Conheça 7 tratamentos para cuidar da celulite e fique mais linda para o verão

Conheça 7 tratamentos para cuidar da celulite e fique mais linda para o verão

Alguns cuidados podem auxiliar para estar com uma pele bonita e sem ‘furinhos’ no verão

Problema que atinge aproximadamente 85% das mulheres com mais de 35 anos de idade, a celulite causa incômodo e insatisfação. E com o verão se aproximando, ninguém quer o aspecto ‘casca de laranja’ se destacando no corpo, não é mesmo?

“A celulite é consequência do acúmulo de gordura, alterações circulatórias e da mobilização de líquidos, bem como do metabolismo celular nas camadas mais profundas da pele. As regiões mais afetadas pela celulite são aquelas em que as mulheres costumam acumular mais gordura: abdome, quadris, coxas e pernas”, explica Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

De acordo com ela, além da predisposição genética, alterações enzimáticas e hormonais podem contribuir para o seu aparecimento. É especialmente frequente após a menopausa e seu manejo e tratamento não são fáceis e envolvem múltiplos aspectos. “Embora esteja muito relacionada à obesidade, pode aparecer em pessoas de peso normal e, até mesmo, nas que estão abaixo do peso. Mulheres brancas são mais suscetíveis à celulite do que as negras e há uma relação direta com o tipo de hábito alimentar. Alimentação equilibrada e atividade física regular têm influência de até 70% no resultado dos tratamentos”, afirma a dermatologista.

A celulite pode ser dividida em três graus diferentes: no primeiro, as de pressões só são percebidas quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes. No segundo grau, as depressões já são percebidas sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, percebe-se ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos. Já no terceiro, os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que houve formação de fibrose, podendo haver dor local. Porém, para todos os casos de celulite há alguns tratamentos indicados. Dra. Carolina cita alguns:

Endermologia – é um tratamento não invasivo que recorre a um aparelho motorizado (composto por um sistema de sucção e dois rolos) que, à medida que vai enrolando e desenrolando a pele, torna-a mais lisa, com menos irregularidades. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação sanguínea e a drenagem linfática, diminuindo consequentemente a celulite.

Novo aparelho de Laser – marca-se a área a ser tratada e é aplicada anestesia local; são feitas duas pequenas incisões (tamanho da ponta de uma caneta) e a fibra ótica do aparelho é inserida através de cânulas. O laser é então aplicado, destruindo a gordura localizada e quebrando os septos fibrosos que deixam a pele com aspecto irregular. Além disso, existe a promessa de estímulo do colágeno, deixando a pele mais firme e com maior elasticidade.

Drenagem linfática – massagem que reduz o edema (inchaço) do corpo. As manobras ajudam na elimin ação de líquidos que extravasam dos vasos e ficam acumulados nos tecidos. Os movimentos devem ser suaves e lentos seguindo o trajeto do sistema linfático e fazendo com que esse líquido retido seja inserido nos vasos linfáticos, e, posteriormente, eliminado através do sistema urinário.

Fotomologia – atua nas células de gordura, através de mecanismo de ação que combina a energia do laser de diodo, da luz e o vácuo, para seletivamente agir sobre os componentes responsáveis pelo aparecimento da celulite.

Massagem modeladora – massagem que atinge dois alvos – o sistema linfático e a gordura. Exige energia e pressão forte para ser efetiva. O procedimento pode doer um pouco e deixar alguns hematomas. A manipulação vigorosa da gordura provoca vasodilatação e aumenta a velocidade de metabolização, tendendo à suavização de contornos irregulares e à redistribuição harmônica da gordura, principalmente se aliada à dieta.

Radiofrequência – o aparelho utiliza a radiação eletromagnética de alta frequência para estimular a produção do colágeno, que constitui as fibras reticulares e é responsável pelo fortalecimento dos tecidos. Essa radiação não danifica a pele e age de forma não-invasiva. A radiofrequência estimula o metabolismo das células adiposas e a produção de colágeno. Indicada para todos os graus de celulite e, principalmente, para os casos em que há flacidez associada.

Mesoterapia – técnica efetuada por meio da aplicação de um coquetel de medicamentos, com diferentes mecanismos de ação, que promovem a diminuição da gordura no local tratado. O princípio básico da mesoterapia é a aplicação de medicamentos próximos ao local onde irão agir. Então, uma pequena quantidade aplicada no local alvo terá uma forte ação, e quando absorvida e distribuída no resto do organismo, haverá diluição e os possíveis efeitos colaterais serão diminuídos. Os medicamentos usados em mesoterapia são lipolíticos, ou seja, destroem a gordura do tecido.

Leia também:

Fonte: Dra. Carolina Marçon – dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia

Via Time Comunicação


Publicação: 27 de novembro de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
IKAT 3C
Ikat é a estampa fashion do Verão 2013

O estilo étnico tem inspiração na Indonésia e surge em bolsas, calçados e roupas da Passarela.com, permitindo criar os looks...

Fechar