Salão do Automóvel 2016 – Balanço Geral

Salão do Automóvel 2016   Balanço Geral

O Salão do automóvel tem o metro quadrado mais admirado do país, isto porque ali estão expostas as maiores expectativas dos consumidores e amantes de carros. Ficamos boquiabertos com alguns dos protótipos mais inimagináveis – provavelmente nunca estarão nas ruas – mas que são uma lição de design e devem ser também um grande desafio para a indústria executar, usando materiais e fontes energéticas alternativas.

Que caras serão esses que conseguem este desenho com tamanha ousadia? Se os Jetsons estivessem lá, ficariam maravilhados com as peças que são muuuito mais bonitas que seus carros do futuro no desenho animado. A série os Jetsons começou em 1962 e depois foi relançada pela Hanna-Barbera em 1984, eu adorava aquilo. Na série os carros voavam, em 2016 parece que é só isso que falta para alcançarmos a ficção.

A Ford que acompanhamos durante todo o ano: em lançamentos, visitação à fábrica, conversas com designers, experimentamos a tecnologia híbrida (com o Fusion), estavam lá com todas as apostas da companhia, mas o que faz um salão do automóvel ser “o Salão do Automóvel” são os esportivos. O Ford Mustang Shelby deve ser comercializado por aqui em 2017 – uma lenda. O Ford GT um superesportivo amarelo que é um escândalo, até então a máquina mais avançada produzida pela empresa, a pick-up Ford F-150 Raptor, absurdamente bonita, tanto quanto grande, enorme, gigante…
Salão do Automóvel 2016   Balanço Geral
Ford GT – A Ford anunciou que vai lançar o Mustang no Brasil, um dos esportivos de maior sucesso mundial. A previsão é que a venda da linha no mercado brasileiro seja iniciada no último trimestre de 2017, com entrega das primeiras unidades no começo de 2018. A Ford também expõe no Salão do Automóvel de São Paulo os novos modelos da marca, incluindo o Fusion 2017 nas versões EcoBoost e Hybrid, além de apresentar o Ka Trail, versão especial que chega ao mercado no próximo ano

 Carros são mesmo coisa de menino, é bem possível que você encontre garotos fotografando os bólidos com seus celulares. “Pai por que não temos um deste?” – mas os pais pouco criativos tem sempre uma resposta bem chata, você pode imaginar qual seja. Neste salão a Peugeot veio mostrar suas boas novas: Captur, Koleos e Kwid que são SUV´s. A aposta parece ser vencedora.

Salão do Automóvel 2016   Balanço Geral
Captur – Salão do Automóvel São Paulo 2016
Renault Twizy – elétrico, fininho, são dois lugares: um na frente e outro atrás. Parece um brinquedo e é também uma proposta de solução no trânsito e na mobilidade, afinal, a maioria dos veículos circulam com 1 ou 2 tripulantes, não é? Ah! Ele é elétrico – uma realidade no Salão são os veículos elétricos. Será que um dia você terá um para chamar de seu?
  Renault Twizy – Salão do Automóvel 2016

Outro lançamento realizado no Salão é a Creta, um SUV da Hyundai que terá motores 1.6 de 130 cavalos e 2.0 de 166 cv. Há câmbio manual (para o 1.6) e automático, sempre de 6 marchas. Teve ainda um lançamento que deve ser sucesso: a nova Tucson que ficou muito bacana.
 Hyundai Creta e a nova Tucson. Imagens via G1
a Honda mostrou o inovador Clarity Fuel Cel, seu carro movido por meio de célula de combustível de hidrogênio (FCV). Atualmente, o sedã é vendido apenas no mercado japonês. É o primeiro sedan de cinco passageiros que adota esse tipo de tecnologia de abastecimento classificado como carro mais eficaz entre os veículos de emissão zero, sendo abastecido em cerca de três minutos.
 Salão do Automóvel 2016   Balanço GeralOs fãs da Stock Car ainda puderam ver de perto um item histórico: Opala Stock Car campeão de 1986 com o goiano Marcos Gracia, uma das atrações da 20ª edição do Capacete de Ouro, evento que premeia os melhores pilotos da temporada 2016 e que, pela primeira vez, foi realizado dentro do Salão do Automóvel de São Paulo.

Salão do Automóvel 2016   Balanço Geral
Tinha também um “Espaço dos Sonhos” em que estão expostos alguns exemplares de carrões, inclusive um Tesla!
O Tesla Model S é o principal carro elétrico da montadora norte-americana. Os veículos ficaram em um espaço reservado a veículos como clássicos e superesportivos. Chefiada por Elon Musk, um dos criadores do PayPal, a empresa ganhou fama na internet e pelo modelo de negócios incomum para uma montadora: os carros só são vendidos pelo site da Tesla, que não possui concessionárias. A marca ainda não está presente no Brasil, mas anunciou que pretende começar as vendas no país com o Model 3, que começará a ser fabricado em 2017 e deve ser um carro elétrico “popular”. (Leia mais aqui.)
Salão do Automóvel 2016   Balanço Geral

Pena que neste rastro de sofrência que o país tem vivido neste 2015/16 em que a indústria automotiva sofreu um tantão com queda nas vendas, deixou o Salão 2016 sem os Aston Martin, Lamborghinis, Bentleys, Ferraris, Bugattis, entre outras… Buáááá…

Mesmo com os desfalques valeu a visita!
Por Vinícius Moura(@primovini)

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Publicação: 17 de novembro de 2016

AUTOR

Vinicius é empresário do setor de auto-peças.

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Moda Homem: Modelagem Oversized chega de vez ao armário masculino – Tendências

O oversized, que já está rolando há algumas temporadas,  agora parece ter tomado de vez as ruas e reflete também...

Fechar