Eleições presidenciais 2022, veja carreira e proposta dos candidatos

As Eleições Presidenciais 2022 ocorrem em 02 de outubro, então, aproveite para conhecer mais sobre os candidatos e suas propostas

Compartilhe

As Eleições Presidenciais 2022 vão ocorrer no dia 02 de outubro. Segundo o TSE, Caso não haja um nome com mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno, no dia 30 do mesmo mês. Então, saiba quem são os candidatos e suas as propostas antes de votar.

Como votar nas Eleições 2022?

No pleito deste ano, os eleitores vão escolher quem vai ocupar os cargos de governador e presidente. Além disso, serão eleitos também os membros das Assembleias Estaduais e do Congresso Nacional, que são:

  • Deputados Estaduais;
  • Senadores;
  • Deputados Federais. 

Fora os titulares, os cargos do executivo têm também o vice que integra a legenda. Os senadores têm dois suplentes, que podem assumir o cargo em caso de renúncia ou outra situação que afaste o titular.

Como está a disputa para presidente?

Na corrida pelo cargo de presidente, a disputa deve acirrar os ânimos. Afinal, os dois nomes de maior destaque nas pesquisas buscam reverter em seu favor os votos brancos e nulos.

Ao todo, doze candidatos fizeram registro perante o TSE, alguns já conhecidos e outros que disputam pela primeira vez. Nesse sentido, tentam se mostrar como uma opção à briga entre Lula e Bolsonaro.

Vídeo sobre quem disputará o segundo turno das Eleições Presidenciais 2022

Quem são os candidatos a presidente Eleições 2022

Nas Eleições Presidenciais 2022 sairá o nome de quem vai comandar o país pelos próximos quatro anos. Nesse sentido, veja a seguir o histórico e as propostas que constam no plano de governo dos seguintes candidatos:

  • Ciro Gomes;
  • Lula;
  • Bolsonaro;
  • Simone Tebet;
  • Felipe D’ávila;
  • Sofia Manzano;
  • Soraya Thronicke;
  • José Maria Eymael;
  • Roberto Jefferson;
  • Vera Lúcia;
  • Leonardo Péricles.

Em um contexto de forte crise, com alta da inflação, este é apenas um dos desafios do novo presidente. Por isso, é bom saber nas Eleições 2022 quais cargos e projetos de cada um tem para escolher a melhor opção. Afinal, isso vai definir como serão os próximos quatro anos.

1- Ciro Gomes é candidato nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do candidato Ciro Gomes em um palanque fazendo um discurso no evento conexão empresarial edição anual 11 anos
Foto: Ciro Gomes é um dos candidatos nas Eleições Presidenciais de 2022. Imagem do perfil: instagram.com/cirogomes/

O político nasceu em 06 de novembro de 1957, no interior de São Paulo. Porém, sua família se mudou para Sobral, no Ceará, quando ele tinha só quatro anos de idade. Por isso, foi no Nordeste onde ele criou suas raízes. 

Formado em Direito com apenas 23 anos, ele passou a dar aulas no curso superior. Aliás, sua carreira acadêmica é notável, uma vez que também possui título na Universidade de Harvard. Assim, ampliou seus estudos para o campo da Economia.

Qual é o partido de Ciro Gomes?

Ciro Gomes vai para as Eleições Presidenciais 2022 pelo PDT, Partido Democrático Trabalhista. A legenda se define como de centro-esquerda, ou seja, visa aliar as pautas sociais ao viés econômico mais liberal. 

Carreira política de Ciro Gomes?

A vocação para a política surgiu muito cedo para ele. Ainda na no curso de Direito, ele fez parte da União Nacional dos Estudantes. Além disso, cumpriu dois mandatos como Deputado Estadual. 

Com 31 anos, ele foi o prefeito mais jovem de Fortaleza. Nesse sentido, repetiu o feito ao ser eleito para o governo do Ceará. Por fim, foi Ministro da Fazenda na gestão Itamar Franco, bem como, no governo Lula.

Quais as propostas de Ciro Gomes?

O plano de governo de Ciro Gomes prevê a criação de pelo menos cinco milhões de postos de trabalho. Por isso, quer retomar obras públicas que estão paradas. Desse modo, além dos empregos, também vai ofertar moradia e infra estrutura.

Dentro do plano está ainda a concessão de uma renda mínima para os mais carentes. Além disso, prevê a criação de uma lei que limite a cobrança de juros sobre dívidas bancárias. Assim, deve-se reduzir o endividamento dos brasileiros.

Imposto sobre grandes fortunas

Outro ponto que consta no projeto para as Eleições Presidenciais 2022, é taxar as grandes fortunas. Nesse sentido, a ideia é ter alíquotas que variam entre 0,5% e 1% para quem tem mais de 20 milhões em bens.

Na área tributária, ele pretende reduzir isenções fiscais. Desse modo, vai arrecadar mais, e assim poder investir em outras áreas. Ainda, promete tornar mais simples as obrigações fiscais para as empresas, o que reduz o tempo gasto para isso.

2- Lula é um dos candidatos nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do candidato a presidente Luis Inácio Lula da Silva, sorrindo com a mão apoiada no rosto.
Foto: Lula disputa as Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil:  instagram.com/lulaoficial/

O ex-presidente retorna para a disputa, depois de ter ficado de fora no pleito de 2018. Depois de conseguir a anulação do processo da Lava Jato, ele deve voltar ao cenário político com mais força. 

Com 76 anos de idade, ele busca mais um mandato como Presidente da República. Após ficar viúvo da ex-primeira-dama Marisa Letícia, ele se casou em maio desse ano com Rosângela da Silva.

Qual o partido de Lula?

Ao longo de toda sua vida pública, desde o o sindicato onde começou, ele esteve filiado ao Partido dos Trabalhadores. No entanto, a sigla de esquerda tem um tom menos radical para conseguir alianças essenciais. 

Prova disso, é o vice que integra a chapa, Geraldo Alckmin, do PSDB. Aliás, os dois eram de lados opostos na disputa do cargo nas eleições de 2006. Mas hoje, a parceria tem como foco se opor ao atual governo.

Carreira política de Lula?

Antes das Eleições Presidenciais 2022, Lula foi Deputado Federal por São Paulo. Mas, seu foco sempre foi a presidência, que tentou por três vezes até ser eleito em 2002. Assim, em 2006 ele foi reeleito, e concluiu o governo em 2010 quando Dilma assumiu.

Quais as propostas de Lula?

O plano de governo de Lula tem como foco reconstruir o país. Desse modo, visa acima de tudo recuperar a economia, que sofreu com a crise trazida pela pandemia. Além disso, outros pontos chave do programa são:

  • Combate à fome e à pobreza;
  • Investir na educação, desde a pré-escola até o ensino superior;
  • Criação do Sistema Nacional de Cultura para distribuir melhor os recursos;
  • Reforma urbana, por meio de obras de infra estrutura;
  • Acesso à moradia, por meio de programas de financiamento;
  • Proteção à mulher, bem como, combate ao racismo e homofobia;
  • Cuidar da segurança dos povos indígenas e suas terras.

Na área tributária, a ideia é fazer uma reforma geral e reduzir o número de tributos. Ainda, o projeto prevê uma divisão mais justa dos encargos. Assim, os mais pobres pagariam menos, enquanto os ricos ficariam com uma parcela maior.

Controle de preços e da inflação

A fim de conter a alta dos preços, prevê a volta dos estoques para regulação. Desse modo, eles servem para atender a demanda interna. Também, propõe o incentivo aos pequenos produtores, que abastecem o mercado nacional.

Combustíveis

Mesmo tendo uma alta produção de petróleo, os preços dos derivados pesam sobre toda a cadeia de produção. Por isso, Lula quer investir no refino dentro do país. Afinal, o Brasil exporta a matéria bruta e compra o produto em dólar.

