CIRO GOMES

Quem Ciro Gomes apoia no 2º turno?

Ciro Gomes decide acompanhar a decisão do PDT e apoiar o candidato Lula, ao invés de Bolsonaro, no segundo turnos das eleições

Compartilhe

Ciro Gomes foi um dos nomes presentes nas eleições presidenciais 2022 como candidato à presidência. Após ter um número de votos abaixo do esperado e ficar em 4° lugar no pleito, ele confirma o seu apoio a Lula, do PT, para o segundo turno.

Quem é Ciro Gomes?

É um político, advogado e professor brasileiro. Em 1961, a família dele mudou-se para o Ceará, onde moravam seus parentes paternos. Assim, formou-se em Direito e iniciou sua vida política aos 23 anos.

Carreira política

No ano de 1982, ele concorreu para deputado estadual e conseguiu ser eleito. Desde então, ele se manteve em cargos públicos. Em síntese, a sua carreira política se destaca com as seguintes atuações:

  • Deputado estadual;
  • Prefeito de Fortaleza;
  • Governador do Ceará;
  • Ministro da Fazenda;
  • Deputado federal;
  • Ministro da Integração Nacional.

Também atuou como presidente da Transnordestina e foi ministro durante o projeto de Transposição do Rio São Francisco, no governo de Lula. Além disso, como governador, foi considerado um dos mais populares com 74% de aprovação em 1992 pelo Datafolha.

Ciro, Lula e Bolsonaro: uma relação complicada

Durante as eleições de 2022 e também nas de 2018, Ciro fez diversas críticas tanto a Bolsonaro quanto a Lula. Aliás, em ambos os eventos o candidato era considerado como a terceira via. 

Ciro Gomes fala durante evento da Agenda UNECS
Legenda: Ciro Gomes teve 3% dos votos nas eleições de 2022. Imagem: Site do Poder 360.

Ciro e o PDT

O Partido Democrático Trabalhista foi criado em 1979 com Leonel Brizola como fundador. Isso ocorreu logo após a abertura do Regime Militar, portanto, é um dos partidos que fazia oposição ao governo com principais ideias:

  • Trabalhistas;
  • Social democrata;
  • Centro-esquerda.

Ciro se filiou ao partido em 2015 e em 2017 tornou-se vice-presidente dele. Assim, disputou as eleições de 2018 por ele e teve cerca de 13 milhões de votos. Então, antes dele, o candidato passou pelo PDS, PMDB, PSDB e PPS.

Quem Ciro Gomes apoia no 2º turno?

O candidato à presidência com cerca de 3% dos votos declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. Desse modo, em um vídeo oficial que foi divulgado por vários jornais, Ciro confirmou que seguirá a posição do seu partido, o PDT.

Um fato que chamou a atenção da mídia e dos eleitores foi que Ciro não citou o nome de Lula em nenhum momento do vídeo. Aliás, ele lamenta que as duas opções que restaram sejam insatisfatórias.

Ele também afirma que não vai aceitar qualquer cargo no próximo governo porque deseja estar livre a fim de lutar pelo povo. Em resumo, toda a sua fala enfatiza que é preciso buscar uma alternativa distinta para o Brasil.

Partidos de sua aliança

O único partido aliado ao candidato durante as eleições de 2022 foi o PDT. Assim, após declarar apoio a Lula, o partido tem a mesma posição que a coligação de Simone Tebet.

Vídeo sobre o posicionamento de Ciro Gomes em relação ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022

Os próximos passos de Ciro Gomes

De acordo com o seu anúncio sobre o apoio para o segundo turno das eleições, ele pretende atuar ao lado da juventude e sociedade. Dessa forma, afirma que irá lutar por mudanças como as que apresentou como propostas nas eleições de 2022.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias