Rei Charles III: saiba possíveis motivos dos dedos inchados

“Dedos de salsinha” de rei Charles III podem sinalizar problemas de saúde, saiba quais são e como evitar o quadro

Rei Charles com os dedos inchados.
Compartilhe

Após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro, todos os olhos se voltaram para o novo rei, Charles III. Entretanto, um fator peculiar tem sido causa de curiosidade entre as pessoas que acompanham a transição no trono do Reino Unido: o estranho inchaço dos dedos do monarca.

Tudo começou no último sábado, 10, quando o rei participava da cerimônia de sua proclamação. Então, ele apresentou dificuldade ao lidar com as canetas que estavam na mesa.

Quem já acompanha a monarquia britânica nas redes sociais já deve ter percebido que, há muito tempo, o ex-príncipe tem aparecido nas fotos com a condição anormal. Mas, afinal, o que teria acontecido para deixá-lo assim?

Por que rei Charles III está com os dedos inchados?

Em primeiro lugar, é importante destacar que, embora tenha sido pauta de muitos jornais e despertado a curiosidade de milhares de pessoas, nunca houve um pronunciamento oficial sobre o estado de saúde do rei Charles III.

Por isso, fica ainda mais difícil diagnosticar o verdadeiro problema que esteja acometendo o monarca. Entretanto, existem algumas condições e doenças que possuem o inchaço dos dedos e da mão como sintoma primário.

Rei Charles III assinando um livro com as mãos inchadas.
Fonte: Instagram @clarencehouse

Conhecido como dedos de salsicha, esse sintoma é um sinal clínico que pode sinalizar apenas uma inflamação dos dedos e inclui articulações ou tendão. Por outro lado, também há casos em que a condição está relacionada a alguma doença autoimune.

Além disso, outras causas já mencionadas por especialistas da área da saúde são:

  • Dactilite: inflamação dos tendões e articulações da mãos;
  • Artrite psoriásica: doença relacionada a uma inflamação crônica da pele;
  • Artrite reumática: inflamação acometida nas articulações;
  • Gota: condição da mesma família que a artrite onde o inchaço dos dedos pode estar acompanhado de vermelhidão e dor forte;
  • Esclerodermia: doença autoimune que deixa os tecidos e a pele estirados, causando enrijecimento;
  • Esclerose sistêmica;
  • Doenças reumáticas: pessoas com o rim comprometido podem apresentar inchaço das articulações, especialmente das mãos e dos pés.

Entretanto, pensar no possível tratamento é ainda mais difícil, dado o fato de que a causa dos dedos inchados é desconhecida. Sendo assim, é necessário uma avaliação clínica e a realização de exames para que, de fato, o problema possa ser identificado e solucionado.

Como evitar o inchaço das mãos?

Rei Charles III e menino indiano se cumprimentando.
Fonte: Instagram @clarencehouse

Especialmente os idosos, que costumam passar mais tempo com as mãos pendentes, podem ter as mãos inchadas. Afinal, com o avanço da idade, há uma perda da musculatura e a vasodilatação, que dificulta a circulação de sangue, fatores cruciais para esse sintoma.

Portanto, uma boa forma de evitar o quadro é exercitar as mãos. Seja com movimentos de abrir e fechar ou ainda com bolas terapêuticas.

Além disso, durante as caminhadas, é importante levantar os braços para ajudar a circulação nessa região.

Ademais, uma boa hidratação também é essencial para manter a saúde e evitar o sintoma do rei Charles III.

Histórico do inchaço

Embora os dedos inchados de rei Charles III tenham sido notados recentemente, essa condição não é atual. Uma biografia do então príncipe, escrita por Howard Hodgson, chamada “Prince Charles, the man who will be king”, de 2018, já mencionava o caso.

Em um dos capítulos, o autor resgata um trecho de uma carta que Charles havia escrito a um amigo após o nascimento de William, seu primeiro filho.

“Eu não posso dizer o quão animado e orgulhoso estou. Ele tem ‘dedos de salsicha’ como os meus”, releva a publicação.

Monarca tomando chá.
Fonte: Instagram @clarencehouse

Além disso, em 2019, quando rei Charles III foi à Índia e postou fotos no Instagram, fãs chegaram a comentar sobre o estranho inchaço.

Porém, em nenhum dos casos o Palácio e tampouco Charles falaram publicamente sobre o assunto.

Conclusão

Por fim, é importante relembrar que é muito difícil fazer um diagnóstico baseado em fotos e imagens do rei Charles III. Portanto, as condições mencionadas são apenas sugestões do que pode estar acontecendo.

Além disso, se perceber o inchaço recorrente dos dedos e/ou da mão, procure um médico.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares