Cuidados com a pele durante o verão

Cuidados com a pele durante o verão

A estação mais quente do ano, e também a mais aguardada por muitos, requer cuidados redobrados com a pele. A exposição ao sol é a principal causa do envelhecimento e do câncer de pele. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, todo ano cerca de 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele. No grupo de maior risco estão as pessoas com pele clara, sardas e quem tem familiares com a doença no histórico.

É preciso cuidar da pele desde cedo. Os dermatologistas recomendam o uso de filtro solar a partir dos seis meses de idade – o mercado de beleza oferece diversos produtos desenvolvidos especialmente para as crianças. É importante frisar que os cuidados devem começar o quanto antes e precisam ser contínuos, já que os danos causados pela radiação é cumulativo: manchas, pintas, envelhecimento e até mesmo o câncer de pele só vão se manifestar alguns anos depois.

Filtro solar é indispensável no corpo todo, especialmente no rosto, onde o fator de proteção deve ser maior. O câncer de pele ocorre com maior incidência no rosto – por isso é tão importante o uso de bonés, chapéus, viseiras e até mesmo lenços. Alguns desses acessórios já são vendidos com proteção solar.

Lábios e orelhas também devem ser protegidos com filtro solar. Dê uma atenção especial às cicatrizes – quando recentes, podem ficar escuras com a exposição ao sol. Cuidado com os dias nublados: até 60% da radiação solar consegue atravessar as nuvens, então não dispense o protetor.

Cuidados com a pele durante o verão
Foto: Metrópole

Por conta da maior quantidade de melanina, as pessoas de pele negra têm uma maior proteção natural da pele, mas também precisam do filtro solar. Para elas o câncer de pele é menos frequente, mas quando acontece é ainda mais grave por conta do diagnóstico tardio.

Reforce a proteção da pele com a alimentação: os carotenóides retém a radiação ultravioleta e são encontrados em frutas e legumes de cor vermelha ou alaranjada, como cenoura, beterraba, abóbora, mamão e maçã. Os líquidos também são importantes: beba bastante água, sucos, chás gelados e água de côco.

Cuidados especiais com o rosto no verão

A limpeza da pele durante o verão é importantíssima, já que o sol e o calor obstruem os poros, causando cravos e espinhas. Invista nas máscaras faciais, tônicos e esfoliantes leves, que eliminam as impurezas, evitam manchas e impedem a ação dos radicais livres. Atenção para quem usa ácido ou faz peeling: suspenda o uso pelo menos 15 dias antes da exposição ao sol para não ficar com manchas na pele.

Não esqueça da hidratação – sol forte causa desidratação e envelhece a pele. Uma boa hidratação é fundamental para evitar esses danos. Para quem tem a pele oleosa, a dica é usar cremes à base de ureia para repor a umidade. Peles muito claras devem investir nos cremes com vitamina C, que ajudam a evitar e diminuir as manchas.

Cuidados com a pele durante o verão
Foto: Sempre Tops

Foto de abertura: Cálcio Osteo D Fin

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 5 de janeiro de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
david beckham h&m 02
David Beckham lança linha de roupas íntimas masculinas em parceria com a H&M

David Beckham já tinha anunciado uma linha de roupas íntimas masculinas em parceria com a H&M. Agora o jogador divulga...

Fechar