Quem era Dorinha Durval? Atriz que viveu Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, morre aos 96 anos
Dorinha Durval foi um dos grandes nomes da TV e integrou grandes sucessos. A atriz interrompeu a carreira após o assassinato do marido
Faleceu nessa quarta-feira, 21, a atriz Dorinha Durval. A causa da morte não foi divulgada pela família, mas a atriz já estava com 96 anos. “É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”– escreveu a atriz Carla Daniel, filha de Dorinha.
Na TV, Dorinha participou de grandes novelas. Entre elas, ‘Verão Vermelho’, ‘Selva de Pedra’ e ‘O Bem-Amado’, todas na Globo. De maneira idêntica, Dorinha também deu vida à personagem Cuca, da primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo.
- Veja também – Francisco Cuoco protagonizou arranca-rabo com Carolina Ferraz em bastidores da novela da Globo
Que foi Dorinha Durval?
Dorah Teixeira nasceu em 21 de janeiro de 1929, no Rio de Janeiro. Em sua biografia, a atriz afirmou que teve uma adolescência marcada por abusos e violência. Aos 15 anos, Dorinha foi violentada, sofreu um aborto e chegou a se prostituir. Posteriormente, encontrou um conforto e um recomeço através das artes.
Em 1960, aos 31 anos, participou do filme As Aventuras de Pedro Malasartes, no qual contracenou com Mazzaropi. Em sequência, 1973, participou da novela O Bem-Amado como Dulcinéia Cajazeira. Depois disso teve um outro papel de destaque como a Cuca do Sítio do Picapau Amarelo. No entanto, antes da Globo Dorinha trabalhou nas emissoras, TV Tupi, TV Excelsior e TV Rio.
Foi trabalhando na Tupi que conheceu o diretor Daniel Filho, com quem se casou e teve a filha, Carla Daniel (também atriz). De maneira idêntica, em autobiografia, lançada em 2000, Dorinha Durval contou que tentou tirar a própria vida após se divorciar de Daniel.
Antes de ser casada com Daniel (entre 1961 até 1972), Dorah também foi casada com Mario Pamponet Junior entre 1956 e 1961. Posteriormente ela também se casou com o publicitário, Paulo Sérgio Garcia de Alcântara. Esse último casamento foi marcado por uma tragédia que praticamente tirou a atriz de cena.
Relacionadas
Aos 95 anos, Lima Duarte reflete após morte de Francisco Cuoco: “Estou a caminho também”
Regina Duarte surge impactada após morte de Francisco Cuoco: “Nem sabia que ele estava hospitalizado”
Mariana Rios comemora gravidez após perda e diagnóstico de condição que dificulta a fertilidade: “Obrigada Deus”
Relacionadas
Por que Dorinha Durval matou seu marido?
Em 5 de outubro de 1980, Dorinha Durva teve uma briga pesada com seu, então, marido, Paulo Sérgio Garcia de Alcântara. O casal morava no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro e estavam juntos há seis anos. Na ocasião ela tinha 51 anos e ele 35. Após uma discussão ela atirou três vezes contra o publicitário e o matou
“Ele falou: ‘Você é uma velha, não quero mais nada com você. Não adianta plástica, eu gosto de menininha nova, não quero uma bruxa remendada’”– disse a atriz em depoimento.
Em meio as agressões verbais, Drorinha afirma que Paulo também a agrediu com socos e chutes. Em seguida ela afirmou que tiraria a própria vida. Ele então contou para a atriz onde o revólver estava escondido. Ela então pegou a arma e atirou.
Em 1983, Dorinha foi julgada pelo assassinato. Na ocasião, Chico Anynsio e Paulo Goulart prestaram depoimento em sua defesa. Ela então foi condenada a um ano e meio de prisão, em regime aberto. Todavia, um promotor recorreu e um novo julgamento aconteceu em 1989. Dessa vez, Dorinha Durval foi condenada a seis anos em regime semiaberto — quando o preso pode trabalhar durante o dia, mas precisa dormir na prisão.
O último trabalho na TV de Dorinha foi na novela Belíssima, da Globo, em 2002. Depois disso a atriz focou na carreira de artes plásticas.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Enquete Power Couple Brasil 7: qual casal é o mais odiado da temporada?
Alguns participantes já deixaram o reality, mas ainda tem muita gente que está deixando o público irritado. Qual é o casal mais odiado do Power Couple Brasil 7? Aquele que você não suporta e deve ser o próximo eliminado? Deixe seu voto na enquete: