Evolução Teatral: dos mosteiros alemães e conquistas territoriais ao futuro renascentista da Mandrágora de Maquiavel

Evolução Teatral: dos mosteiros alemães e conquistas territoriais ao futuro renascentista da Mandrágora de Maquiavel

No momento da construção do primeiro mosteiro, os primeiros santos estavam sendo canonizados e uma solitária e culta monja alemã – Hroswitha de Gandersheim – escrevia uma peça teatral litúrgica e reinventava a dramaturgia a partir de Sêneca.

Enquanto isso, a ordem beneditina encenava pelas ruas da Europa católica o Drama do Cristo Rei. As farsas teatrais haviam surgido na virada do século X e Constantinopla era ainda a cidade mais importante do mundo, comercialmente e culturalmente, na qual eram conservadas duas culturas para o futuro, a grega e a romana, até que a capital do Bizâncio em uma terça feira chamada terça-feira negra em 29 de Maio de 1453 é tomada pelos Otomanos.

São fundadas na época as universidades de Córdoba e do Cairo e é iniciada a construção da Catedral de São Marcos, em Veneza, para onde são levados os cavalos do Hipódromo de Constantinopla…

Leia artigo completo no blog do Cyro del Nero.

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 5 de novembro de 2008

AUTOR

Cyro del Nero é Professor Titular da Cadeira de Cenografia e Indumentária Teatral do Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Cenografia, Indumentária Teatral, Ópera, Televisão, Moda e Artes Gráficas.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Alunos de Moda da FMU realizam desfile performático sobre Moda & Literatura

Machado de Assis: Dom Casmurro No dia 6 de novembro, 5ª feira às 11hs40, o Conjunto Nacional em São Paulo,...

Fechar