50 anos da Internet – Curiosidades e momentos marcantes
Você sabia que em 2019 comemoramos o aniversário de 50 anos da Internet? Essa tecnologia, hoje tão indispensável, mudou a história da sociedade e está…
Você sabia que em 2019 comemoramos o aniversário de 50 anos da Internet? Essa tecnologia, hoje tão indispensável, mudou a história da sociedade e está mais presente do que nunca. Veja algumas curiosidades sobre o assunto:
Quem inventou a Internet?
A internet foi criada pelo Departamento de Defesa dos EUA a partir de pesquisas militares. Seu surgimento se deu durante a Guerra Fria, ao final da década de 1960.
Naquela época, a União Soviética e os Estados Unidos eram dois blocos antagônicos e a pesquisa de novas tecnologias era imprescindível para liderar a disputa.
Então, a partir disso, é possível afirmar que o medo de um ataque russo às bases militares norte-americanas foi o catalizador da invenção. A Internet surgiu como um modelo de compartilhamento e troca de informações descentralizado.
Dessa forma, ainda que os inimigos atingissem o Pentágono, as informações estariam armazenadas à salvo.
De acordo com a Revista Superinteressante, a invenção foi fruto de anos de pesquisas e, finalmente em 1969, a rede Arpanet foi ativada, ligando inicialmente 4 instituições.
Ao longo dos anos, é claro que a tecnologia evoluiu rapidamente e hoje ela está presente no nosso cotidiano, na palma da mão.
50 anos da Internet
Conectar o planeta dessa maneira continua sendo uma das realizações técnicas e sociais mais impressionantes dos nossos tempos.
Muita coisa aconteceu desde o lançamento e a ascensão da Internet que trouxe seu próprio conjunto de desafios, exigindo novas soluções para o futuro.
Os momentos mais marcantes dos 50 anos da Internet
– 29 de outubro de 1969: lançamento e transmissão das primeiras informações online.
– 1971: criação do correio eletrônico em rede, pensado como um mecanismo para distribuir mensagens aos usuários no Arpanet.
– 1º de janeiro de 1983: a Internet é lançada de maneira comercial. Na época, Vint Cerf, um dos “arquitetos” da internet moderna utilizou a analogia do “cartão postal eletrônico” para explicar o funcionamento.
– 1984: a Cisco Systems foi fundada e, com ela, vieram os roteadores comerciais, que permitiram a conexão de redes diferentes para compartilhar dados entre computadores.
A partir dos anos 90…
– Dezembro de 1990: O primeiro website do mundo é lançado pelo CERN.
– Dezembro de 1991: A invenção da World Wide Web introduziu uma nova maneira de compartilhar informações que tiveram um profundo impacto na acessibilidade e utilidade da Internet.
– Fevereiro de 2000: O vestido usado por Jennifer Lopez no Grammy derruba o Google. A busca foi tão popular que o CEO Eric Schmidt resolveu criar o Google Images, que extrai imagens a partir de palavras-chave.
- 23 de abril de 2005: O primeiro vídeo do YouTube foi enviado, fazendo com que pessoas comuns – não apenas estúdios e emissoras de televisão – pudessem criar, enviar e compartilhar vídeos na rede.
- 2007: O primeiro smartphone marcou uma colisão de duas tecnologias revolucionárias: o celular, que tornou a Internet mais acessível, e a Internet, que tornou o celular mais útil.
Fonte: Googlers
Qual é o futuro da Internet?
Smartphones, nuvem, bitcoin, inteligência artificial… nos últimos 10 anos a internet evoluiu como nunca e mudou a nossa sociedade como um todo.
Hoje, muitos pesquisadores se dedicam a compreender melhor o futuro dessa tecnologia. Para Vintage Cerf (um dos grandes nomes por trás da internet moderna), o futuro é cada vez mais conectado:
“Nas próximas cinco décadas, acredito que as comunicações por computador se tornarão completamente naturais. Como usar eletricidade, você não pensa mais nisso. O acesso será totalmente aprimorado – pense em milhares de satélites com baixa órbita terrestre -, as velocidades serão maiores com 5G, fibra óptica, e bilhões de dispositivos em rede com recursos interativos aumentados em voz, gesto e sistemas artificialmente inteligentes.
Além disso, Cerf ainda acredita na possibilidade de uma expansão da internet Interplanetária: “depois de tudo o que foi realizado nos últimos 50 anos, a única coisa que podemos ter certeza é que as possibilidades são infinitas.”, finaliza.
E você, quais são as suas apostas para o futuro da Internet?
Leia também:
+ Tudo sobre Fashion++, a ferramenta de inteligência artificial do Facebook
+ Coleção.Moda – Inteligência artificial (IA) antecipa tendências e automatiza processo de desenvolvimento de coleções
+ Varejo e Tecnologia – 4 tendências para o mercado da beleza