Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil

Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil

Com mais de 600 anos de tradição, marca ícone belga realiza competição global para escolha do melhor tirador de chope. Sede de uma etapa regional, Brasil conta com a participação de 21 bares de São Paulo, Campinas, Araraquara Belo Horizonte, Blumenau, Florianópolis, Ribeirão Preto e Porto Alegre. Vencedor vai participar da final mundial na Argentina com competidores de 28 países

A sofisticação e tradição premium de Stella Artois são celebradas em todo o mundo. Para atender aos paladares mais exigentes, a marca, que possui mais de 600 anos de história, desenvolveu o World Draught Masters, um dos principais campeonatos de tiradores de chope global, que acontece pelo 15º ano e reconhece o melhor ritual de servir o Chopp Stella Artois. A final da etapa brasileira, que conta com a participação de 21 bares de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acontecerá no dia 3 de outubro, no Bourbon Street, em São Paulo. O vencedor disputará o campeonato mundial em Buenos Aires, no dia 26 de outubro, com competidores de 28 países. Se ganhar, o candidato se torna embaixador do World Draught Masters 2011 e vai percorrer diversos países difundindo o ritual dos nove passos do Chopp Stella Artois.

Para escolher o vencedor da etapa Brasil do World Draught Masters, os tiradores de chope serão avaliados por uma comissão julgadora que vai levar em conta se os nove passos dos rituais de servir o Chopp Stella Artois foram seguidos à risca. Além do respeito ao ritual, habilidade, destreza e simpatia são critérios também levados em conta. A decisão da etapa brasileira contará no júri com o norte-americano Chris Meyers, atual campeão do WDM, que vem percorrendo diversos países como embaixador do World Draught Masters. Em sua trajetória, passagens por China, Austrália, Bélgica, Inglaterra, Nova Zelândia, Ucrânia, Irlanda, Canadá, EUA e Argentina.

Os bares brasileiros participantes da etapa foram selecionados pela Real Academia do Chopp (RAC), criada pela Ambev em 2001, com o objetivo de treinar funcionários e proprietários de bares para conservar, manipular e servir a bebida dentro dos melhores padrões de qualidade.

O vencedor da etapa Brasil do World Draught Masters vai receber a viagem e hospedagem para Buenos Aires para disputar o mundial. Além do tirador de chope, o dono do estabelecimento premiado também acompanha o profissional na viagem.

No dia 26 de outubro, o público vai poder acompanhar a disputa global do WDM 2011, por meio do site: www.stellaartois.com/WDM2011.

Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no BrasilStella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil

Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil

Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil

Bares Participantes etapa nacional World Draught Masters

Stella Artois promove etapa nacional do 15º World Draught Masters no Brasil

Nove passos para tirar o Chopp Stella Artois

1.    O Cálice

O cálice foi criado para garantir a qualidade de Stella Artois em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição de Stella Artois em todo o mundo.

2.     A Purificação

É preciso ter certeza de que o cálice está limpo, livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Por isto, é importante usar um ótimo detergente neutro e deixar o cálice secar naturalmente. Antes de receber o líquido, o cálice de Stella Artois deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.

3.     O Sacrifício

O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que Stella Artois esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.

4.    A Alquimia

Quando for servir Stella Artois, o chopeiro deve inclinar o cálice á um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.

5.    A Coroação

Um chope de qualidade de Stella Artois merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.

6.    A Reverência

O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que caiam respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da Stella Artois.

7.    A Guilhotina

Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial de Stella Artois, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada num outro copo, com água limpa.

8.    A Regra Inviolável

É fundamental para garantir o sabor e o aroma de Stellla Artois. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3 cm.

9.     A Premiação

Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a sua obra prima, deseje “Saúde!”.

A disputa internacional – World Draught Masters

Realizado desde 1997, o campeonato Stella Artois World Draught Masters reúne, anualmente, os melhores tiradores de Chopp Stella Artois dos cinco continentes. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de Chopp Stella Artois que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita. O campeão da disputa se torna embaixador do World Draught Masters e percorrerá o mundo apresentando o ritual dos nove passos de Stella Artois. Além disso, será presenteado com uma viagem para o destino que escolher. Para os segundo e terceiro lugares, o prêmio é uma viagem para qualquer lugar da Europa. O campeonato, que já aconteceu em Leuven, na Bélgica, em Nova York, nos EUA e em Londres, na Inglaterra, vai ser realizado, este ano, em Buenos Aires (Argentina). Em 2010, o vencedor do World Draught Masters foi Chris Meyers, dos EUA.

Sobre Stella Artois

Stella Artois acumula tradição há mais de 600 anos, sendo que os primeiros relatos relacionados à história da Stella Artois datam de 1366, quando a cervejaria Den Hoorn se instalou na cidade de Leuven, na Bélgica. Em 1425 foi fundada na cidade a Universidade de Leuven, que ficou conhecida por suas descobertas envolvendo novas fórmulas de cervejas. Já em 1717, Sebastian Artois, um dos melhores mestres-cervejeiros de Leuven, comprou a cervejaria de Den Hoorn e a nomeou Artois.

Finalmente em 1926, a Cervejaria Artois decidiu desenvolver uma cerveja especial para celebrar o período natalino. Quando o produto ficou pronto, surpreendeu por sua extrema claridade e por este motivo foi chamada de Stella (“estrela” em latim). Stella Artois é, atualmente, conhecida como a “Cerveja da terra da cerveja”. Tornou-se assim a clássica cerveja.

Para saber mais sobre Ambev, acesse o site: www.ambev.com.br

Para saber mais sobre Stella Artois – World Draught Masters, acesse o site: www.stellaartois.com/WDM2011

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Publicação: 3 de outubro de 2011

Tudo sobre: , , ,

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
topo seestiver
Livro ‘Se estiver ovulando não vá ao shopping’ – esclarecedor, divertido e dedicado às mulheres

Com o crescente aumento das linhas de crédito, o poder aquisitivo dos brasileiros esta cada vez maior, principalmente da classe...

Fechar