Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável? Confira o perfil no Instagram de 5 marcas preocupadas com sustentabilidade.

Uma das minhas missões como consultora de estilo é ensinar as minhas clientes a consumir melhor e muito mais que ensinar a comprar bem, eu ensino a olhar as informações na etiqueta (composição da peça, onde foi fabricada, como é a manutenção da peça, etc) e falo sobre consumo consciente, pensando na saúde financeira da cliente e na saúde do planeta.

A moda agora é consumir menos. E pensando nisso, a Box 1824 (empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo) propõe uma lista de questões que devemos nos fazer antes de cada compra:

  • Eu preciso disso? – Lembrando que precisar é bem diferente de querer!
  • Posso pagar por isso? – Vai se sacrificar para ter essa peça ou comprometer o seu orçamento?
  • Estou comprando para afirmar minha personalidade? – Sabe aquelas compras que a gente acredita que vai nos dar algum status?
  • Sei de onde veio e pra onde vai? – É importante saber se o material é orgânico, se é ecofriendly (com aquele selo verde), se a empresa tem histórico de trabalho escravo.
  • Estou sendo iludida pela propaganda? – Você está comprando uma roupa ou a imagem da mulher sexy e poderosa do comercial da marca?
  • Esta compra prejudica o planeta? – Existe uma série de marcas preocupadas com a sustentabilidade, e você pode fazer a sua parte também, ao comprar dessas lojas ao invés de marcas com produção duvidosa.
  • Quantas compras como essa o planeta suporta? – Um estudo mostrou que se todo mundo consumir como um estadunidense médio, a gente precisaria de cinco planetas para suportar isso tudo!

Para quem quer começar a consumir marcas brasileiras preocupadas com sustentabilidade, pode começar por essa listinha:

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

  • Gioconda Clothing (@giocondaclothing ): Começou pensando em lingeries que não tivessem um apelo sexy ou romântico, fabricando peças de algodão com um design bacana, e depois passou a criar outras peças como blusas, quimonos e calças – e usando os retalhos para fazer as lingeries.

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

  • Insecta Shoes (@insectashoes ): Vegana, sustentável, artesanal, cheia de produtos exclusivos, criada e administrada por três mulheres!

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

  • Ttrappo (@ttrappo): Marca carioca que começou transformando peças garimpadas em brechós, e que agora também produz peças novas com tecidos recebidos pela marca como descarte têxtil.

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

  • Zerezes (@zerezes): Com o objetivo de produzir moda com baixo impacto ambiental, faz óculos de sol a partir de resíduos gerados no beneficiamento das madeiras redescobertas.

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

O objetivo do texto não é fazer propaganda de nenhuma marca, mas incentivar a mudança da forma como você pensa o consumo. A gente precisa fazer a nossa parte!

Gostou? Curta nossa página no Instagram: @fashionbubblesoficial

Por Priscila Citera

(Priscila Citera é consultora de estilo e Psicóloga e usa seus conhecimentos para unir duas paixões (Moda e Pessoas) e empoderar as mulheres, incentivando o autoconhecimento e falando de como se pode usar a forma como se veste a favor da autoestima!)

[email protected]

Vamos falar sobre consumo consciente e moda sustentável?

 

Publicação: 22 de abril de 2016

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Ensaio com Denise Pitta em Baile de máscaras do Fashion Bubbles

Em 2016, o Fashion Bubbles completa 10 anos de sua criação. O blog nasceu em 04 de janeiro de 2006...

Fechar