3- Jair Bolsonaro, um dos candidatos nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do candidato à presidência nas eleições 2022 Jair Messias Bolsonaro sorrindo e segurando o livro da constituição brasileira.
Foto: Bolsonaro busca o segundo mandato nas Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil: instagram.com/jairmessiasbolsonaro/

O atual presidente chega às Eleições Presidenciais 2022 para mais um mandato. Nascido em 21 de março de 1955, ele é militar reformado e é casado com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Tem cinco filhos, três dos quais também estão na política.

Na vida pública, ele se destaca pelas falas polêmicas. Ainda assim, ganhou força na corrida à presidência no pleito de 2018. Isso porque, ele era o contraponto ao governo PT, que vivia uma crise pública por conta da Lava Jato.

Qual o partido de Bolsonaro?

Nessas eleições, ele se filiou ao PL, Partido Liberal, que se alinha com um viés de direita. Apesar do discurso anti-corrupção, a legenda conta com vários nomes de políticos que são alvo de inquéritos. 

Carreira política de Bolsonaro?

Bolsonaro iniciou na política em 1989, como vereador no Rio de Janeiro. Nesse sentido, suas pautas tinham como foco a defesa dos direitos dos militares. Então, em 1991 foi eleito Deputado Federal, cargo que ocupou por mais seis vezes.

As propostas de Jair Bolsonaro

O plano de governo para a gestão de 2023 a 2026 se funda em torno de dez temas centrais. Desse modo, confira a seguir os eixos principais que pautam o projeto do candidato:

  • Economia;
  • Social;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Infraestrutura;
  • Segurança;
  • Habitação;
  • Ambiental;
  • Política Internacional;
  • Tecnologia e informação.

O projeto trata desses assuntos de forma conjunta, pois acredita em uma visão ampla para atingir maior qualidade de vida. Por isso, as ações em cada área não devem ser vistas de modo isolado.

Crescimento da economia

Para acelerar a economia, a ideia é investir no crédito aos pequenos empresários. Além disso, deve investir na educação profissional, para preparar as pessoas para o mercado de trabalho. 

Em paralelo, o plano é seguir com o Auxílio Brasil, programa que garante a renda a pessoas carentes. Assim, a ideia é dar condições mínimas a quem não possui emprego formal, mas dar meios para mudar a situação.

4- Simone Tebet, uma das candidatas nas Eleições Presidenciais 2022

Foto da candidata à presidência nas eleições 2022 Simonte Tebet sentada em uma mesa de entrevista e sorrindo.
Foto: Simone Tebet também está concorrendo nas Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil: instagram.com/simonetebet/

Dentre as mulheres na disputa das Eleições Presidenciais 2022, Simone Tebet vem para ser a opção da terceira via entre Lula e Bolsonaro. Formada em Direito, ela passou na faculdade com só 16 anos. 

Nascida em Mato Grosso do Sul, ela seguiu os passos do pai ao entrar para a política. Afinal, desde cedo ela seguiu de perto a carreira de Ramez Tebet. Além disso, é casada com o Deputado Eduardo Rocha, com quem tem duas filhas.

Qual o partido de Simone Tebet?

Simone lançou seu nome de modo avulso pelo MDB, Movimento Democrático Brasileiro. Nesse sentido, o partido de centro, com história de alianças em outros governos, optou por lançar uma opção solo para esse pleito.

Carreira política de Simone Tebet

Ela entrou na política em 2002 quando foi eleita Deputada Estadual. Dois anos mais tarde, foi a primeira prefeita mulher da cidade de Três Lagoas. Além disso, foi reeleita com 76% dos votos para o cargo.

Ela também ocupou o cargo de vice no governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Enfim, hoje tem uma cadeira no Senado, onde é para muitos a participação feminina na política que mais se destaca nas comissões.

Quais as propostas de Simone Tebet?

O projeto de governo de Tebet se pauta em quatro eixos principais e a partir deles define as ações. Nesse sentido, eles abrangem pontos cruciais para que um país que possa crescer de modo sustentável:

  • Justiça social, bem como, combate à todo tratamento desigual;
  • Economia verde;
  • Parceria com a iniciativa privada;
  • Inclusão e transparência.

