8 truques com a ansiedade e como dormir melhor. Confira!

A falta ou a qualidade ruim do sono está, na maioria dos casos, relacionada à ansiedade. Mas, com alguns truques você pode melhorar este quadro, antes de recorrer a medicamentos. Confira as dicas de especialistas!

  • 10
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Não é raro que as pessoas acabem tendo dificuldades para dormir. Isso porque os desafios do dia a dia acabam por gerar ansiedade.

Assim, na hora de repousarmos, ao invés de descansarmos realmente, a mente começa a funcionar. Quem já não passou por isso?

E, de acordo com muitos especialistas, este quadro ocorrer devido à ansiedade relacionada à correria do dia a dia.

Por outro lado, há formas de nos livrarmos deste problema, reeducando a nossa mente. Dessa forma, vamos tornando um hábito brecar a ansiedade na hora de dormir.

É claro que em casos externos, é fundamental buscar a ajuda médica. Porém, vale tentar, antes, 8 truques com a ansiedade e, assim, dormir melhor.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Depois veja também nosso super especial de Ansiedade: Como evitar? Causas, sintomas, tratamentos, tipos dicas e mais.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

8 truques com a ansiedade e como dormir melhor

 

- Continue depois da Publicidade -

1. Relaxamento breve antes de dormir

 

Relaxar não é o mesmo que meditar. Portanto, fique tranquilo, a dica aqui é simples e pode ser feita por todas as pessoas que têm dificuldade de dormir devido à ansiedade.

De acordo com a psicóloga Marisa de Abreu, em entrevista para o jornal Agora São Paulo, é, realmente, impossível ter uma mente inquieta.

Por outro lado, podemos, com exercícios de respiração, reduzir a ansiedade. Assim, adormecer mais facilmente.

Conforme Marisa, há um passo a passo fácil, porém, eficaz, que podemos fazer todos os dias, já na cama. Veja:

 

1 º Passo : Rotação da cabeça. Aqui, você fira a cabeça ao redor do pescoço, fazendo um movimento de rotação. Além disso, são 6 movimentos apenas: 3 vezes para o lado direito e depois, em sentido esquerdo.

É importante fazer os movimentos com suavidade. Também, recomenda-se aplicar esta técnica já na cama, quando for se deitar para dormir.

 

2 º Passo : Massagem nas orelhas. Massagear as orelhas resulta em um relaxamento fantástico, que reduz bastante a ansiedade.

A dica é massagear, já na cama, a orelha. Faça movimentos puxando levemente as orelhas para cima (5 vezes). Em seguida, 5 vezes para baixo. Por fim, massageie a orelha toda suavemente umas 10 vezes.

 

3 º passo :  Respiração Profunda. A psicóloga ainda explica que respirar de forma profunda e guiada, reduz níveis de estresse e ansiedade, assim, ajudando a dormir e ter um sono melhor.

 

Então, já deitado na cama, feche os olhos. Em seguida, respire profundamente pelo nariz. Segure o ar nos pulmões por uns 5 segundos. Depois, inspire lentamente, ou seja, solte o ar bem devagar.

Repita a técnica por 10 vezes, com muita calma – não adiante ter pressa. De acordo com Marisa, esta técnica acalma o sistema parassimpático.

 

 

 

2. Livros antes de dormir

 

Livros são excelentes companheiros para tirar o foco do que gera ansiedade. Além disso, ajudam muito a relaxar e a dormir.

Escolha, portanto, um livro de fácil leitura. Assim, faça dele seu livro de cabeceira.

Já deitado, leia algumas páginas deste livro. E isto é muito eficaz, sabe o por quê?

De acordo com estudos da Universidade de Sussex (do Reino Unido), ler meia hora antes de dormir é algo que alivia o estresse.

Enquanto isso, pesquisas da Sleep Foudatin (dos Estados Unidos) relevam que leituras poucos minutos antes de dormir ajudam a termos sonhos melhores.

Por outro lado, atenção, a leitura deve ser feita com os tradicionais livros. Nada de ler por celular ou por meio de aparelhos eletrônicos. Isso porque o efeito será contrário. Ou seja, a ansiedade tende a aumentar e o sono não vem como desejamos…

 

  • Veja também Dicas de leitura – 12 livros que vão transformar sua visão de mundo.

 

 

3. Evitar bebidas estimulantes a partir das 18 h

 

Parece que todo mundo sabe deste truque. Porém, todo mundo, realmente, leva á sério?

Deveria… Isso porque consumir bebidas estimulantes a partir das 18 h gera ansiedade. Assim, fica muito difícil a mente relaxar e, em conseqüência, adormecermos e termos um sono de qualidade.

Portanto, a partir do horário mencionado evite consumir, por exemplo:

  • Café
  • Bebidas a base de cola, como os refrigerantes
  • Chá verde
  • Chá preto
  • Bebidas a base de gengibre e pimenta (além de alimentos com tais ingredientes).

 

 

4. Chás ajudam a dormir, mas com algumas condições

 

Mais um dos 8 truques com a ansiedade e como dormir melhor. Porém, os chás devem ser consumidos antes de dormir, de forma adequada, certo?

Você também pode gostar!

Primeiramente, confira os tipos de chás que realmente reduzem a ansiedade:

  • Camomila
  • Melissa
  • Folhas de maracujá
  • Lavanda. Saiba mais em Lavanda: 10 benefícios, história e tudo sobre o óleo essencial de lavanda!

Por outro lado, o ideal é consumir 2 xícaras, no máximo, de tais infusões. Uma delas 2 horas antes de dormir e outra cerca de 30 minutos antes.

Não devemos exagerar também nos chás. Isso porque os chás são diuréticos e podemos acordar com vontade de urinar no meio da noite. Resultado: isto atrapalha demais em uma noite bem dormida, certo?

Além disso, existe um truque para aproveitar os efeitos contra ansiedade destes chás, sem causar vontade de urinar.

Ao preparar a infusão, use apenas 1 xícara de chá de água para 2 porções. Por exemplo: prepare um chá com 2 colheres de sopa de camomila para cada xícara de água.

Em seguida, divide a xícara de chá em 2 porções. Dessa forma, você consome menos água à noite, mas se beneficia da mesma forma das propriedades das ervas, entendido?

 

  • Confira mais dicas de Chás e seus benefícios.

 

 

5. Não durma durante o dia

 

Longos períodos de sono no meio do dia irão lhe causar ansiedade à noite. Ou seja, o sono não virá (devido ao soninho fora de hora) e isso lhe deixará ansioso. Assim, criamos um “ciclo vicioso”: preocupação, ansiedade, dificuldade de dormir.

A exceção fica por conta do cochilo depois do almoço. Mas, mesmo assim, recomenda-se cochilar apenas de 10 a 20 minutos à tarde. Mais do que isso, não é mais cochilo e cairemos no problema mencionado acima.

 

 

6. Óleos essenciais à noite ajudam a baixar a ansiedade

 

Óleos essenciais com efeito calmante e relaxante são grandes aliados para dormirmos melhor. Por exemplo:

  • Óleo de lavanda;
  • de Ylang Ylang;
  • Óleo essencial de Manjerona;
  • de Bergamota;
  • Óleo essencial de Laranja.

Tais óleos, além de um aroma suave, ajudam que o cérebro receba mais oxigênio e estimulam os hormônios do sono.

Resultado: menos ansiedade à noite e mais facilidade de pegar no sono.

Para usufruir destes benefícios você pode, por exemplo, aplicar 2 ou 3 gotas do óleo no travesseiro. Além disso, borrifar uma mistura de água com 5 gotinhas pelo quarto, na hora do repouso.

Aromatizadores são bem vindos também. No entanto, sempre tenha cuidado com o exagero.

 

 

 

 

7 . Celular ligado dificulta o sono

 

Já está mais que comprovado que o deixar o celular ligado na hora de dormir atrapalha o sono. Além disso, os recursos tecnológicos, mensagens trocadas durante o dia também acentuam a ansiedade.

Assim, na hora de dormir, desloque o seu aparelho de telefone celular. Ou, então, deixe no modo silencioso. Além disso, evite o modo “vibrar”, que também pode atrapalhar o seu repouso.

A exceção é, obviamente, períodos de emergência. Por exemplo: alguém da família com problemas de saúde.

 

 

8. Conforto e Silêncio ajudam a reduzir a ansiedade

 

Por fim, os 8 truques com a ansiedade e como dormir melhor só serão, realmente, eficazes se tivermos conforto e silêncio no local de descanso.

Por exemplo, dispor de um colchão e roupas de cama confortáveis e um ambiente limpo e organizado ajuda a relaxarmos. Bagunças e desconforto acionam a nossa apreensão e ansiedade.

O silêncio é importante também. Além de barulhos extremos atrapalharem o relaxamento da mente e do corpo, aciona a ansiedade e o nervosismo por não conseguirmos dormir.

Por outro lado, há pessoas que relaxam mais com barulhos de fundo. Mas, mesmo assim, é preciso adaptar esta necessidade.

O recomendado, nestes casos, são músicas sem vozes e relaxantes. Além disso, em um volume bem baixo, certo?

 

Conforto é essencial para espantar ansiedade e dormir bem!
Conforto é essencial para espantar ansiedade e dormir bem!

Os 8 truques: mas, e se não funcionarem?

 

 

Bem, siga os 8 truques com a ansiedade e como dormir melhor. Não passando os sintomas, busque ajuda médica, pois pode se tratar de um quadro de insônia persistente.

Em geral, no último caso, o tratamento necessita de intervenções profissionais.

 

  • 10
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes