Uma das datas mais importantes para a Igreja Católica e Cristã na Semana Santa é a Páscoa, dia em que os devotos celebram a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após a crucificação, conforme narrado no Novo Testamento da Bíblia.

Durante a Páscoa, também conhecida como Domingo de Páscoa ou Domingo da Ressurreição, é tradição fazer entregas de ovos de chocolate pintados e decorados. Todavia, várias versões e controvérsias sobre essa tradição circulam entre os religiosos.

Como surgiu o coelho na Páscoa?

Foto de coelho com ovos de Páscoa.
Fonte: Canva

Especialistas acreditam que o coelho da Páscoa consolidou-se no século XVII. A tradição de associar coelho a ovos de Páscoa foi trazida para os Estados Unidos, da atual Alemanha, por imigrantes que se estabeleceram na região da Pensilvânia por volta do século XIX. A história ganhou popularidade e se tornou um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa moderna.

Por que o coelho é um símbolo da Páscoa?

Foto de ovos pintados para Páscoa.
Fonte: Canva

Uma versão disseminada ao longo dos séculos é a de que, um coelho seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus de Nazaré. Isso porque o animal teria ficado preso no túmulo de Jesus após ele ser crucificado. Por essa razão, foi-lhe dada a honra de anunciar as boas novas a todas as crianças do mundo na manhã de Páscoa. Como resultado, ele é o suposto portador do ovo de chocolate.

Os símbolos da Páscoa

Além do coelho, também são símbolos da Páscoa, peixe, cordeiro e ovos, por exemplo. No vídeo em seguida, confira quais são outros símbolos da Páscoa e seus significados:

Qual a tradição dos ovos de Páscoa?

De acordo com a National Geographic, o ovo ganhou importância na mitologia egípcia quando a fênix queimou em seu ninho e renasceu do ovo que o criou.

Porém, foi no início do século 19 que na Alemanha, Itália e França surgiram os primeiros ovos feitos com chocolate com pequenos presentes dentro.

ovos de páscoa

Com o tempo, as várias culturas decoraram os ovos de maneira diferente. No início, eles foram pintados à mão com cores estridentes que representavam a luz do sol; enquanto agora eles podem ser encontrados não apenas pintados, mas também decorados com diferentes motivos.

Atualmente, em alguns países europeus, como a Itália, no Domingo de Ramos, muitas famílias trazem ovos à igreja para abençoá-los e consumi-los no Domingo de Páscoa.

A ideia de que os ovos eram escondidos por um coelho é uma tradição que surgiu nos Estados Unidos para permitir que as crianças participassem dessa atividade e, também, se tornassem uma boa tradição familiar.

Essa tradição, então, se espalhou para outros países como Chile, México, Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, entre outros.

Ovos de páscoa: origem pagã x religião cristã

O ovo de Páscoa é um tradição que mistura a origem pagã da Páscoa com a religião cristã. Na Grécia e na Roma antiga, os ovos pintados eram dados como presentes durante o equinócio da primavera, para desejar prosperidade e fertilidade.

Qual o significado do ovo de chocolate na Páscoa?

Foto de ovos de chocolate.
Fonte: Canva

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado um símbolo de nascimento e vida. Assim, a relação cristã com a Páscoa decorre na Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

História dos Ovos de Páscoa

No vídeo em seguida, veja a história dos ovos de Páscoa ao longo dos anos:

  • Logo após, veja Decoração Páscoa – 50 ideias criativas e tutoriais para deixar a casa no clima

O que a Bíblia fala sobre o coelho?

Foto de pessoa segurando bíblia de um lado e do outro um coelho no gramado.
Fonte: Canva

Embora difícil identificar itens da flora e fauna na Bíblia, a palavra hebraica “coelho” tem sido traduzida como “lebre” e “texugo” no livro.

Em Levítico 11:5, há um versículo sobre o animal. “Considerem impuro o coelho, pois, embora ruminante, não tem o casco fendido”, assim diz.

O outro está em Deuteronômio 14:7: “Entretanto, há ruminantes ou animais de casco fendido que vocês não poderão comer. O camelo, a lebre e o texugo, que ruminam, mas não têm casco fendido, esses serão impuros para vocês”, diz o versículo.

O verdadeiro significado da Páscoa

ovos de páscoa
ovos de páscoa – Foto: Freepik

Logo após, veja também a explicação sobre o verdadeiro significado da Páscoa, feita por Patrícia Jacob Quiroga, segundo a Bíblia:

Em seguida, confira ainda em reportagem da Record TV, a história da primeira celebração da Páscoa.

Filmes e música inspirados na paixão de Cristo

A Vida de Jesus Cristo inspirou grandes produções de Hollywood, como A Paixão de Cristo (2004), dirigido e estrelado pelo ator Mel Gibson.

Esta versão está em latim e aramaico, as línguas faladas na época de Jesus. O filme gerou polêmica pelo realismo de suas imagens.

Igualmente controverso foi The Last Tentation of Christ (1988), de Martin Scorsese. Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme mostra uma visão de Jesus como um homem com dúvidas, limitações e necessidades.

Outro filme típico dessas datas que reconstrói os últimos dias de Cristo é Jesus de Nazaré (1977). Obra do diretor Franco Zefirelli, é considerada o melhor relato mundial do nascimento, obra e morte de Jesus Cristo.

Revisado e editado por Laila Lopes