4 dicas para manter a saúde das pernas durante o trabalho

Usar meia de compressão graduada ajuda para a saúde das pernas na prevenção de doenças venosas, como trombose e varizes, diz estudo

- Continue depois da Publicidade -

Você sabe como manter a saúde das pernas? Com a pandemia de COVID-19, os cuidados com o bem-estar têm sido uma pauta importante em todo o mundo.

Embora haja um avanço da vacinação e retomada gradual das atividades, é importante continuar seguindo os protocolos de segurança. Por isso, muitas empresas optaram por continuar em home office com o sistema de trabalho remoto.

Visto que é comum passar mais tempo parado neste período, especialmente quem trabalha no computador deve se atentar à saúde das pernas. Saiba como!

 

Como melhorar a saúde das pernas?

 

Seja sentado ou em pé, ficar longos períodos na mesma posição pode prejudicar a circulação venosa nas pernas.

- Continue depois da Publicidade -

O motivo disso acontecer é a falta de mobilidade muscular. Ela dificulta o retorno do sangue venoso e favorece o surgimento de dores e edemas nas pernas.

Portanto, é extremamente importante ativar a circulação sanguínea. Isso previne doenças venosas, como varizes e trombose, além da sensação de pernas cansadas.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

Meias de compressão

 

Homem e mulher usando meias pretas de compressão.
Fonte: SIGVARIS GROUP

 

- Continue depois da Publicidade -

 

Um estudo realizado pelo Dr. Sergio Belczak (CRM 118282 SP), Diretor do Grupo Belczak de empresa de Saúde e Ensino, e publicado na International Journal of Vascular Medicine, apontou que o uso de meias de compressão graduada reduz edemas ocupacionais em indivíduos saudáveis.

A pesquisa analisou pessoas que passavam o dia de trabalho em uma determinada postura.

Ao mesmo tempo, mostrou-se que a maior compressão leva à maior proteção contra edemas. O impacto é significativo em quem fica sentado o dia todo.

Por isso, o médico especialista destaca algumas dicas para manter a saúde das pernas durante o horário de trabalho.

 

Dicas para manter a saúde das pernas

 

1. Movimente-se

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Sabe aquela sensação de cansaço nas pernas mesmo quando estamos sentados? Pois é, ela pode ser prevenida com o simples habito de movimentar-se durante o período de trabalho.

Assim, girar os tornozelos ou esticar os joelhos já ajuda.

 

2. Crie hábitos saudáveis

 

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas prejudicam a saúde, inclusive a das pernas. Por isso, é importante também manter uma alimentação balanceada.

Dessa maneira, consumir alimentos ricos em proteínas e beber bastante água irá favorecer e fortalecer o organismo. Como resultado, todo seu funcionamento será beneficiado.

No trabalho, procure levar frutas ou lanches naturais para comer durante os intervalos. Com toda a certeza, alternar o café com um chá e deixar sempre uma garrafa de água por perto é uma ótima forma de começar.

Assim, em pouco tempo você já verá o impacto na qualidade da vida e na saúde das pernas.

 

3. Faça caminhadas

 

Sempre que tiver tempo, faça uma pequena caminhada. Por exemplo, vá até a cozinha encher a garrafa de água ou vá ao banheiro.

O ideal é levantar e dar alguns passos a cada 50 minutos. Isso porque o hábito ajuda a manter a circulação das pernas ativas. Assim, as chances de prejudicar a saúde das pernas é bem menor.

 

4. Use meias de compressão graduada

 

Por fim, é importante destacar que a roupa também conta bastante. Assim sendo, a compressão graduada é a mais indicada. Afinal, ela oferece conforto, bem-estar e ainda auxilia no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático de volta ao coração.

Como resultado, não ocorre o acúmulo de sangue na região inferior das pernas. Isso não só melhora a circulação, como também diminui a sensação de peso nas pernas, inchaço e outros sintomas.

Um exemplo de meia de compressão graduada é a Select Comfort Premium da SIGVARIS GROUP. Ela é feita em Lycra e possui compressão graduada de 20-30 mmHg e 30-40 mmHg, o que torna a vestimenta mais fácil.

E se você fica muito tempo com a mesma meia durante o trabalho, não se preocupe. Afinal, esse produto possui uma tecnologia que inibe o crescimento de bactérias e protege contra o mau odor.

 

Fonte: CDI Comunicação

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes