Natura e Marcos Costa em Aula de Auto-Maquiagem

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem
Imagem do site de Marcos Costa

Saímos apressadas do metrô. Uma pergunta aqui, uma informação ali e logo chegamos à Casa Natura. Através da porta de vidro podíamos ver  paredes forradas de variados tipos de frascos cada um com uma cor, textura e aroma que se espalhava por toda sala. À medida que caminhava pelo corredor, sentia os diferentes perfumes. Apesar de estar andando, não conseguia olhar muito tempo para o caminho, pois o conjunto de produtos, luzes e fragrâncias me distraia e deslumbrava.

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem
Imagem da entrada da Casa Natura

Imaginei que o evento, uma aula de auto maquiagem , fosse uma palestra à meia luz e que, portanto, ninguém notaria meu visual caprichado (lápis preto pós metrô, num dia de calor). Ao contrário do que pensei, a sala onde aconteceu a aula comandada pelo maquiador Marcos Costa era bem iluminada. Havia cinco mesas redondas cada uma com quatro mulheres, quatro espelhos e quatro caixas.

caixinha de surpresas? Não, Caixa de Surpresas!

Para minha grande satisfação e alegria, dentro das caixas que estavam em cima da mesa, havia um kit de produtos Natura para que pudéssemos acompanhar a aula testando as maquiagens e efeitos em nós mesmas. O mais impressionante, além de descobrir que é possível aprender a fazer um make bonito, é que a caixa era um presente para as pasrticipantes do evento.

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem

A aula já havia começado: primeiro passo: “Qual é a cor da sua base e como você deve aplicá-la”.

Foi ótimo ter começado por essa etapa, que além de ser a primeira na produção do make up, para mim é a mais desconhecida. Marcos explicou que a maioria das brasileiras, e todas aquelas que tiverem pele morena/amarela, devem usar base de tom médio com toque rosado. Para as negras e brancas há variações um pouco mais específicas que podem ser escolhidas através de um teste. Veja como fazer no site da Capricho. O maquiador ressalta que a base deve ser quase transparente, pois assim valoriza a pele – “Não é Photoshop, é maquiagem” – diz enquanto aplica a base da natura em uma das alunas. Para dar um efeito iluminado, é importante lembrar de passar base no canto interno dos olhos.

A Aplicação da Base:

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem
O maquiador Marcos Costa aplicando a base
Imagem do site Natura

Nas costas de uma das mãos coloque um pouco de base. Suje as pontas de três dedos no produto e aplique no rosto com leves batidinhas, assim o efeito de absorção é maior e mais prolongado do que se esfregássemos. Segundo Marcos, a base é uma etapa muito importante, pois garante uma melhor fixação do make.

Movimento das mãos na maquiagem:
Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem

Marcos sugeriu que as participantes escolhessem um tipo de maquiagem. O look eleito foi o olho preto. Enquanto ensinava a fazer-lo passo a passo mostrou que é possível usar uma maquiagem mais carregada mesmo durante o dia. É como se não existisse hora ou lugar que determine as cores e formas da maquiagem, mas sim a atitude e segurança de quem a usar. Por exemplo, às vezes passamos só um pouquinho de blush, ninguém nota, mas você sabe que está corada e isso nos traz segurança. Pode parecer exagero, mas não deixa de ser verdade, prova disso foi a reação das participantes, que rindo, se identificaram com os pequenos detalhes que nos fazem tão grandes.

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem
Imagem do site Capricho

Para fazer o olho preto
O resultado final nos faz imaginar que apenas uma bolsa não será suficiente para transportar os produtos para retoques. Mas Marcos surpreende ao listar apenas três indispensáveis:

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem
Veja o passo a passo no site Marcos Costa

E se borrar?

Veja uma dica muito legal: ao invés de usar o demaquilante, passe um pouquinho de base em cima da área borrada. O processo é mais prático e o resultado melhor.

Outra dica:
Em tom cômico Marcos imagina uma mulher na sexta feira após uma semana de muito trabalho e pouco sono e descreve detalhadamente seu aspecto físico. A tentativa mais comum para disfarçar o rosto cansado é abusar de cores claras, muito corretivo e base. Ao contrário do que a maioria das mulheres faz, a dica é apostar no preto. Por um momento todas na sala fizeram uma expressão de dúvida, mas Marcos explicou tudo. As cores claras, (assim como nas roupas), aumentam os olhos inchados de sono, já o preto e o marrom, disfarçam.

Olhos pequenos

Através de uma maquiagem simples os olhos menores podem realmente se destacar. Veja como os olhos chamam atenção depois do make.

Delineador

Para algumas, só mais uma simples etapa resolvida em alguns segundos. Para a maioria, uma dificuldade que quase sempre resulta em riscos, borrões e assimetria. O efeito causado pelo delineador dá um toque especial na maquiagem, proporciona efeitos no olhar e dura mais do que o lápis; “problema” mesmo é aplicar. Para facilitar a aplicação o maquiador sugere: “aponte o queixo em direção ao espelho e olhe para baixo. Comece o traço do meio do olho e de dentro para fora. Depois, faça um traço do canto interno dos olhos até a metade e finalize, se quiser, com prolongações nos cantos externos dos olhos”. Se borrar a dica é a mesmo do lápis: retoque com base ou corretivo.

Natura e Marcos Costa em Aula de Auto Maquiagem
Imagem do site Gloss

“Maquiagem é um universo que não pára” diz Marcos que incentiva a criatividade na aplicação dos produtos, (batom como blush), nas cores, (vibrantes), nas misturas, (gloss com batom, sombra em pó com sombra em creme).

Por Maria Zelada

Veja também Aprendendo sobre Maquiagem com a Natura

Natura

Marcos Costa

Publicação: 20 de outubro de 2009

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
composicao-toyart-de-prata-950-com-banho-de-ouro-branco-varal-carioquez
Toy Art Fashion – Jóias da Carioquez

Uma diversão ou puro consumismo? O toy art virou um fenômeno da arte contemporânea. Os "brinquedinhos" viraram moda entre os...

Fechar