Montagem Fashion Bubbles no Canvas com ilustração de um rim e uma foto do Instagram de Anahí em que ela está no Brasil fazendo show do RBD

Infecção renal: entenda mais sobre a doença de Anahí que pode matar em uma semana

Descubra os sintomas e tratamentos para infecção renal grave, a doença que deixou Anahí de fora de um dos shows do grupo Rebeldes

Compartilhe

Durante a turnê da banda RDB no Brasil, Anahí sentiu muitas dores e teve que sair no meio de uma apresentação e ficar de fora da outra. De acordo com a cantora, ela estava com infecção renal grave, uma doença que pode levar a óbito se o paciente não receber tratamento adequado.

Mas afinal, você sabe o que causa esta doença? A infecção renal grave, também conhecida como pielonefrite, é uma condição clínica que demanda atenção imediata por gerar complicações sérias em um curto período de tempo!

Entenda um pouco mais sobre a doença que afetou Anahí, saiba seus sintomas, formas de tratamento e como se prevenir!

Quais os sintomas de infecções no rins?

Afetando os rins, órgãos vitais para a regulação do equilíbrio hídrico e da composição química do sangue, a infecção renal grave pode ter origens variadas, incluindo a ascensão de bactérias provenientes do trato urinário inferior.

homem sentado na cama com a mãos nas costas, o que ode significar dor nos rins ou infecção renal
Fonte: Pexels

Então, como suas causas podem ser variadas, fique de olho nos sintomas da infecção renal, que podem variar em intensidade e manifestação, mas geralmente incluem indicadores que refletem a resposta do corpo à invasão bacteriana:

  • Dor Lombar: esta dor pode variar em intensidade e ser acompanhada por sensação de pressão ou desconforto.
  • Sintomas Urinários: urgência urinária, aumento na frequência de micção, dor ao urinar, alterações na cor e no odor da urina também podem ser observadas.
  • Febre e Calafrios: a resposta inflamatória do corpo à infecção renal pode levar ao desenvolvimento de febre e calafrios.
  • Náuseas e Vômitos: conforme a infecção se agrava, sintomas gastrointestinais como náuseas e vômitos podem ocorrer.
  • Confusão Mental: em casos mais avançados ou graves, a infecção renal pode afetar o funcionamento cognitivo, levando a confusão mental e desorientação.
  • Hematúria (Sangue na Urina): a presença de sangue na urina é um sinal de alerta e pode indicar danos aos tecidos renais.

Dito isto, reconhecer a presença desses sintomas e procurar atendimento médico diante de sua manifestação é crucial para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz da infecção renal grave, prevenindo complicações mais sérias.

O que pode causar uma infecção renal?

De acordo com a Fundação Pró-Renal, normalmente a infecção é causada pela bactéria Escherichia coli, variando entre 70% e 85% dos casos, que está presente no intestino humano.

mãos femininas de uma médica escrevendo uma receita
Fonte: Pexels

No geral, essa bactéria causa apenas cistite, mas alguns tipos são capazes de aderir e invadir o trato urinário e chegar até os rins!

  • Em seguida, confira Dor lombar: como saber se é grave e o que é bom para aliviar

Quando a infecção no rim é grave?

A gravidade de uma infecção renal é determinada por fatores que incluem a intensidade dos sintomas e o desenvolvimento de complicações.

mulher em uma cama de hospital
Fonte: Pexels

Assim, considera-se a infecção grave quando os sintomas se intensificam, manifestando febre persistente, mesmo com tratamento antitérmico. Além disso, a presença de abscessos renais, coleções de pus nos tecidos renais, e a ocorrência de insuficiência renal, caracterizada pela redução da função renal, são sinais adicionais de gravidade.

A infecção renal grave pode evoluir para complicações sistêmicas, como septicemia, uma condição potencialmente fatal em que a infecção se dissemina pela corrente sanguínea e pode levar o paciente a óbito!

  • Decerto, você gostará de ler sobre Desvio de septo: qual a causa, os sintomas e como corrigir o problema

Como eliminar infecção renal?

Eliminar uma infecção renal requer uma abordagem abrangente. O tratamento padrão envolve o uso de antibióticos prescritos por um profissional de saúde para eliminar a infecção bacteriana. Contudo, vale lembrar que completar o curso do tratamento é essencial para evitar recorrências e resistência bacteriana.

caixa de remédios separada por dias da semana e cheia de pílulas
Fonte: Pexels

Além dos antibióticos, medidas de suporte, como repouso, hidratação e alívio da dor, são essenciais para promover a recuperação. Por fim, em casos graves, a hospitalização pode ser necessária.

Infecção renal: conclusão

Em conclusão, a infecção renal requer atenção imediata. A identificação rápida dos sintomas é essencial para um diagnóstico eficaz e tratamento. Procurar atendimento médico ao primeiro sinal de alerta não só alivia sintomas, mas previne danos renais e complicações sistêmicas.

Por último, não deixe de conferir o canal de Saúde do Fashion Bubbles para não perder as últimas notícias e dicas sobre o assunto!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias