A reflexão filosófica na Confraria Ideal

Nesta sexta feira, 14 de dezembro, vai ao ar o programa Confraria Ideal em que o Edgard Almeida, a Denise Pitta, o Humberto Karan e eu (Carlos Silva) fomos entrevistados pela Mona Dorf. Fomos convidados para falar do nosso grupo de discussão filosófica cujo objetivo é debater questões polêmicas a partir das experiências contemporâneas.
Mas o que executivos do mercado financeiro e uma estilista têm a ver com filosofia?? Em que a filosofia pode nos ajudar em nossos desafios pessoais e profissionais??
Nosso objetivo com o grupo é expandir nossos conhecimentos explorando saberes que tangenciam a Filosofia, a Antropologia, a Psicanálise, a Arte e a Literatura. Procurando um meio termo entre o rigor da academia e a conversa informal, discutimos temas filosóficos sob diferentes perspectivas a partir de leituras, filmes, experiências pessoais dos integrantes do grupo e apresentações conduzidas por um facilitador do próprio grupo.
O programa foi um convite a nós, participantes, pensarmos sobre nossa experiência. A Confraria Ideal nos mostrou como executivos do mercado estão se organizando de alguma forma para atender aos seus interesses pessoais – lúdicos, culturais, intelectuais, aventureiros - e que quando compartilhadas refletem os anseios de muitos que estão “à parte” e que desejam de alguma forma “fazer parte”.
Há um certo mito com relação aos grupos (confrarias). O de dentro e o de fora – Quem participa e quem gostaria de participar – Qual o grande segredo: o que se passa naquele momento e lugar? Diante das câmeras, discutimos sobre algumas dúvidas que muita gente tinha com relação ao nosso grupo e que nós mesmos não havíamos sequer nos questionado. O resultado foi uma grande reflexão sobre a importância da reflexão filosófica na vida dos não-filósofos!
A entrevista no Confraria Ideal foi fascinante! O Fashion Bubbles é um veículo que nos proporciona dividir muito de nossas vidas, experiências, imaginário e opiniões, mas a entrevista com a Mona Dorf foi uma experiência surpreendente para desnudar as personas e avatares de cada um de nós no universo virtual.
Confraria Ideal, no Canal Ideal
Estréia: 14 de dezembro – 20:30 h
Assista e mande sua opinião!
Veja um trecho da entrevista no site do Canal Ideal.
***
Novo canal da tv por assinatura dedicado ao executivo brasileiro, o Canal Ideal pode ser sintonizado em São Paulo e Rio de Janeiro pelo canal 70 da TVA (colado no Warner e na Sony) e nas praças de Curitiba (cabo analógico), Camboriú, Foz do Iguaçu e Florianópolis pelo canal 80.



Dec 15th, 2007 at 6:23 am
Gostei muito do grupo e da proposta, é legal ver gente da área economica que saiba falar em outra lingua que nao o ‘economez’. Gente articulada!
Bacana,
Parabéns.
Dec 15th, 2007 at 3:51 pm
volta o tempo pra mim pleaseeeeeeee!!!
queria verrrrrrrrrr
Dec 16th, 2007 at 9:46 pm
Adorei o programa! Vocês foram ótimos! Já comprei hoje Mais Platão Menos Prozac. Além do livro do Giannetti, que será o próximo, poderiam me informar os nomes dos outros 2 livros que vocês mencionaram?
Grande abraço
Dec 18th, 2007 at 10:42 pm
Tem no youtube? Quero ver isso!!! Adorei.