assistente virtual da amazon
·

Por que dar uma Alexa de presente de Dia das Mães? Saiba o que é uma Alexa e para que serve

Se você quer entender mais sobre a Alexa, a assistente virtual da Amazon, este é um guia completo com tudo que você precisa saber sobre este gadget impressionante!

Compartilhe

Não confunda: a Alexa não é uma pessoa – ela é uma assistente virtual e inteligente gerada por computador. A Alexa foi criada em 2014 no Amazon Echo original e até hoje é um sucesso absoluto de vendas.

Para você ter uma ideia, com um simples pedido, do tipo: “Alexa, tocar MPB”, ela vai tocar suas playlists prediletas do Spotify ou outros serviços de streaming de música digital.

Sabe aquele arroz que você deixou queimar? Isso não vai mais acontecer. Você simplesmente fala para sua assistente virtual: “Alexa, alarme arroz em 15 minutos”, e pronto, ela vai te lembrar de desligar o arroz. Você não vai mais querer ficar sem ela. Além disso, pode ser uma ótima dica de presente encantador. Quem receber vai amar!

Só para exemplificar o quanto esses  dispositivos são “requisitados”, de acordo com um relatório da Consumer Intelligence Research Partners , as vendas de alto-falantes inteligentes atingiram 50 milhões em 2020. E nada parece afetar esse segmento. Saiba mais!

Qual a diferença entre Echo e Alexa?

Falando em Echo, você sabe o que é? Basicamente, é um alto-falante inteligente que pode falar com você – e responder às suas perguntas. Seu nível de interatividade é tão alto, que as pessoas utilizam dos seus recursos para entretenimento e na realização de tarefas do cotidiano.

No mercado, existem outros assistentes virtuais desse tipo, o que demonstra a força do setor e o alcance desta tecnologia em todo o mundo, tais como: 

No entanto, quem é líder na comercialização de alto-falantes inteligentes é a Amazon, com participação em 70% das vendas.

Mas por aqui vamos nos ater somente à Alexa e suas habilidades incríveis! Venha conosco neste texto!

Por que dar uma Alexa de presente de Dia das Mães?

São inúmeras as razões pelas quais uma Alexa pode ser um presente perfeito de Dia das Mães! Isso, no entanto, depende dos interesses e necessidades da sua rainha, é claro.

Por isso, nós listamos 5 possíveis razões do porquê a Alexa pode ser um bom presente. Confira e veja se a assistente de voz inteligente pode ser útil para a sua mãe!

  • Facilidade de uso: isto é, independentemente do nível de habilidade tecnológico de sua mãe, ela conseguirá utilizar com facilidade. Assim, poderá pedir para tocar música, ouvir audiolivros e muito mais;
  • Companhia; se sua mãe mora sozinha, a Alexa pode até se tornar uma companheira dela que conta piadas, joga jogos e conta histórias;
  • Entretenimento: não vai faltar entretenimento na casa de sua mãe, como música, rádio, podcast, audiolivros e jogos. Ela poderá fazer tudo isso enquanto cozinha ou relaxa à noite, por exemplo;
  • Conveniência: ao ser integrada em outros dispositivos domésticos inteligentes, como luzes, termostatos e câmeras de segurança, sua mãe viverá uma vida mais fácil, permitindo que ela se concentre em outras coisas;
  • Acesso à informação: além de tudo isso, qualquer dúvida que sua mãe tiver, poderá ser esclarecida pela Alexa! Por exemplo, sobre o tempo, notícias, receitas e muito mais.

Gostou? Então aproveite e confira tudo mais o que a Alexa pode fazer pela sua mãe, continuando a leitura em seguida!

O que é uma Alexa e para que serve?

Ao contrário de outros aplicativos, Alexa opera usando controle de voz. Isso significa que você tem que dizer perguntas ou comandos em voz alta, e ela responderá por meio do alto-falante Alexa.

Podemos dizer que é bem parecido com a Siri do iPhone, em que você faz perguntas e dá comandos e a assistente da Apple te obedece!

Por exemplo, para interagir com esta assistente, você deverá chamá-la e depois mostrar o que deseja: “Alexa, [o que é isso]; ou [como faço para…]”, por exemplo.

Alto-falante X smartphone

Na prática, a Alexa segue o mesmo princípio dos assistentes virtuais dos celulares, mas ela é um alto-falante ao invés de ser um smartphone, claro. 

Cada alto-falante Alexa vem equipado com microfones que captam sons de longa distância, então ela deve ser capaz de ouvi-lo de qualquer lugar da sala.

alto-falante inteligente - Alexa
Além do Echo Dot, também estão disponíveis o Echo Studio e o Echo Show. Fonte: Amazon

Primeiro, você diz ‘Alexa’ e, em seguida, o alto-falante acenderá. A partir daí, você pode fazer sua pergunta e ser respondido pelo impressionante gadget da Amazon.

Assim, sua pergunta será enviada para um servidor em nuvem da Amazon, onde computadores poderosos resolverão o que você está tentando dizer. Tudo isso em super-velocidade, claro!

Depois que os computadores da Amazon encontrarem uma resposta, ela será enviada de volta para o alto-falante Alexa e ela lhe dirá o que você precisa saber.

Parece um processo longo e complicado, mas na verdade acontece em alguns milissegundos. Por isso, você deve obter uma resposta instantânea.

Resumindo, os dispositivos coletam as gravações de voz. A Amazon chama isso de ‘histórico de diálogo’ e diz que esses dados podem melhorar sua experiência no Alexa. 

Porém, você pode revisar ou excluir essas gravações, individualmente ou em massa, por meio do aplicativo Alexa. Ou seja: você é quem tem o controle!

O que realmente a Alexa pode fazer?

Não podemos listar tudo o que a assistente virtual da Amazon pode fazer, porque são milhares de funcionalidades. Mas vamos passar uma ideia geral do quanto esta assistente virtual pode ser versátil.

Basicamente, ela é capaz de responder sobre

  • Notícias;
  • Previsão do tempo;
  • Definir um alarme ou cronômetro;
  • E até mesmo contar uma piada.

Para os adeptos de aparelhos inteligentes – como lâmpadas Philips Hue – é possível controlá-los usando sua voz, por meio de Alexa.

Mas a Amazon também fez parceria com outras empresas terceirizadas para oferecer à Alexa algumas habilidades ainda mais impressionantes, que vai além de simplesmente responder perguntas.

alto-falante inteligente - alexa
Fonte: Canva

Na verdade, o que torna Alexa eficiente é que ela fica mais esperta o tempo todo, porque ela foi construída usando inteligência artificial. Basicamente, ela pode ter sua habilidade incrementada a partir do seu uso constante. 

A Amazon também está progressivamente adicionando novas funcionalidades à sua lista de habilidades, o que deixa seu assistente virtual ainda mais complexo e adaptado à realidade do seu usuário.

Outro elemento bastante curioso é que a assistente virtual também fica mais familiarizada com a sua voz o tempo. Porém, o contrário também é real. Se o usuário usa pouco esse assistente virtual, sua evolução no reconhecimento dos seus pedidos pode ser mais lento.

Por que ter uma Alexa?

Desta forma, ficou bastante claro que a Alexa obedece a comandos de voz e executa funções para facilitar a vida do usuário.

Mas a pergunta que você poderia fazer é: quais tipos de funções a assistente virtual da Amazon é capaz de fazer? Vamos ver todas elas aqui.

Reprodução de mídia

Como a Alexa é um alto-falante, é razoável pensar que ela poderá tocar MUITA música pra você. Basta conectá-la ao seu serviço de música favorito – como Amazon Music ou Spotify – e você terá acesso a milhões de músicas. É só dizer qual você quer ouvir, claro! 

Você pode pedir a Alexa para tocar uma determinada música, artista, lista de reprodução ou gênero. 

Se você tiver vários alto-falantes inteligentes em sua casa, o recurso de música para várias divisões da Alexa permite que você reproduza a mesma música em cada cômodo que tenha um alto-falante. Alexa também pode, além disso: 

  • Tocar estações de rádio;
  • Podcasts e audiolivros; 
  • Recitar o texto de um livro Kindle.

Além disso, é possível conectar o assistente virtual a uma tela. Daí você sabe o que pode ser feito, não é? A Alexa então poderá exibir suas séries e filmes diretamente da Amazon Prime.

Exemplos de comandos de voz para reprodução de mídia

  • “Alexa, toque [nome do artista / música / álbum]”;
  • “Alexa, quero assistir Amazon Prime a série This is Us, segunda temporada, primeiro episódio”;
  • “Alexa, toque [nome da lista] do Spotify“.

