Cientistas descobrem uma ligação entre beber café e glaucoma

Os resultados do trabalho de pesquisa, mostraram o efeito da ingestão de cafeína no glaucoma e na pressão intraocular

- Continue depois da Publicidade -

De acordo com um estudo realizado na American School of Medicine no Mount Sinai Medical Center, o desenvolvimento de glaucoma (uma doença ocular grave) pode ocorrer devido ao aumento do uso de cafeína, relata EurekAlert.

Um estudo multicêntrico internacional encontrou uma relação entre cafeína e glaucoma. Portanto, de acordo com as descobertas dos cientistas, o consumo diário de grandes quantidades de cafeína (mais de três vezes indicado) aumenta o risco de desenvolver glaucoma.

Os resultados do trabalho de pesquisa, publicados na edição da revista Ophthalmology, mostraram o efeito da ingestão de cafeína no glaucoma e na pressão intraocular.

 

homem com xícara de café na mão
homem com xícara de café na mão – Foto: Freepik

 

Os pesquisadores argumentam que as substâncias contidas no café podem aumentar a pressão dentro do globo ocular. Assim, a visão começa a se deteriorar e o glaucoma se desenvolve.

- Continue depois da Publicidade -

“Publicamos um trabalho sugerindo que a ingestão elevada de cafeína aumenta o risco de glaucoma em pessoas com histórico familiar da doença”. “Neste estudo, mostramos que uma associação negativa entre alta ingestão de cafeína e glaucoma foi evidente apenas entre aqueles com as taxas mais altas de risco genético para aumento da pressão ocular, disse Louis Pasquale, vice-presidente de pesquisa oftalmológica.

 

  • Confira também: Os americanos inventaram o café molecular. Afinal, o que é isso?

 

- Continue depois da Publicidade -

Realização do estudo

 

Na preparação do estudo, o grupo de cientistas usou materiais do UK Biobank (banco de dados biomédico). Assim, no período de 2006 a 2010, eles analisaram os registros de mais de 120 mil participantes com idades entre 39 e 73 anos.

Os pacientes também forneceram amostras de DNA. Além disso, os participantes responderam a uma variedade de questionários nutricionais; com foco na quantidade de bebidas e alimentos com cafeína que consomem todos os dias.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram mais cafeína diariamente, mais de 480 mg (quatro xícaras de café), aumentaram a pressão intraocular.

Além disso, os indivíduos com predisposição genética ao glaucoma que consumiram aproximadamente 321 mg de cafeína por dia (três xícaras de café) tiveram um risco quase quatro vezes maior da doença em comparação com aqueles que não bebiam café ou bebiam apenas quantidades mínimas dele.

 

 

O que é glaucoma

 

mulher de óculos preto
Mulher de óculos preto – Foto: Freepik

 

Glaucoma é um grande grupo de doenças oculares, que se caracteriza por um aumento constante ou periódico da pressão intraocular acima do nível tolerante para uma pessoa em particular; seguido pelo desenvolvimento de defeitos típicos do campo visual, diminuição da acuidade visual e atrofia do nervo óptico.

Sendo assim, o glaucoma se desenvolve quando os dutos de drenagem são bloqueados dentro do olho. A saída de fluido do globo ocular é prejudicada, resultando em aumento da pressão intraocular.

Desse modo, esses processos causam danos ao nervo óptico, que transmite informações ao cérebro e às fibras nervosas da retina.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes