Futurologia – Portabilidade e Organicidade
(Trainway Puma) Quem acompanha o blog sabe que eu adoro computadores, celulares, tecnologia, games e gadgets em geral. Estou sempre tentando mostrar a relação que…
(Trainway Puma)
Quem acompanha o blog sabe que eu adoro computadores, celulares, tecnologia, games e gadgets em geral. Estou sempre tentando mostrar a relação que existe entre Moda, Comportamento e esses brinquedinhos que nos cercam. Quanto mais não seja, porque temos que carregá-los!
As meninas têm suas bolsas. E os meninos? Por isso que a calça cargo e variações não vão sair de moda tão cedo: temos que ter bolsos para carregar o celular, iPod, palm e PSP (uma busca no Google por cargo pants retorna mais de 13 mi imagens!). Na sexta-feira, que não uso terno (esse é o mais bem guardado segredo da moda masculina! Um dia ainda vou escrever sobre ele), simplesmente não tenho como carregar minhas tranqueiras…
Será que veremos o retorno da bolsa como acessório masculino? Em Hong Kong TODOS os homens, sem exceção, carregavam bolsas de todos os tipos. Bolsa, mochila, mochilinha, pochete. Fiquei ensadecido e comprei uma mini-mochila vermelha (o que não fazemos quando estamos em turismo…), que claro que nunca usei de volta a Sampa.
Mas não acredito muito no retorno da bolsa, apostaria mais em roupas funcionais, com bolsos estratégicos. Acredito em duas tendencias: portabilidade e organicidade. Portabilidade porque temos que (ou acreditamos que vamos) carregar as coisas de um lado para o outro, já que vivemos em semi-nomadismo. Saímos de casa para o trabalho, do trabalho para a academia e da academia para o happy-hour. Non-stop. Veja o sucesso dos mp3 players: é a própria portabilidade da música.
Nossos objetos pessoais têm que ser portáteis, na acepção mesma da palavra. Têm que poder ser carregados, sem se quebrar, e de forma fácil, porque ninguém quer terminar o dia descadeirado. Aí entra a outra idéia, de organicidade. As pastas masculinas, por exemplo, caíram em desuso porque destroem a coluna do pobre executivo. Saíram de cena e foram trocadas pelas mochilas, que são mais ergonômicas e ainda comunicam juventude (outra tendência que vamos discutir outro dia!).
Apesar de que a moda não é só utilidade, mas também comunicação, não podemos perder de vista que no final do dia nossa vida pode ser bem mais fácil se nossas roupas refletirem nosso estilo de vida e contribuírem para torná-lo mais agradável e produtivo. Ops, mais conceitos!