Os benefícios das peras americanas em dietas flexitarianas

40

Reduzir o consumo de carne e de outros produtos de origem animal é uma das grandes tendências da alimentação do novo ano. Pratos multicoloridos, centrados em plantas, legumes, grãos, sementes e frutas (como as peras americanas) não apenas podem trazer benefícios para o corpo, como também reduzir riscos cardíacos, diabetes tipos 2 e obesidade.

O que é flexitarianismo?

É o que explica a chef e nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da USA Pears, uma associação que reúne produtores de peras da costa do Pacífico, nos Estados Unidos. “Esse estilo de alimentação, conhecido como flexitarianismo, permite o consumo ocasional de carnes magras e lacticínios, bem como combina novos conceitos nutricionais já que conta com poucas gorduras saturadas e é rico em fibras, vitaminas e minerais”.

A variedade de peras americanas no Brasil

Benefícios das peras americanas

Como as versáteis peras americanas. Densas em nutrientes, as frutas podem ser consumidas quer in natura, sucos e sobremesas, quer em receitas salgadas. “Com cerca de 85% de água em sua composição, são fontes de vitamina C, potássio e fibras”, explica Cinthya. “Elas ajudam ainda a promover saciedade e a repor nutrientes perdidos pela sudorese intensa muito comum em países tropicais como o Brasil”. As frutas não só são livres de gordura, colesterol e sódio, como também benéficas para a pele e intestino. 

Confira receitas vegetarianas com peras americanas

Peras americanas ao forno com Brie
(divulgação: USA Pears)
Você também pode gostar!

PERAS AO FORNO COM BRIE

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de suco de limão
1 pitada de sal
2 peras americanas
100g de queijo brie cortado em 4 fatias
2 colheres(sopa) de pistache picado

Preparo:
Primeiramente, bata a mostarda, o azeite, o suco de limão e o sal. E então, corte as peras ao meio e retire o centro fibroso. Besunte as frutas com a mistura e coloque em uma assadeira untada com a parte cortada para baixo. Então, asse por 30 minutos, pincelando no meio do cozimento. Retire do forno, vire a pera para cima e acomode a fatia de brie. Volte ao forno com a finalidade de derreter o queijo, retire e salpique o pistache. Sirva.

Risoto de quinoa e peras americanas
(Divulgação USA Pears)

RISOTO DE QUINOA E PERAS 

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
3 peras americanas
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de quinoa
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
Suco de 2 limões sicilianos
100g de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
2 colheres (sopa) de tomilho fresco

Para enfeitar:
1 alho poró
1 colher (sopa) de azeite

Modo de Preparo:
Em primeiro lugar descasque as peras e corte em fatias. Depois, refogue no azeite e junte a quinoa. Vá regando com o caldo de legumes fervente até começar a secar. Misture o creme de leite com o suco de limão e, da mesma forma, adicione ao risoto, em fogo baixo. Deixe mais cinco minutos e acrescente o queijo parmesão. Mexa novamente e adicione as raspas de limão e o tomilho. Retire do fogo e reserve. Corte o alho poró em fatias finas e refogue no azeite. Por fim, coloque o risoto em uma travessa e enfeite com o alho poró. Sirva.

você pode gostar também