TexPrima aprofunda os laços entre Arte e Moda com a exposição “Outras perspectivas”

TexPrima aprofunda os laços entre Arte e Moda com a exposição Outras perspectivas

A TexPrima, empresa têxtil do Grupo Promex, na vanguarda do mercado de moda, reforça ainda mais seu nível de excelência e modernidade, através de uma iniciativa inédita! Ela vai promover a exposição artística “Outras Perspectivas”, que acontecerá entre os dias 11 de janeiro e 27 de fevereiro de 2011 no endereço de sua sede, na Casa Verde, em São Paulo.

“Outras Perspectivas surgiu da vontade de articular a arte e as tendências de moda”, explica a curadora da exposição, Teresa Berlinck. A partir das tendências, isto é, das conexões de correntes que influenciam a moda, as artes, a arquitetura, a beleza e o design, captadas pela empresa e que norteia suas coleções têxteis Berlinck buscou cinco artistas plásticos que traduziram idéias que nos remetem a reflexões várias.

Os trabalhos de Estela Sokol, Fernando Limberger, Julia Kater, Laura Gorski e Rosângela Dorazio foram elaborados especialmente para esse projeto, depois de desenvolvido o espaço cênico e serão apresentados num imenso espaço aberto, criado pelo arquiteto Nahum H. Levin, que convida o visitante a fazer uma espécie de circuito, definido por uma passarela que atravessa tubos de concreto dentro das quais se encontram algumas das obras. Pontos de fuga permitem ao visitante visualizar outros trabalhos, desafiando-o à reflexão.

Assim Rosângela Dorazio trouxe imagens de Lambe-Lambe originadas da memória de uma jabuticabeira, nos remetendo a histórias de sua infância. Colocadas dentro de um dos tubos permite uma visualização diferente.

Já Julia Kater trabalha a imagem por trás das aparências através de vazamentos em montagens de fotos e sobreposições, numa linguagem um tanto poética.

Fernando Limberger tem como característica intervenções em jardins. Aqui, uma esfera de areia em que cactus redondos retratam os extremos opostos. A obra foi nomeada “Círculo do Amor”.

Através de sobreposições de desenhos uma impressão em tecido, utilizando para tal a tecnologia da Prima Digital. É que a obra de Laura Gorski ficará numa parede externa, visualizada como ponto de fuga e passível de várias leituras.

Estela Sokol trabalha com as formas e cores, através de refrações luminosas, sendo que a luz ganha conotações esculturais. O tubo de concreto será enterrado no chão de onde as cores explodirão.

Formas, cores, reflexos de luz, reinterpretação de lembranças e da paisagem urbana e da natureza revelam pontos de vista diferentes, provocativos, que incitam o visitante propondo novos significados, de acordo com a experiência pessoal de cada um.

“Resolvemos transcender o lugar comum em termos de moda, unindo a arte ao fashion e mostrando que culturalmente ambos oferecem pontos de intersecção, que podem ser interpretados de forma diferente por cada um em particular”, falou a gerente/feminino TexPrima, Paula Cimino. De acordo com o diretor da divisão têxtil do Grupo Promex, Isaac Chehaibar, pensamos apenas na realização do projeto e sua importância, prescindindo no momento inclusive de incentivos fiscais como aqueles da Lei Rouanet.

O espaço contará ainda com um lounge de apoio com distribuição de garrafinhas de água personalizadas. Vale lembrar que a exposição é gratuita e aberta ao público.

Sobre a marca
A TexPrima, pertencente ao Grupo Promex,  já atua no mercado há 20 anos. Seus tecidos são reconhecidos graças à qualidade, sofisticação e inovação, agregando um grande trabalho de criação e pesquisa de tendências de moda. As coleções são criadas com base em um amplo estudo das tendências mundiais e traduzidas para o mercado brasileiro originando linhas de tecidos exclusivos e sintonizados com a moda. Empresa ágil e rápida no lançamento constante de novos tecidos, é o endereço certo para os fashionistas. Outra empresa do mesmo grupo, pioneira no ramo de estamparia digital e com maquinário de última geração, a Prima Digital alcançou o reconhecimento do mercado de confecções no país, na prestação de serviços de estamparia digital. Hoje, com sede própria, dobrou sua capacidade de produção e inaugurou os serviços de tinturaria de tecido. A mais nova marca da Promex é a Pétalas – de tecidos nobres para noivas e festas – que atinge um novo segmento do mercado de luxo e já é reconhecida como referência nesse setor que prioriza a excelência e a sofisticação.

Por Lais Pearson

TexPrima aprofunda os laços entre Arte e Moda com a exposição Outras perspectivas

TexPrima aprofunda os laços entre Arte e Moda com a exposição Outras perspectivas

TexPrima aprofunda os laços entre Arte e Moda com a exposição Outras perspectivas

TexPrima aprofunda os laços entre Arte e Moda com a exposição Outras perspectivas

Serviço

Exposição Outras Perspectivas – TexPrima

Data: de 11 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011

Endereço: Rua Candarai, 589 – Casa Verde

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto aos sábados.

Curadoria: Teresa Berlinck

Realização e Produção : Calina Projetos Culturais e Sociais

Arquitetura e Montagem: NA1 Arquitetura

Via Lilica Mattos

Publicação: 7 de janeiro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Le Lis Blanc aposta no College para outono/inverno 2011

Com algumas referências britânicas, a Le Lis Blanc apresenta a coleção preview Outono/Inverno 2011 sustentada na tendência College com alusões...

Fechar