Chá de casca de abacaxi emagrece e melhora a digestão

Saiba quais são os nutriente presentes na casca da fruta e veja como o chá de casca de abacaxi pode beneficiar a saúde, segundo estudos

- Continue depois da Publicidade -

No verão, nada melhor do que tomar um delicioso e gelado suco de abacaxi, não é mesmo? Mas, você sabia que o abacaxi é uma das frutas brasileiras que se pode consumir até a casca? Pois é, com ela não existe o desperdício! Então, se você já está se perguntando o que fazer com a casca da fruta, a resposta é simples: chá! Pensando nisso, o Fashion Bubbles fez uma matéria para falar sobre os benefícios do chá de casca de abacaxi. Além disso, você também vai ver:

  • Quais são as propriedades do chá de casca de abacaxi;
  • Para que serve o chá de casca de abacaxi;
  • O que é o chá de casca de abacaxi;
  • Onde comprar e como fazer chá de casca de abacaxi;
  • Quais são as contraindicações.

Portanto, se você quiser saber isso e muito mais, continue lendo!

 

Quais são as propriedades do chá de casca de abacaxi?

 

Abacaxi sento cortado.
Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O Brasil é responsável pelo cultivo de mais de 48% de todo abacaxi consumido no mundo. Por isso, é muito comum vermos uma variedade enorme de produtos com a fruta pelas prateleiras do supermercado como in natura, congelado, enlatado, em calda e cristalizado. Isso sem contar os produtos que utilizam o abacaxi como ingrediente.

- Continue depois da Publicidade -

Porém, infelizmente ainda há muito desperdício sobre algumas partes da fruta como a coroa e a casca. Porém, um estudo apresentado pelo Instituto Federal de Santa Catarina mostrou que “tanto a casca como o cilindro central do abacaxi podem ser considerados boas fontes de fibra alimentar, apresentando um papel importante no processo digestivo”.

Além disso, foram identificados uma série de nutrientes benéficos para a saúde como:

  • Proteína
  • Lipídeos
  • Fibras
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Potássio
  • Fósforo

- Continue depois da Publicidade -

Ainda de acordo com o estudo, ao comparar os nutrientes do abacaxi cru inteiro, a polpa e a casca, foi evidenciado que todos os nutrientes estão presentes em maior quantidade na casca. “O teor de potássico, na casca, chegou a duplicar em relação à polpa. Mesmo com tantos nutrientes, a casca ainda é pouco aproveitada para elaboração de alimentos”, dizem os pesquisadores.

Então, já deu para perceber está na hora de evitar o desperdício e aproveitar para fazer um delicioso chá de casca de abacaxi!

Outros motivos, não somente para a saúde, mas para o meio ambiente ao consumir uma fruta de forma integral está na redução do lixo orgânico.

 

Para que serve o chá de abacaxi?

 

Chá de casca de abacaxi com fita métrica.
Fonte: Pinterest

 

Agora que já sabemos que existem diversos nutrientes presentes na casca do abacaxi, precisamos saber o que de fato isso influencia no funcionamento do nosso organismo.

Em primeiro lugar, é preciso mencionar que o abacaxi é fonte de uma enzima chamada bromelina. Esta é responsável pelas principais ações que beneficiam a saúde. Por exemplo:

  • Ação anti inflamatória: ajuda na circulação de edemas;
  • Auxilia a digestão: possui ação que facilita a quebra de proteínas alimentares, o que gera um aproveitamento maior dos nutrientes e favorece a digestão pesada;
  • Ação mucolítica: dissolve catarro e muco dos pulmões, ou seja, facilita a expectoração;
  • Ajuda no trânsito intestinal;
  • Estimula a quebra de gordura: atua na quebra de proteínas em aminoácidos e peptídeos;
  • Ação diurética: possui um valor elevado de água.

 

  • Confira: Refluxo – o que é, quais os sintomas e tratamentos sem remédio!

 

Você também pode gostar!

O que é o chá de casca de abacaxi?

 

Abacaxi é uma fruta tropical.
Fonte: Pexels.

 

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração a determinação do que é um chá e para quê ele serve de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para isso, foi utilizado um estudo divulgado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

O estudo diz que “chás são produtos constituídos de partes de vegetais, inteiras, fragmentadas ou moídas obtidos por processos tecnológicos adequados a cada espécie, utilizados exclusivamente na preparação de bebidas alimentícias por infusão ou decocção em água potável, não podendo ter finalidades famacoterapêuticas.”

Desta forma, o chá de casca de abacaxi consiste em uma preparação caseira utilizando a casca da fruta juntamente com água fervente.

 

  • Você também pode gostar: Suco detox – mitos, benefícios e malefícios + 7 receitas!

 

Onde comprar e como fazer

 

Coroa e casca de abacaxi.
Fonte: Unsplash

 

Se você não é do tipo que consome a fruta mas gostaria de provar a bebida, saiba que não é preciso comprar um abacaxi inteiro. Isso porque o mercado de chás no Brasil tem crescido cada vez mais. Como resultado, é possível encontrar o chá pronto para consumo em sachês.

Porém, ainda existem muitas dúvidas em relação ao processo de produção de um sachê com pó de casca de abacaxi e se há algum tipo de aditivo.

De acordo com o estudo desenvolvido, a produção correta e preparo do chá de casca de abacaxi deve ser feito da seguinte forma:

  1. Higienização das cascas
  2. Sanitização das cascas
  3. Drenagem do excesso de água
  4. Desidratação (estufa a 60ºC/5h)
  5. Trituração
  6. Obtenção do pó
  7. Preparo da infusão/3 minutos
  8. Adição de açúcar (opcional)
  9. Resfriamento
  10. Degustação.

A partir deste passo a passo será possível preservar todos os nutrientes e benefícios da casca da fruta.

 

 

Contra indicações do chá de casca de abacaxi

 

Apesar de ser feito com um produto 100% natural, existem algumas contra indicações para tomar o chá de casca de abacaxi. Não é indicado, por exemplo, para lactantes, gestantes e pessoas que sofrem de hipertensão arterial.

Além disso, pessoas com problemas estomacais também devem evitá-la divido a acidez da fruta. Dentre elas, quem possui úlcera, refluxo ou gastrite.

Por outro lado, o consumo do chá de casca de abacaxi deve ser moderado por todos. Afinal, quando consumido em excesso pode causar reações como azia ou desencadear intolerância.

Apesar de todos os benefícios cientificamente comprovados do chá de casca de abacaxi, a bebida não pode ser usada como substituta a qualquer tipo de tratamento. Por isso, conserve com seu médico caso sinta alguma mudança após o consumo frequente da bebida.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes