Chá verde emagrece e ajuda no tratamento de doenças, diz estudo

Pesquisas apontam que o consumo de chá verde oferece benefícios para perda de peso e no tratamento de doenças como hipertensão e câncer

- Continue depois da Publicidade -

Seja quente ou gelado, o brasileiro adora chá! Inclusive, em uma pesquisa divulgada pela Scientia Medica comprovou que a o chá é a bebida não alcoólica mais consumida em todo o mundo. E, claro, isso não é a toa. Afinal, por ter produtos naturais, é a opção perfeita para quem busca uma alimentação mais saudável e quer se livrar das opções cheias de conservantes. Além disso, não podemos esquecer dos efeitos benéficos para a saúde. Por isso, hoje falaremos sobre o chá verde!

Em primeiro lugar, precisamos saber o que é o chá verde e como ele deve se feito. Basicamente, a bebida é feita da infusão de folhas de uma planta chamada Camellia sinensis (C.sinensis), típica do continente asiático.

A bebida oriental é consumida há mais de 3.000 anos em todo mundo. Afinal, o que faz ela ser tão consumida mundialmente e quais seus benefícios?

 

Benefícios do chá verde

 

Chá verde na bandeja.
Folhas de chá verde fazendo infusão. Fonte: Jia Ye/Unsplash

 

- Continue depois da Publicidade -

Esta pergunta foi esclarecida por meio de um estudo chamado “Chá verde (Camellia seninsis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis”.

Onde diz que: “as investigações em populações asiáticas demonstram que o consumo diário do chá verde pode estar associado à diminuição dos riscos para doenças cardiovasculares.”

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, a pesquisa demonstra que a bebida possui as seguintes propriedades:

  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Anti-hipertensivas
  • Anti-diabéticas
  • Antimutagênicas

Como cada um desses termos é bastante complexo, resolvemos separar cada um deles para que você entenda de uma forma muito mais simples o que cada um significa.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Ação antioxidante

 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre os antioxidantes. Parece um pouco difícil de entender, mas eles atuam como protetores de células saudáveis no nosso corpo. Como resultado, reduzem qualquer tipo de ação oxidante dos radicais livres.

A oxidação dos radicais livres é um processo natural do organismo. Porém, com o uso de medicamentos, bebidas alcóolicas, má alimentação, tabagismo e exposição solar essa oxidação pode ser agravada. Portanto, tomar chá verde diminui as chances de isso acontecer.

Além disso, uma substância que protege contra o coronavírus foi encontrada no chá verde!

 

Ação anti-infamantória

 

Homem com mão inflamada.
Mão com inflamação. Fonte: Towfiqu Barbhuiya/Unsplash

 

O poder anti-inflamatório do chá verde está diretamente ligado à redução de efeitos de doenças inflamatórias crônicas como artrite e esclerose. Isso quer dizer que a bebida reduz o processo inflamatório que ocorre dentro das articulações. Como resultado, oferece um prolongamento da qualidade de vida e, de quebra, previne câncer de cólon e tumores.

 

Ação antiaterogênica

 

Certamente, este talvez seja um dos principais benefícios do consumo do chá verde. Isso porque ele ajuda no relaxamento muscular do coração. Com isso, diminui a pressão arterial e melhora a circulação de sangue por todo o corpo.

Além disso, em conjunto com a ação antioxidante, forma um combo de proteção no LDL, que é o colesterol bom. Ademais, ainda reduz o risco de trombose.

 

Você também pode gostar!

Ação hipoglicemiante

 

Alguns estudos preliminares feitos apenas em ratos, já comprovaram que o chá verde também é uma bebida importante para quem possui diabetes ou algum risco de desenvolvê-la. Segundo os tailandeses que fizeram a pesquisa, houve um aumento da sensibilidade à insulina para os consumidores do chá.

 

Ação anticarcinogênico

 

O nome parece complicado mas, basicamente, se refere ao câncer. “O trabalho sugere que o consumo diário de chá verde pode melhorar a qualidade de vida e proteger de uma morte prematura, particularmente causada por câncer“, escreveu a pesquisadora Ana Elisa Vieira Senger, entre outras.

 

Leia também: Óleo de Prímula combate a pressão alta e alivia sintomas da TPM!

 

Chá verde e o controle de peso

 

A obesidade é um dos problemas de saúde pública que está associado a diversas doenças. Por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão. Isso porque a resistência à insulina é uma das principais características do controle de peso. Como resultado, acaba aumentando também o risco cardiovascular.

O chá verde atua na termogênese e na oxidação, como já falamos acima. Por isso, acaba oxidando também a gordura. Desta forma, previne o depósito desta gordura no corpo e também regula o peso.

Conheça também a Cactínea que é uma planta que reduz o inchaço e ajuda a emagrecer!

 

Quanto de chá verde tomar?

 

Mulheres com canecas de chá.
Mulheres tomando chás diferentes. Fonte: Matthew Henry/Unsplash

 

Esta pergunta vai depender de uma série de fatores. Dentre eles, a quantidade de folhas usadas para uma única xícara de chá. Porém, segundo estudos, para que a bebida ofereça benefícios a saúde, é recomendado o consumo de 5 a 7 xícaras de chá verde por dia.

Por outro lado, de acordo com a American Dietetic Association, que buscavam a redução do risco de câncer gástrico e no esôfago, a sugestão oferecida era de 4 a 6 xícaras.

 

Onde comprar

 

Agora que você já sabe o que é o chá verde, os benefícios e quanto deve tomar por dia, está na hora de comprar logo o seu. Em primeiro lugar, a forma mais fácil de encontras o chá verde é através dos sachês. Eles já vem com a quantidade certa. Ou seja, o suficiente para uma xícara e são facilmente encontrados em supermercados.

Por outro lado, lojas de produtos naturais também costumam vender a folha. Por fim, na internet existe uma série de lojas específicas para chá. Como resultado, você poderá aproveitar e comprar até de outros sabores para ir alternando entre os dias.

 

Modo de preparo do chá verde

 

Chá verde de sachê.
Água fervendo saindo do bule. Fonte: Nathan Dumlao/Unsplash

 

Por fim, para que uma xícara de chá verde ofereça todos os benefícios mencionados, é preciso usar a quantidade certa. Desta forma, é muito importante estar atento a quantidade da folha que você irá colocar. Para te ajudar, as pesquisadoras envolvidas no artigo “Chá verde: benefícios para a saúde humana” fizeram um passo a passo para produzir uma xícara:

  1. Despeje uma colher rasa de chá verde em uma xícara de água fervendo;
  2. Em seguida, espere 10 minutos para que os princípios ativos da folha soltem na água durante a infusão;

Se você preferir chá quente, basta se deliciar. Caso contrário, adicione algumas pedras de gelo.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes