poderia ser esticada devido ao seu baixo desempenho.
Dessa forma, o diretor, Wolf Maya foi chamado na sala do Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho – então chefão da Globo) para tentar arrumar uma solução. Em entrevista recente, Wolf disse que tinha uma ideia de uma novela “prática” de se fazer, no viés de produção.
Ele sugeriu o texto de Ivani Ribeiro, A Viagem, que tinha feito muito sucesso na Tupi. Boni, por sua vez, não achou a ideia muito boa, uma vez que a novela sobrenatural que estava no ar não estava dando audiência. Todavia, Wolf Maya afirmou que A Viagem era um texto romântico que falava do amor além da vida. Como resultado, Boni bateu o martelo.
Relacionadas
Gisa Custolli – marido de musa +18 quer título de “maior corno do Brasil” e casal fatura R$ 70 mil juntos
Aos 95 anos, Lima Duarte reflete após morte de Francisco Cuoco: “Estou a caminho também”
Regina Duarte surge impactada após morte de Francisco Cuoco: “Nem sabia que ele estava hospitalizado”
Relacionadas
Mais curiosidades sobre A Viagem
O fato é, que A Viagem só teria mais trabalho de produção depois dos 40 primeiros capítulos. Alguns cenários de Vira Lata foram aproveitados para A Viagem e só depois Wolf Maya teve que pensar como criar um céu e um inferno, já que ele queria fugir do tradicional céu azul com fumaça.

Dessa forma, ele pensou em céu como um campo com muitas flores e pessoas com roupas claras. Já o Vale dos Suicidas foi produzido em uma pedreira desativada. Wolf chamou um grupo teatral com experiência em artes suspensas e os colocou na pedreira como “espíritos que tentavam sair do local”. Ademais, lama e fogo cenográfico também foi utilizado no local.
Na época, Ivani Ribeiro estava com problemas de saúde devido ao seu diabetes. Todavia, ela e sua colaboradora, Solange de Castro Neves reescreveram os capítulos, mesmo com Ivani hospitalizada.
Regina Duarte chegou a ser convidada para interpretar, Diná. Contudo a atriz recusou o papel que foi aceito por Christiane Torloni. Na época, Torloni enfrentava problemas pessoais, após perder um filho. Ela então aceitou o papel acreditando que se tratava de uma novela cômica, visto que, Christiane e Ivani trabalharam juntas em “A Gata Comeu” (1985 – novela que foi um grande sucesso também).
Wolf Maya, diretor da novela, manteve “a farsa” para atriz até as gravações dos primeiros capítulos. Entretanto, logo Torloni ficou totalmente envolvida com a trama. Além de Christiane Torloni, “A Viagem” também teve em seu elenco principal, Antônio Fagundes, Guilherme Fontes, Maurício Mattar, Andréa Beltrão, Cláudio Cavalcanti, Lucinha Lins e Miguel Falabella.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Enquete Power Couple Brasil 7: qual casal é o mais odiado da temporada?
Alguns participantes já deixaram o reality, mas ainda tem muita gente que está deixando o público irritado. Qual é o casal mais odiado do Power Couple Brasil 7? Aquele que você não suporta e deve ser o próximo eliminado? Deixe seu voto na enquete: