simone tebet

Quem Simone Tebet apoia no 2º turno?

Simone Tebet, candidata nas eleições presidenciais no primeiro turno, decide se vai apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno

Compartilhe

Simone Tebet teve quase cinco milhões de votos e ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições de 2022. Assim, espera-se que o apoio da candidata do partido Movimento Democrático Brasileiro seja crucial para o segundo turno.

Quem é Simone Tebet?

A candidata às eleições presidenciais 2022 pelo MDB nasceu em 1970, na cidade de Três Lagoas. Além disso, exerceu diversas profissões durante a vida como professora de Direito, advogada e escritora.

Carreira política

Iniciou sua carreira política em 2002 e se manteve em vida pública desde então, tanto com cargos de confiança quanto como candidata eleita. Em síntese, suas principais atuações na política são:

  • Deputada estadual do Mato Grosso do Sul;
  • Prefeita em Três Lagoas;
  • Vice-governadora do Mato Grosso do Sul;
  • Senadora pelo Mato Grosso do Sul.

Em 2022, ela participou do pleito eleitoral e esteve em terceiro lugar no primeiro turno com 4,2% dos votos, quase cinco milhões de votos. Assim como a proposta do seu partido, ela representou a terceira via nas eleições de 2022.

Simone x Bolsonaro

Durante os debates, Tebet fez perguntas diretas aos candidatos à presidência Lula e Jair Bolsonaro. Assim, ela levantou questões polêmicas sobre a sua posição em relação às mulheres e direitos de trabalho das domésticas, por exemplo. 

Simone Tebet fazendo campanha
Legenda: Simone Tebet teve mais de quatro milhões de votos no 1° turno. Imagem de instagram.com/simonetebet/.

Partido MDB

O Movimento Democrático Brasileiro é um partido que surgiu em 1980 e fazia oposição ao Regime Militar em vigor desde 1964. Desse modo, é muito associado aos três aspectos a seguir:

  • Oposição consentida ao Regime Militar de 1964;
  • Ideias diversas tanto de esquerda quanto de direita;
  • Partido político de centro.

No começo da história do partido, haviam dois grupos com ideias um pouco distintas dentro dele, os moderados e os linha dura. Assim, ambos disputavam sobre a melhor forma de conduzir o governo com posições que tendiam para as ideias de esquerda ou de direita.

Um dos nomes mais famosos da política nacional desse partido é o ex-presidente Michel Temer. Além disso, os candidatos à presidência lançados pelo MDB foram Ulysses Guimarães, Itamar Franco e Orestes Quércia.

Quem Simone Tebet apoia no 2º turno?

Simone Tebet apoia Luiz Inácio Lula da Silva, como anunciado em seu perfil no Instagram no dia 5 de outubro deste ano. Em seu discurso, Simone enfatizou que mantém suas críticas sobre ele por confiar no voto útil e não apresentar propostas.

A candidata reafirmou sua opinião sobre o governo de Jair Bolsonaro. Então, citou a volta do país para o Mapa da Fome e a compra das vacinas. Além disso, afirmou que o voto em Lula no segundo turno das eleições será por ver nele compromisso com a Constituição.

Partidos de sua aliança

Os partidos Cidadania, PSDB, MDB e Podemos são os partidos que compõem a coligação de Tebet. Assim, a posição oficial de todos deveria sair no dia 5 de outubro, do mesmo modo que a da própria candidata.

Vídeo mostrando o posicionamento de Simone Tebet sobre o segundo turno das eleições presidenciais de 2022

Os próximos passos de Simone Tebet

Agora que Simone Tebet apoia Lula, de modo oficial, espera-se que una forças com outros candidatos que tiveram bom número de votos para o segundo turno das eleições. Além disso, após ser conhecida no país, talvez ela volte a disputar cargos políticos.

Neste momento, não há muitas indicações sobre os seus próximos passos de fato. A maior dúvida já foi sanada. Então, tanto ela quanto Ciro Gomes estão ao lado de Lula no próximo turno.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias