Ingrediente dourado: 5 receitas para juventude e beleza com cúrcuma

Esta especiaria é um verdadeiro achado para quem está habituado a cuidar regularmente da sua beleza e saúde

- Continue depois da Publicidade -

Nos últimos anos, tem havido uma tendência notável para tradições de beleza oriental em todo o mundo. Se alguns anos atrás, o óleo de coco do Sudeste Asiático bateu todos os recordes de popularidade, então a nova tendência é a cúrcuma.

A cúrcuma é um pó das raízes da planta com o mesmo nome. Para nós, este é principalmente um tempero usado na culinária, mas em muitos países orientais, o açafrão é usado ativamente na cosmetologia.

Além disso, esse uso da especiaria também era de cunho puramente prático, já que a pasta de cúrcuma limpava perfeitamente a pele, melhorava sua cor e dava tom.

 

cúrcuma

 

Ayuverda, um antigo ensinamento indiano sobre um estilo de vida saudável, aconselha o uso de açafrão como analgésico, anti-inflamatório e agente cicatrizante de feridas. E tudo isso se deve ao fato de a especiaria conter curcumina – uma substância com poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

 

- Continue depois da Publicidade -

Receitas para juventude e beleza com cúrcuma

 

cúrcuma

 

- Continue depois da Publicidade -

É verdade que o tempero que usamos não contém mais do que 3% de curcumina, mas mesmo essa pequena quantidade de uma substância útil pode fazer milagres.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

1. Coquetel de desintoxicação

 

- Continue depois da Publicidade -

coquetel de cúrcuma

 

Esta bebida irá ajudá-lo com igual sucesso para problemas digestivos e acne. Limpa perfeitamente o corpo de toxinas, removendo todas as impurezas nocivas e deixando apenas uma pele radiante. Então, anote a receita de um coquetel mágico de juventude e beleza.

Como fazer:

 

  1. Para 500 ml de leite de coco, você vai precisar de uma colher de chá de açafrão e um pedacinho de raiz de gengibre.
  2. Despeje o leite em uma panela, coloque o gengibre e o açafrão, mexa e deixe a bebida ferver por alguns minutos.
  3. Desligue o fogo e tampe a panela.
  4. Deixe o coquetel em infusão por 10 minutos e você pode bebê-lo.
  5. Se não tiver um gosto bom, adicione uma colher de mel para dar doçura.

 

 

Máscara facial de cúrcuma e mel

 

máscara facial de cúrcuma

 

Essa máscara hidrata e nutre perfeitamente a pele, confere uma tez saudável e atua segundo o princípio dos agentes desintoxicantes, removendo as toxinas das camadas superiores da epiderme.

O único obstáculo é a procura de mel natural sem aditivos. É importante que o mel seja o mais natural e orgânico possível. Caso contrário, pode ocorrer facilmente irritação cutânea e alergias.

 

Como fazer:

 

  1. Misture o mel com açafrão em pó e aplique a pasta resultante no rosto.

 

 

Condicionador de cabelo

 

 

O resultado dessa mistura são cabelos bem tratados e nutridos, couro cabeludo hidratado e folículos capilares estimulados prontos para trabalhar com força, produzindo cabelos fortes e saudáveis.

 

Modo de fazer

 

  1. Use azeite, um pouco de açafrão, misture tudo e aplique no cabelo e couro cabeludo por 20-30 minutos, depois enxágue bem com shampoo.

 

Depois, confira: Lavar o cabelo com condicionador: como fazer? Quais são os resultados?

 

Banho de cúrcuma

 

banho de cúrcuma

 

A pele após esse banho torna-se macia e aveludada.

 

Como fazer

 

  1. Encha uma banheira com água morna;
  2. Despeje meia xícara de açafrão em pó;
  3. Distribua o tempero e deite na banheira por 15-20 minutos.

 

Você também pode gostar!

Máscara de mamão e cúrcuma

 

mamão

 

A cúrcuma combinada com mamão é um excelente tônico, que também alivia a inflamação e descamação da pele.

Em geral, o mamão é muito utilizado em cosmetologia e é conhecido por suas propriedades tônicas, hidratantes, regeneradoras e desintoxicantes. Além disso, a enzima secretada pelo mamão é conhecida por seu excelente efeito abrilhantador.

 

Como Fazer

 

  1. Descasque a fruta, amasse bem até ficar mole;
  2. Acrescente uma colher de chá de açafrão à massa resultante e mexa até obter uma pasta homogênea.
  3. Aplique suavemente no rosto, evitando a pele ao redor dos olhos e deixe secar (se for muito tempo para você, retire a máscara após 15 minutos, tempo suficiente para obter o efeito).

 

Benefícios da cúrcuma

 

Os especialistas afirmam: a cúrcuma é cúmplice da sua beleza e, claro, da saúde. Conheça agora os seus benefícios.

 

Cúrcuma melhora a digestão

 

cúrcuma

 

Graças à ação da curcumina, a função intestinal é normalizada: os processos inflamatórios diminuem e a microflora melhora.

Além disso, a cúrcuma reduz os desejos de açúcar, tem um efeito positivo no apetite e promove a perda de peso, pois aumenta a capacidade do corpo de queimar gordura, evitando assim a formação de tecido adiposo.

 

  • Veja também: Vitamina D: 9 alimentos que possuem a vitamina do sol

 

Estimula o cérebro

 

cúrcuma

 

A curcumina provou ser eficaz contra doenças graves como o Alzheimer. Portanto, o consumo regular de açafrão pode ser considerado um excelente método de prevenção desta doença.

Além disso, a cúrcuma é uma fonte rica em serotonina e dopamina, o hormônio do prazer. Por esse motivo, a curcumina é considerada um antidepressivo natural.

 

Cúrcuma ajuda contra a inflamação

 

cúrcuma

 

A lista de doenças relacionadas a este item é muito ampla, são artrite, artrose, aterosclerose, etc. Certifique-se de cozinhar pratos com cúrcuma pelo menos várias vezes por semana para fins preventivos ou terapêuticos.

Além disso, as propriedades medicinais da curcumina ajudam a impedir doenças como o diabetes tipo II e o desenvolvimento da oncologia.

Certa vez, nos Estados Unidos, foram realizados estudos cujos resultados mostraram que tomar curcumina por vários meses permite interromper ou adiar por muito tempo o desenvolvimento de diabetes mellitus em pacientes de risco.

Além disso, no decorrer dos estudos de laboratório, descobriu-se que a curcumina é capaz de reduzir o número de células cancerosas no corpo.

 

Cúrcuma melhora a condição da pele

 

cúrcuma

 

Esta propriedade maravilhosa do tempero mais popular foi descoberta na Índia antiga. Com base nela, foram elaborados diversos cosméticos que melhoraram a nutrição da pele e sua aparência.

Os cosmetologistas modernos também observam que o açafrão, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tem um efeito benéfico na condição da pele e possui propriedades antienvelhecimento pronunciadas, pois estimula a circulação sanguínea e a produção de colágeno.

Ao fazer máscaras de açafrão em casa, não se esqueça de que esse tempero pode colorir a pele com uma tonalidade amarela clara. Portanto, após isso, recomenda-se o uso de esfoliantes faciais.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes