Polêmica: Globo decide demitir funcionários que se recusarem a tomar vacina contra Covid-19
Sem desculpas para aqueles colaboradores que decidirem por conta própria não tomarem a vacina contra a Covid-19. A Globo simplesmente irá demitir quem se recusar a tomar o imunizante
Como diz a expressão popular, nesse momento a Globo está “pra poucas ideias”. Ou seja, sem muita conversa, mi mi mi ou papo furado. Em suma, o recado é: funcionário da TV Globo não tomou a vacina contra a Covid-19? Pois então que vá procurar trabalho em outro lugar. Isso porque a emissora da família Marinho não quer colocar a vida de mais ninguém em risco. Principalmente a de seus colaboradores.
Dessa forma, a diretoria da TV Globo decidiu emitir um comunicado para todos os responsáveis de departamentos da empresa. Seja ele artístico, administrativo, operacional ou jurídico. Nesse aviso, a emissora é bem clara: “a vacinação contra a Covid-19 passa a ser uma condição obrigatória para todos os colaboradores trabalharem na Globo.” As informações são do site Notícias da TV.
Vem saber o que diz o documento na íntegra e as polêmicas que alguns famosos da Globo já disseram sobre a vacina.
- E mais: Quer ficar por dentro das últimas notícias do reality show? Então, confira nosso canal A Fazenda! Você acompanha quem está na Roça, vê as previsões de quem leva o prêmio, vota em nossa Enquete da semana e ainda pode ver nos resultados parciais das enquetes, como está a votação.
Protocolos de segurança
Desde o início da pandemia a Globo sempre se baseou em orientações médicas e científicas para dar continuidade aos trabalhos. Dessa forma, a emissora foi a primeira a paralisar todas as gravações de novelas e programas de TV. No lugar, e Globo tomou a decisão inédita, de passar em seu horário nobre, folhetins reprisados. No entanto, ao contrário do que se pensava, algumas produções acabaram até dando mais audiência do que os conteúdos inéditos.
Enquanto isso, a emissora dos Marinhos deu sequência ao trabalho jornalístico adotando uma série de medidas em seu protocolo de segurança. Uma dessas medidas foi a obrigatoriedade do uso de máscara por todos os jornalistas externos. Enquanto isso, dentro dos estúdios, o número de técnicos audiovisuais foi reduzido. E somente o apresentador ou os âncoras podem ficar sem máscara, enquanto o jornal está no ar.
Na teledramaturgia, os setores das novelas, gravaram e pararam diversas vezes. A medida que as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo expandiam o plano de retomada. Desde o ano passado, a Globo sempre tem em seus horários de telenovelas pelo menos uma reprise, seja a novela das 18h, 19h ou 21h.
Como resultado, a emissora conseguiu criar um ambiente com o máximo de segurança para seus colaboradores. Ainda, no ano passado, a emissora chegou a mostrar o interesse em adquirir mais de 40 mil doses de vacina para aplicar em seus funcionários. Essa informação foi publicada no site Na Telinha.
- Veja também – Enquete Ilha Record – Quem deve ir para o exílio: Laura ou Mirella?
Vacina Sim
De fato, Globo também endossou o coro da campanha Vacina Sim. A campanha é realizada através do consórcio formado por veículos de informação. O grupo é composto por: TV Globo, G1, GloboNews, O GLOBO, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Fernanda Montenegro e William Bonner são alguns dos globais que aderiram a campanha.
Agora, a Globo quer que todo o seu quadro de funcionário esteja vacinado. A emissora inclusive irá criar uma plataforma para que o Departamento Pessoal tenha o acesso aos comprovantes de vacinação dos colaboradores. Dessa forma, aquele que não se vacinar, poderá até ser desligado da empresa.
Vale lembrar que em julho, o ator Juliano Cazarré virou alvo de polêmica ao se recusar a tomar a vacina. Por causa disso, Juliano quase foi cortado do elenco de Pantanal. As informações foram publicadas por Leo Dias. Na sequência, o ator voltou atrás e decidiu tomar o imunizante.
- E mais – Marcos Mion revela segredo na Globo envolvendo Tiago Leifert: “Um dos poucos cientes”
Veja o documento da Globo na íntegra
Em mais de um ano de pandemia, temos aprendido a cada dia sobre formas de prevenção e combate à Covid-19. E este é um aprendizado contínuo. A partir dele, podemos dizer que a aplicação das vacinas é uma estratégia eficaz contra a disseminação do vírus e uma forte aliada para proteção de todos.
Seguindo o compromisso de contribuir para um ambiente seguro para nossas pessoas, informamos em primeira mão a você, gestor, que a vacinação contra a Covid-19 passa a ser uma condição obrigatória para todos os colaboradores trabalharem na Globo, incluindo estagiários e jovens aprendizes. Com exceção daqueles que não podem ser vacinados por motivos médicos, a não vacinação poderá resultar no desligamento.
A obrigatoriedade da vacina está em linha com a prática de diversas empresas no mercado atualmente, uma vez que a decisão por não se vacinar impacta o coletivo e coloca em risco a saúde dos outros colaboradores.
As lideranças passarão a receber um relatório de Recursos Humanos com o status dos comprovantes de vacinação dos profissionais do seu time. É muito importante que você acompanhe e incentive sua equipe a enviar os comprovantes. Se houver recusas, o gestor deverá conversar com o seu parceiro de Recursos Humanos para sensibilização do colaborador sobre o tema, condução e tratativas destes casos.