Na proposta, ela pontua que quer ter seus Ministérios com equidade de gênero. Ou seja, os cargos seriam ocupados de forma igual por homens e mulheres. Além disso, é a favor de ter um número maior de negros nos cargos de alto escalão do governo.

Economia

Para ganhar a confiança de investidores, ela quer tornar a tributação mais simples. Assim, pretende criar o IVA, um imposto único, como já ocorre em países do Mercosul.

Outro ponto é rever a divisão de receitas entre os Estados. Desse modo, visa reduzir as diferenças regionais. Ainda, pretende fazer uma reforma nos serviços, bem como, apoia privatizar empresas públicas.

5- Felipe d’Avila é candidato nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do candidato à presidência nas eleições 2022 Felipe d'Avila.
Foto: Felipe d’Avila disputa a presidência pelo partido NOVO. Imagem do perfil: instagram.com/felipedavilaoficial/

O cientista político é também mestre em Administração e criou o Centro de Liderança Pública. O CLP é uma entidade que atua em parceria com órgãos públicos, municípios e terceiro setor, para ofertar cursos a seus membros.

Aos 59 anos, ele tem vários livros lançados, sobre história, bem como, política. Aliás, sua família tem tradição na vida pública, uma vez que seu avô João Pacheco e Chaves foi deputado federal pelo MDB.

Qual o partido do Felipe d’Avila ?

D’Avila é a aposta do NOVO para as Eleições Presidenciais 2022. A legenda tem como lema principal não usar o fundo partidário, ou seja, recursos públicos. Por isso, faz sua campanha apenas com doações de filiados e apoiadores.

Outro ponto é que a sigla exige que seus membros tenham Ficha Limpa. Além disso, se eleitos, devem abrir mão dos privilégios do cargo, bem como, reduzir custos de gabinete. 

Carreira política do Felipe d’Avila

Ele não chegou a ocupar cargos públicos eletivos. Porém, sua formação é voltada à gestão da Administração. Afinal, seu maior projeto se volta a ajudar municípios e órgãos do governo a ter mais eficiência.

Propostas do candidato Felipe d’Avila

No plano de governo feito por D’Avila ele traz algumas metas difíceis de cumprir. Por exemplo, quer extinguir a pobreza extrema em apenas quatro anos. Fora esse, veja outros itens do programa:

  • Melhorar os serviços do SUS, por meio de parcerias privadas;
  • Combate ao crime organizado e à corrupção;
  • Acabar com as benesses em cargos públicos;
  • Ensino em tempo integral, bem como, formação profissional;
  • Dar incentivo à pesquisa científica.

Sob o viés econômico, ele tem um perfil mais liberal. Por isso, propõe uma abertura maior, inclusive com redução de impostos sobre itens de fora. Além disso, quer alterar a CLT, para tornar mais simples as regras para quem contrata.

6- Sofia Manzano é candidata nas Eleições Presidenciais 2022

Foto da candidata à presidência nas eleições 2022 Sofia Manzano.
Foto: Sofia Manzano também disputa as Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil: instagram.com/sofiamanzanopcb/

A paulista é economista, formada pela Pontifícia Católica de São Paulo. Ainda, possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Desde cedo, integrou a cúpula do Partido Comunista Brasileiro. 

Qual o partido de Sofia Manzano ?

Sofia é filiada ao PCB, Partido Comunista Brasileiro. Aliás, ela faz parte do Comitê da Reconstrução Revolucionária, vinculado à sigla. Em suas funções, já viajou para países da América do Sul e Portugal para participar de eventos.

Carreira política

Ela não chegou a ocupar nenhum cargo público. Assim, sua carreira política tem mais relação com a militância nas pautas da juventude e educação dentro do partido. Assim, já foi presidente da União da Juventude Comunista, que faz parte da sigla.

As propostas da candidata Sofia Manzano

Fiel à ideologia da legenda, o plano de governo de Sofia para as Eleições Presidenciais 2022 tem ideais radicais. Nesse sentido, quer a revogação das reformas da CLT e da Previdência.

Também propõe o controle do Estado sobre ramos essenciais, tais como transportes e comunicação. Além disso, quer a garantia à moradia para todos, bem como, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos.

Plano emergencial

Entre as ações que julga como mais urgentes está a criação de uma Lei de Responsabilidade Social. Desse modo, teria recursos para áreas como educação, saúde e distribuição de renda.

A proposta ainda visa a redução da jornada de trabalho para 30 horas por semana. Com isso, seria possível a criação de novos empregos, bem como, melhorar a qualidade de vida de quem trabalha.

7- Pablo Marçal, um dos candidatos nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do ex-candidato à presidência nas eleições 2022 Pablo Marçal.
Foto: Pablo Marçal disputa as Eleições Presidenciais 2022 e é filiado ao PROS. Imagem do perfil: instagram.com/pablomarcal1/

Natural de Goiânia, Pablo Marçal tem 35 anos de idade. Ele é empresário e coach, com mais de dois milhões de seguidores em suas redes sociais. Assim, ele deixou para trás a carreira em uma grande empresa e hoje faz palestras e cursos.

Qual partido político de Pablo Marçal

Ele fez o registro no TSE pelo PROS, Partido Republicano da Ordem Social. No entanto, depois de uma reunião da cúpula do partido, parte da legenda optou por apoiar a pretensão de Lula. 

Com isso, ele agora trava uma disputa judicial contra o próprio partido perante a Justiça Eleitoral. Então, ainda não é certo que ele vai estar no pleito deste ano, pois deverá ser analisada essa questão.

Carreira política

A candidatura para as Eleições Presidenciais 2022 é a primeira tentativa de Pablo na política. Nesse sentido, ele adota um tom menos formal e se mostra como uma opção nova. Portanto, busca angariar pessoas já desapontadas com o jogo partidário.

Propostas de Pablo Marçal

Com um projeto de governo ousado, ele quer avançar 40 anos em quatro. Para isso, aposta em três frentes: avanço da tecnologia, estímulo ao empreendedor e mudança de mentalidade na gestão. Além disso, outros pontos que constam na proposta são:

  • Criação de um imposto único;
  • Incentivo à tecnologia;
  • Recriação dos Ministérios do Esporte e Cultura;
  • Criação de Fundos de Venture Capital com recursos públicos;
  • Estímulo ao uso de energias limpas. 

Outro ponto que consta no plano de Marçal é a criação de um Conselho de Notáveis. Desse modo, seria formado por 33 nomes, dentre ex-presidentes, ex-Ministros e congressistas. O grupo teria como pauta a discussão de projetos de interesse da nação.

8- Soraya Thronicke é candidata nas Eleições Presidenciais 2022

Foto da candidata à presidência nas eleições 2022 Soraya Thronicke.
Foto: Soraya Thronicke é candidata filiada ao União Brasil. Imagem do perfil: instagram.com/sorayathronicke/

Nascida em Dourados, no Mato Grosso do Sul, ela é advogada e tem 49 anos. Fez o curso de Direito na Faculdade de Campo Grande e se especializou nas áreas tributária e de família. Além de atuar na política, ela também é sócia em uma banca jurídica.

Qual partido político de Soraya Thronicke

Ela está filiada ao União Brasil, um partido de centro-direita. A sigla resultou da fusão de outros dois partidos, Democratas e o Partido Social Liberal. Apesar de recente, a legenda é a sexta maior em número de membros no país.

Carreira política da Soraya Thronicke

Antes de disputar as Eleições Presidenciais 2022, Soraya chegou ao Senado no pleito de 2018. Inclusive, na ocasião, apoiou a chapa de Bolsonaro, uma vez que se alinha ao viés conservador.

