Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos

Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos

Manter o cabelo saudável não é apenas um cuidado com a beleza – é uma questão de saúde. “Hoje a mulher está muito consciente de que não vale mais a beleza a qualquer preço. É a beleza com segurança e com saúde. Ela está consciente de que não é só importante escolher a tintura que vai ser colocada no cabelo, mas o processo de descoloração”, disse Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia, no relançamento da linha Blondor, da Wella.

A especialista lembra que toda a descoloração é agressiva, pois desestrutura a melanina do cabelo. Para colocar uma cor, é necessário retirar a melanina do fio e essa primeira etapa do processo oxidativo é extremamente importante. “Ninguém põe um vestido Chanel por cima de um corpo sujo”, brincou Sonia. É preciso fazer esse processo de decapagem da cor de uma forma extremamente tecnológica.

Sonia enfatizou que a finalização do cabelo deve ser diária. “Não se esqueçam que a gente está num país tropical com uma alta insolação. Nós somos um país campeão de câncer de pele no mundo. Ter um cabelo com a fibra totalmente homogênea é uma capa de proteção natural ao couro cabeludo, que é pele”.

A engenheira química destacou que o câncer que mais mata no Brasil é o câncer de mama. Em segundo lugar está o câncer de pele no couro cabeludo. “Cuidar do cabelo é questão de saúde. Toda a parte de finalização, de cuidado com a temperatura, alimentação é crucial, a gente precisa fazer a nossa parte. Não podemos esquecer que a gente fez um tratamento altamente alcalino no cabelo, então é preciso arrastar o pH do cabelo para a faixa do ácido para que ele tenha condicionamento, brilho, maleabilidade”.

Cada um precisa fazer a sua parte para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo. Sonia listou alguns cuidados essenciais, como hidratações periódicas, alimentação e atenção também à água usada para lavar o cabelo. “É uma bobagem muito grande lavar o cabelo com água mineral, é tudo que o cabelo não quer, os minerais atrapalham a coloração”.

Fique longe da Escova Progressiva

Muitas mulheres que colorem o cabelo têm dúvidas sobre a escova progressiva. Para a Wella não existe um “acordo” em relação a esse procedimento, como explicou AJ Medeiros, gerente de educação da Wella Professionals.

“Primeiro porque nós cuidamos muito da saúde das pessoas, principalmente dos nossos clientes, que são os profissionais da área. Segundo que nós sempre proporcionamos produtos para que a consumidora consiga variar os looks e tenha uma versatilidade com o cabelo. Quando você trabalha com a progressiva, automaticamente você está encapando o fio e acaba sofrendo uma impossibilidade de mudanças e alterações de cores”, disse AJ.

Sonia Corazza lembrou também que são dois tipos de danos aos cabelos e ao couro cabeludo. “O cabelo já está danificado, não tem como reverter o dano feito pela escova progressiva, isso é impossível, você tirou matéria do fio. O que você deve resguardar agora é o couro cabeludo contra reações de sensibilização. É ideal que a pessoa aguarde quinze dias para fazer outro tratamento, mas os profissionais vão sempre aconselhar a não fazer escova progressiva”, alertou.

Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos

Sonia Corazza

Sonia Corazza é engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem mais de 35 anos de experiência no mercado de cosméticos, nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento.

A especialista é pesquisadora científica e atua como assessora técnica de renomadas empresas no setor. Autora de diversos livros, como a obra Beleza Inteligente, Aromacologia e Mais Jovem a cada dia, entre outros, Sonia é conhecida pelo desenvolvimento de diversos trabalhos inovadores na indústria de cosméticos.

Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos

Publicação: 7 de abril de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
blugirl-spring-summer-2011-beachwear-lookbook
Moda praia para esquentar Verão 2012

O verão 2012 promete ser quente, feminino e sensual. A moda praia vem em cores vibrantes, desenhos clássicos e estampas...

Fechar