Comunicação

Um dos recursos mais surpreendentes da assistente virtual é que você pode usá-lo para se comunicar com outras pessoas, mesmo que elas não tenham um dispositivo Alexa. 

O usuário pode enviar mensagens de texto e fazer chamadas de voz, mas a verdadeira diversão começa quando você e a outra pessoa têm dispositivos Alexa com telas, porque assim você pode fazer chamadas de vídeo para essa pessoa. 

Pessoas de mãos dadas sob superfície
Fonte: Canva

Veja alguns comandos possíveis de serem usados:

  • “Alexa, ligue para a Júlia”;
  • “Alexa, atenda a chamada”;
  • “Alexa, desligue”.

Compras

Como estamos falando de um produto da Amazon é óbvio que o universo das compras está totalmente envolvido. Por isso, o usuário pode usar a Alexa para fazer pedidos por meio de sua conta da Amazon, além de verificar as últimas ofertas da empresa.

Olhe só os exemplos de comandos para compras na Amazon:

  • “Alexa, qual preço de tal [produto]“;
  • “Alexa, compre [item da Amazon]”;
  • “Alexa, o que está na minha lista de compras?”.

A Alexa te ajuda nas tarefas de casa

Diante de tanta coisa pra fazer em casa, quem não poderia usar uma ajuda extra de vez em quando? Ok, o alto-falante não tem mãos, infelizmente, mas pode te ajudar bastante.

O papel da assistente virtual é justamente facilitar a criação de:

  • Lista de tarefas de compras;
  • Gerenciamento do seu calendário do Google ou iCloud;
  • Definição de lembretes para as próximas tarefas;
  • Servir de timer na cozinha.

Esse último recurso é um dos mais legais, pois agora seu arroz não vai queimar, nem passar do ponto! Basta pedir para sua assistente de voz, para tocar alarme, após os minutos necessários para o cozimento.

Sua assistente virtual também pode definir um alarme e executar um cronômetro. Ou seja, isso pode te ajudar muito na hora de cozinhar ou de fazer aquele bolo gostoso (hmm). Afinal, a Alexa vai te lembrar a hora certa de tirar a comida do fogo ou do forno! 

Veja alguns comandos para te ajudar no dia-a-dia na sua rotina:

  • “Alexa, definir alarme para 8h”;
  • “Alexa, me acorde todos os dias às 6h”;
  • “Alexa, me acorde às 8h com música do Spotify“;
  • “Alexa, soneca de 5 minutos” ;
  • “Alexa, defina um cronômetro de 20 minutos [para fazer o bolo]“;
  • “Alexa, quanto tempo resta no cronômetro?”.

Notícias e informações 

Já citei isso anteriormente, mas não custa reforçar. A assistente virtual está sempre informada sobre as últimas notícias, então tudo que você precisa fazer é perguntar. 

Além disso, o usuário pode até personalizar as notícias que ouve configurando o recurso um recurso específico na assistente virtual. 

alto-falante inteligente
Fonte: Canva

Desta forma, você poderá se manter informado sobre previsão de tempo, atualizações sobre o trânsito de sua cidade… Além de obter todas as notícias mais recentes do seu time de futebol.

Respondendo às suas perguntas 

A Alexa é uma assistente extremamente competente e versátil. Ela pode ser um âncora de notícias e meteorologista. Mas não é só isso! 

Também, a Alexa pode ser: 

  • Uma calculadora;
  • Um corretor ortográfico;
  • Um dicionário;
  • Um “Google” em formato de voz. 

Basta perguntar e se surpreender com as respostas da super assistente da Amazon. Veja alguns exemplos:

  • “Alexa, como está o tempo?”;
  • “Alexa, vai chover hoje?”;
  • “Alexa, quais são as notícias?”;
  • “Alexa, quais filmes estão passando?”.

Programação de seus pedidos

A Alexa vem com muitos recursos integrados. Desta forma, a Amazon configurou um sistema que permite que os usuários adicionem novos recursos a Alexa. Esses recursos são chamados de habilidades (Skills) e existem milhares deles disponíveis na loja Alexa Skills da Amazon. 

Por isso, é possível habilitar sua assistente virtual para:

  • Pedir uma pizza;
  • Chamar um Uber;
  • Monitorar seu condicionamento físico;
  • Configurar informações sobre seus investimentos e muito mais. 

O mais interessante de tudo isso é que o próprio usuário pode habilitar a Alexa a cumprir alguma função de sua escolha. 

Integração à casa automatizada 

Alexa é especialista em integração com uma casa inteligente. Para quem possui muitos produtos de automação em casa, basta dá comando de voz e o alto-falante faz uma série de coisas: 

  • Acende/apaga luzes; 
  • Aciona a babá eletrônica;
  • Controla câmeras de segurança;
  • Abre/fecha portas.

Exemplos de comandos para facilitar sua vida

  • “Alexa, acenda minhas luzes do quarto”;
  • “Alexa, luzes apagadas/apagadas da sala”;
  • “Alexa, diminua as luzes da sala para 50%”.

Diversão e brincadeiras

Podemos dizer que este alto-falante não é apenas uma assistente virtual inteligente. Ele é capaz de interagir com o usuário e ser incluída em jogos e brincadeiras. 

jovens interagindo em sofá de frente a um computador notebook
Fonte: Canva

Desta forma, o alto-falante inteligente pode contar piadas, cantar músicas, contar histórias e jogar. Basta reunir os amigos e fazer uma série de perguntas divertidas que a Alexa responde! 

Ah, além disso, existe a edição Echo Dot Kids, que foi desenvolvida para crianças. Ela oferece muitos jogos e contação de histórias. É possível assinar uma lista de “habilidades premium” da Disney, Nickelodeon e outros. 

Quanto custa a mensalidade da Alexa?

A Alexa não exige pagamento mensal! Afinal, ela é um serviço gratuito que pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha um dispositivo compatível.

Todavia, algumas habilidades específicas e recursos, como serviços de música ou streaming, podem ser necessário pagar uma taxa para usar. Mas o uso básico da Alexa é gratuito.

Qual alto-falante Alexa eu devo escolher?

Na verdade, a Amazon criou vários tipos de alto-falantes inteligentes. Tudo isso para os mais diferentes gostos e bolsos. Vamos mostrar aqui algumas opções disponíveis para o mercado brasileiro. 

Echo Dot 4ª Geração

O último Amazon Echo foi lançado em setembro de 2020 e parece muito diferente dos modelos anteriores.

O novo alto-falante esférico inteligente tem 3,0 polegadas, tweeters de disparo duplo, recursos de som estéreo Dolby e pode adaptar sua saída de áudio ao ambiente.

Ou seja, não é apenas um dispositivo inteligente. Seu som também possui qualidade para quem gosta de música!

Esta versão da assistente virtual da Amazon está muito mais inteligente. O reconhecimento de fala está mais eficiente, com o processamento de fala mais rápido, tornando o aparelho ainda mais responsivo.

Na Amazon, você encontra o Novo Echo Dot por R$399,00. 

Echo Dot 3ª Geração

Esta opção é relativamente mais econômica que a anterior. Embora você tenha todos os recursos da assistente virtual, a qualidade de áudio deste pequeno Echo é inferior à 4ª geração.

Porém, para quem apenas gosta da interatividade e não é exigente com a qualidade sonora, esta opção é interessante. Seu preço médio está em R$349,00, na Amazon

Novo Echo Show 10

Agora entramos num patamar mais elevado. Esta versão possui uma tela sensível ao toque de 10 polegadas. Ela tem bastante qualidade, nítida e responsividade no touch.

alto-falante inteligente echoshow 5
Fonte: Amazon

Somado a isso, a interatividade e conectividade dos dispositivo é do nível do Echo Dot 4ª Geração. Mas a tela que vem junto ao alto-falante inteligente da Amazon deixa tudo mais interessante.

Só não assuste com o preço: R$1899,00. Se for com tela de 8 polegadas, esse valor chega a R$899,00.

Por fim, me diga aqui: o que você achou da Alexa? Você compraria um alto-falante inteligente? Comente aqui embaixo!

Editado e atualizado por Laila Lopes

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Davi, Isabelle ou Matteus; quem vence a Grande Final?

Alane foi a última a ser eliminada do Big Brother, e agora, Davi, Isa e Matteus estão na final! Quem receber mais votos, será o campeão. Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias