Cosméticos Naturais são tendência – Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passoCosméticos naturais: tendência que reflete na indústria da beleza

Ao final da temporada de moda internacional, nós já havíamos comentado por aqui que a beleza natural reinou absoluta nas passarelas. Peles com pouca (ou nenhuma) cobertura, manchinhas aparentes e um aspecto coradinho de saúde são as principais pedidas para o verão 2018, que traduzem o reflexo de uma sociedade que busca, cada vez mais, se reconectar com a natureza.

Na indústria cosmética, a tendência reflete em um mercado crescente de produtos orgânicos, veganos e naturais. De acordo com levantamento mais recente da Euromonitor International, só no Brasil a produção de artigos nesse nicho cresceu 7,4% entre os anos de 2010 e 2012.

Essa necessidade emergente de conexão com a natureza já havia sido apontada, pela WGSN, como uma das principais tendências de comportamento e consumo para os próximos anos, especialmente na Geração Z.  As escolhas ainda vão muito além das prateleiras: em um estudo conduzido pela SONAR, descobriu-se que 46%  dos jovens nascidos no Reino Unido  entre os anos 2000 utilizam produtos alimentícios orgânicos para fazer tratamentos de beleza caseiros. O número chega a 60% nos Estados Unidos, e a principal motivação está na crença de que os ingredientes de cultivo próprio são mais naturais do que os produtos nas lojas.

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

A alta na procura pelos cosméticos naturais demonstra uma crescente preocupação com a saúde e também com a natureza

 Cosméticos naturais, orgânicos e veganos – o que são

Estima-se que uma pessoa use, em média, cerca de 9 produtos cosméticos e de higiene pessoal por dia (entre pastas de dente, hidratantes, desodorantes, shampoos e maquiagem), que contém, juntos, cerca de 126 ingredientes químicos. Esses produtos levam componentes sintéticos, geralmente provenientes do petróleo e desenvolvidos quimicamente em laboratórios, muitos deles relacionados ao câncer e inúmeras outras doenças.  Já os cosméticos naturais prezam por ingredientes de fontes da natureza, sustentáveis, renováveis e que trazem benefícios à pele.

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo
A Lush Cosmetics já tem lojas no Brasil e trabalha com cosméticos naturais desde 1994

De acordo com o Referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da Ecocert, empresa certificadora com os parâmetros mais rígidos, para que um produto receba o selo de cosmético natural ele deve conter “no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos”. Pra ser orgânico, ele deve possuir “no mínimo 95% de matérias-primas certificadamente orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação”. E, por fim, para que um produto seja vegano, ele não deve possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais.

Para os que sofrem com alergias, os cosméticos naturais são uma ótima opção, pois fragrâncias e corantes sintéticos, bases, conservantes derivados do petróleo e outros ingredientes comprovadamente alergênicos e cancerígenos não são permitidos em sua formulação. No e-book gratuito Beleza Tóxica – saiba o que está por trás do seu cosmético, a jornalista Nyle Ferrari, do blog Lookaholic, traz dicas de como evitar ingredientes nocivos sem muito esforço, além de ensinar maneiras fáceis de cuidar da pele e dos cabelos de maneira mais segura.

Onde encontrar

Aqui no Brasil, há mais de 20 anos já temos empresas comprometidas e pioneiras na forma de pensar e produzir cosméticos e produtos de higiene, trabalhando com ingredientes eficientes providos pela própria natureza como óleos, argilas, minerais e extratos vegetais.

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Cosméticos naturais da Bioart

Com sede em Santa Catarina, a Bioart recebeu recentemente o prêmio Ecoera, da Vogue. Ainda em 2010, a fundadora da marca Soraia Zonta foi pioneira ao apresentar ao mercado nacional as primeiras maquiagens feitas à base de argila, minerais, tapioca e outros ativos naturais e orgânicos.  Para quem prefere comprar seus produtos diretamente na farmácia, a Granado/Phebo possui uma vasta linha de maquiagem vegana, incluindo os batons sem parabenos e muitos sem fragrâncias sintéticas.

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo
Phebo/Granado – Cosméticos naturais: tendência que reflete na indústria da beleza

 

E se você é apaixonada por maquiagem e não resiste a uma embalagem bonita, a recém chegada Baims promete fazer seu coração bater mais forte. Idealizada pela publicitária Luisa Baims Albrecht, a marca aposta em cosméticos veganos e livres de químicas nocivas, com a qualidade de gigantes como MAC, Nars e Benefit. A Baims é produzida na Alemanha e conta com os selos da Ecocert, Peta e The Vegan Society. Olha só quanta coisa linda:

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Cosméticos naturais da Baims (Foto: Danilo Gabriel/Lookaholic)

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Iluminador Warm & Glow da Baims (Foto: Danilo Gabriel/Lookaholic)

Cosméticos naturais – Faça você mesma

Para se aventurar no mundo dos cosméticos naturais, você nem precisa sair de casa. Basta uma ida até a cozinha para encontrar ingredientes mágicos, que possuem poderes incríveis para a pele e a saúde. Separamos algumas receitas infalíveis, muitas delas com cheirinho de conselho de vovó, para simplificar a rotina da beleza e te deixar cada vez mais próxima da natureza. Anota aí:

Esfoliante para lábios

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Ingredientes: 1 gota de óleo essencial de hortelã (ou o cheirinho que você preferir, também pode omitir da receita sem problemas); 1 colher de chá de mel ou de óleo de coco; 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou refinado; 1 potinho para guardar seu esfoliante.

Modo de preparo: misture os ingredientes delicadamente e guarde-os no potinho. Para fazer com que o esfoliante dure mais tempo, guarde-o na geladeira. Aplique o esfoliante com movimentos suaves e enxague em seguida.

Tônico facial de camomila e vinagre de maçã

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Ingredientes: Chá concentrado de camomila (em média duas colheres ou dois sachês para uma xícara de 200 ml de água) e vinagre de maçã.

Modo de preparo: Faça o chá e guarde-o na geladeira. No momento da aplicação (pode ser depois do banho),  misture o chá a um pouco de vinagre de maçã, em uma proporção de 9/10 de chá para 1/10 de vinagre. Aplique no rosto com um pedaço de algodão.

Peeling clareador vegano e caseiro

Cosméticos Naturais são tendência   Saiba onde encontrar e como fazer o seu com receitas e passo a passo

Ingredientes: 1/2 colher de sopa de cúrcuma em pó; 1/2 colher de sopa de suco de limão; algumas gotas de azeite de oliva de boa qualidade.

Modo de preparo: misture os ingredientes, dosando o azeite de modo que o creme não fique nem muito líquido, nem muito pastoso. Aplique no rosto e no pescoço, evitando a área dos olhos, e deixe agir de 5 a 10 minutos. O limão é naturalmente ácido, então a máscara pode arder um pouco, sendo ideal que você preste atenção na reação da sua pele e remova assim que causar incômodo. Prefira aplicá-la a noite e lave bem o rosto após o uso, evite a exposição direta ao sol e não esqueça do protetor solar. Essa receita é ideal para todos os tipos de pele, porém não deve ser aplicada sobre machucados ou lesões, ok?

 

 

 

Publicação: 20 de outubro de 2016

AUTOR

Francieli é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
trompe-loeil-trend
O efeito Trompe L’oeil – Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

Derivada do francês, a expressão Trompe-l’oeil significa, literalmente, “engana o olho”. Trata-se de uma técnica artística que usa truques de...

Fechar