Por que inserir peras americanas na alimentação do seu filho?

38

Peras americanas são opções saudáveis, práticas e versáteis para serem incluídas no dia-a-dia das crianças

Enquanto os benefícios nutricionais das peras americanas agradam os pais, o sabor doce e suculento das frutas quando maduras conquistam os filhos. E para a USA Pears, associação dos produtores de peras dos estados de Oregon e Washington, nos Estados Unidos, as vantagens de se incluir as peras americanas na alimentação das crianças não param por aí. “Introduzir e incentivar o consumo de frutas na infância cria eventualmente adultos com hábitos alimentares melhores no futuro”, diz a chef e nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da associação no Brasil.

USA Pears apresenta os benefícios de incluir as frutas na alimentação das crianças

#1 É saudável

Livres de gorduras, colesterol e sódio, as peras americanas são ainda densas em nutrientes como a Vitamina C que, na alimentação das crianças, auxilia a fortalecerem músculos, ossos e dentes. As fibras, por sua vez, garantem saciedade e evitam picos de açúcar no sangue. “Ao consumir lanches processados na escola, o nível de açúcar do sangue aumenta rapidamente e, na mesma velocidade, cai. Dessa maneira os pequenos sentem mais fome e uma necessidade constante de comer”, explica Cinthya Maggi. “As fibras presentes nas peras agem nesse sentido: limitam a taxa de absorção do açúcar pelo organismo e pode evitar um dos problemas que mais crescem entre os jovens: o sobrepeso e a obesidade”.

 

Você também pode gostar!

#2 É prático

As peras americanas são práticas e podem ser encaixadas em diferentes momentos da alimentação das crianças. Não apenas no café da manhã como na lancheira do recreio e como sobremesa após refeição ou no lanche da tarde. É possível levar a fruta inteira ou já fatiada para ainda mais praticidade. “Depois de cortada, a pera oxida e escurece. Para evitar que isso aconteça, basta mergulhar as fatias em água ou embalá-las a vácuo”, ensina Cinthya Maggi. “Outra possibilidade é regar os pedaços com limão”.

 

#3 É versátil

Disponíveis em dez variedades no Brasil, as peras americanas podem ser consumidas in natura e usadas como ingredientes em receitas, já que combinam com sucos, sobremesas e pratos salgados. A receita de Barrinhas de Peras e Cereais da USA Pears, por exemplo, é a sugestão da associação para o lanche da escola. Como sobremesa, o Cupcake de Peras e Nozes vai, com certeza, dar um up da alimentação das crianças.

Aprenda receitas com peras americanas:

BARRINHA DE PERAS E CEREAIS

Barrinhas de peras e cereis podem ser incluídas no horário do recreio, por exemplo

Rendimento: 24 unidades

Calorias: 180 a unidade

Tempo de Preparo: 1 hora

Ingredientes

100g de margarina cremosa

3 peras americanas

Suco de 1 limão

2 colheres (chá) de amido de milho

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

2 xícaras de granola sem açúcar

1 xícara de aveia em flocos

1 colher (chá) de canela em pó

50g de uvas passas sem sementes

100g de castanha-do-brasil picada

Para cobrir

1 tablete de chocolate meio amargo

Preparo

Primeiramente coloque em uma panela a margarina, as peras cortadas em cubinhos, o amido de milho, o mel e a canela em pó. Depois, leve ao fogo por 10 minutos. Retire do fogo e misture com o restante dos ingredientes. Coloque em uma assadeira média untada com margarina. Leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos. Espalhe o chocolate em pedacinhos em cima das barrinhas e deixe por 15 minutos. Espalhe com uma espátula e deixe esfriar. Corte em quadrados e deixe esfriar.

CUPCAKES DE PERA E NOZES

Que tal um Cupcake de Peras e Nozes para sobremesa das crianças?

Rendimento: 20 unidades

Calorias: 290 a unidade

Ingredientes

Massa

3 ovos

100 g de margarina cremosa

1 ½ xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite

3 peras americanas

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio 

1 xícara (chá) de doce de leite

150g de nozes picadas

Cobertura

2 peras americanas

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 claras

½ xícara (chá) de nozes bem picadas para enfeitar

Preparo

Comece pelo recheio. Misture o doce de leite e as nozes. Reserve.

E então faça a massa. Bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas, a margarina e o açúcar na batedeira e bata até ficar cremoso. Vá alternando a farinha de trigo com o leite na massa. Retire e misture as peras descascadas e raladas no ralo grosso, as claras em neve e o fermento em pó. Coloque forminhas de papel duplas, próprias para cupcakes dentro de forminhas de alumínio. Preencha um quarto da forminha com a massa. Coloque 1 colher (sobremesa) de recheio de doce de leite e nozes por cima e complete com a massa, um pouco acima da metade da forminha. Asse em forno médio (180ºC), pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado. Retire e espere amornar.

Para a cobertura, descasque as peras, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara (chá) de água. Coloque em uma panela com o açúcar e leve ao fogo até que fique uma calda grossa (ponto de bala mole). Bata as claras em neve firme, diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando a calda fervente aos poucos, batendo sempre até que fique cremoso. Enfeite os cupcakes com o glacê de peras e polvilhe as nozes. Sirva.

você pode gostar também