Conheça as propostas de Soraya Thronicke

Dentre os pontos que constam em sua proposta de governo, os principais temas são a reforma tributária e incentivo à economia. Nesse sentido, propõe as seguintes ações caso seja eleita: 

  • Criação do Imposto Único Federal – IUF;
  • Implantar meios de combater a evasão fiscal;
  • Facilitar o acesso ao crédito para empresas;
  • Proteção da Amazônia.

Na educação, quer colocar em prática um modelo que prepare para o trabalho. Além disso, tem como foco valorizar a carreira de professor, bem como, incentivar a melhoria contínua.

9- José Maria Eymael, um dos candidatos nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do candidato à presidência nas eleições 2022 Eymael
Foto: Eymael é filiado ao Democracia Cristã e candidato nas Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil: instagram.com/eymael_presidente27/

Advogado, o candidato fez parte da criação da Constituição Federal de 1988. Natural de Porto Alegre, ele também é empresário e além de Direito, cursou também Filosofia.

Partido

O candidato preside o partido Democracia Cristã, pelo qual concorre nas Eleições Presidenciais 2022. Criada em 1995, a legenda tem como lema a proteção da família, bem como, a defesa de seus valores.

Carreira política

Eymael foi Deputado Federal por São Paulo em dois mandatos. Então, tentou a disputa pelo cargo de presidente por várias vezes, entre os anos de 1998 e 2018. Desse modo, essa será a sexta vez que tenta chegar ao cargo.

Quais as propostas de José Maria Eymael?

Em apenas nove páginas, ele resume sua proposta de governo com base nos pontos-chave de cada área. Assim, o projeto elenca entre as metas para o governo, por exemplo: 

  • Reforma tributária;
  • Criar pólos de desenvolvimento regionais;
  • Investir em educação para a profissão;
  • Ampliar o SUS para a prevenção à saúde;
  • Ensino em tempo integral.

O plano ainda prevê que a Constituição Federal deve ser cumprida de modo integral. Portanto, visa alcançar uma sociedade livre, justa e solidária, onde todos tenham acesso às garantias básicas para sua existência digna.

10- Roberto Jefferson é candidato nas Eleições Presidenciais 2022

Foto do candidato à presidência nas eleições 2022 Roberto Jefferson abraçado com um apoiador.
Foto: A esquerda, Roberto Jefferson deseja continuar sua carreira, agora lutando pela presidência. Imagem do perfil: instagram.com/blogdojefferson8/

O ex-deputado federal, que se formou em Direito, nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro. No último mandato, se envolveu no esquema do mensalão. Além disso, está em prisão domiciliar em razão de denúncias relativas a ataques contra o Superior Tribunal Federal.

Partido

Ele é filiado ao PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, legenda que foi base de apoio para todos os governos anteriores. Aliás, o próprio Jefferson afirma não se opor de forma efetiva a Bolsonaro. Portanto, em caso de segundo turno, pode se tornar um aliado.

Carreira política

Ele tem uma extensa carreira como deputado federal, e fez parte de momentos chave. Afinal, esteve na constituinte, bem como, no impeachment de Fernando Collor. Por fim, em 2005 teve seu mandato cassado e desde então não ocupa outro cargo.

As reais propostas de Roberto Jefferson

Mesmo com o registro ainda pendente de aval pelo TSE, ele tem um plano de governo que se funda na defesa da liberdade. Assim, propõe a mínima intervenção do Estado na economia. Ainda, consta em sua proposta os pontos a seguir:

  • Criminalizar a cristofobia;
  • Instituir a fidelidade de partido, ou seja, fixa que o cargo pertence à legenda;
  • Explorar de modo racional os recursos naturais;
  • Não intervir em conflitos na esfera internacional.

O plano prevê ainda abrir a economia ao capital externo. Desse modo, não teria taxas mais altas na importação, a fim de fomentar o livre comércio. Por outro lado, entende que é dever do Estado evitar monopólios e cartéis.

11- Vera Lúcia, uma das candidatas nas Eleições Presidenciais 2022

Foto da candidata à presidência nas eleições 2022 Vera Lúcia fazendo um discurso.
Foto: Vera Lúcia é filiada ao PSTU e disputa as Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil: instagram.com/vera_pstu/?hl=pt-br

A única mulher negra nas Eleições Presidenciais 2022, é formada em Ciências Sociais pela Universidade de Sergipe. Foi lá que iniciou a vida política antes de se mudar para São Paulo onde reside hoje.

Partido

Ela faz parte do PSTU, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. A sigla tem viés de esquerda e lançou a candidata de forma solo por não se alinhar às demais coligações.

Carreira política

Ainda em Sergipe, ela disputou os cargos de vereadora e prefeita, porém, não teve sucesso. Ligada ao movimento sindical, ela fez parte do Partido dos Trabalhadores. No entanto, por diferenças políticas, saiu do PT e fundou o PSTU com um grupo.

Descubra as propostas da candidata Vera Lúcia

Caso seja eleita, Vera propõe a revogação imediata das reformas na lei do trabalho e da previdência. Nesse sentido, sua proposta de governo se pauta em cinco frentes principais, que são: 

  • Combate à fome e à miséria;
  • Defesa da soberania;
  • Combate a toda forma de opressão;
  • Defesa do meio ambiente;
  • Proteção ao trabalhador. 

Dentre as medidas mais polêmicas está tornar públicas 100 das maiores empresas do país. Além disso, ela quer revogar o teto de gastos para prover a assistência a todos com condições dignas.

12- Leonardo Péricles

Foto do candidato à presidência nas eleições 2022 Leonardo Péricles, sentado em uma entrevista.
Foto: Leonardo Péricles também está na disputa das Eleições Presidenciais 2022. Imagem do perfil: instagram.com/leonardopericles.oficial/?hl=pt-br

O mineiro de Belo Horizonte faz sua estreia na disputa das Eleições Presidenciais 2022. Morador da periferia, ele se engajou no movimento estudantil e esteve à frente da luta por moradia digna.

Partido

Leonardo chega ao pleito pelo Unidade Popular, sigla que ele mesmo ajudou a fundar em 2016. Nesse sentido, a legenda se diz anticapitalista, ou seja, é um partido de esquerda.

Carreira política

Sem padrinhos políticos ou cursos acadêmicos, ele iniciou a vida política em grupos estudantis. Assim, não chegou a ocupar cargos públicos, mas está à frente da cúpula de seu partido.

Conheça as propostas de Leonardo Péricles

Dentre as pautas que ele defende em seu plano, uma é revogar as reformas trabalhista, bem como, a da Previdência. Ainda, dentre as metas principais de sua gestão, se eleito, estão: 

  • Suspender o pagamento da dívida pública;
  • Criar frentes de trabalho para obras de infra estrutura em regiões críticas;
  • Garantir renda mínima a todos;
  • Reduzir os altos salários dos políticos.

Outro ponto chave do projeto é deixar sob o controle do Estado as áreas especiais. Desse modo, quer que o Banco Central atue sobre as taxas de juros. Também quer fomentar a criação de bancos ou cooperativas regionais para crédito.

As expectativas para as Eleições Presidenciais 2022

Com a polarização entre Lula e Bolsonaro, a tendência é que a disputa fique mais intensa entre os dois. Enquanto isso, as pesquisas Eleições 2022 mostram que os outros nomes buscam, com menor espaço, expor seus ideais. 

Mesmo que não sigam para um eventual segundo turno das Eleições Presidenciais 2022, eles podem ter papel importante. Afinal, é comum que alguns declarem apoio a um dos polos na disputa. Assim, pode carrear votos decisivos.

O que pode acontecer nas eleições 2022?

A pouco mais de um mês para o primeiro turno, ainda é cedo para prever qualquer coisa. Isso porque, muita coisa pode mudar, inclusive, registros que não sejam aprovados. Além disso, os debates vão servir também para medir quem está melhor preparado para o cargo.

De toda forma, aos que desejam contribuir com seu voto, é essencial garantir o título de eleitor digital. Assim, com a versão online do registro você não corre o risco de ficar de fora desse momento.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias