Entrevista com David Douek – O passo a passo do edifício sustentável

Entrevista com David Douek   O passo a passo do edifício sustentável

Redação AEC Web.

Sem receitas prévias ou fórmulas infalíveis, a construção sustentável exige a soma de conhecimentos das várias equipes que participam do projeto, incluindo aí o proprietário do empreendimento. São muitas as sutilezas e as reflexões para se chegar a um edifício de baixo impacto ambiental, com custo viável. Essa é a mensagem do consultor David Douek, diretor da OTEC – Otimização Energética para a Construção, nesta entrevista ao AECweb – um verdadeiro passo a passo da sustentabilidade na construção civil.

AECweb – Independente de certificação, é possível tornar um edifício mais sustentável com baixo investimento?
Douek – Durante o desenvolvimento do projeto arquitetônico, poderão ser incorporadas inúmeras estratégias de sustentabilidade, desde a mudança de orientação do edifício até a instalação de um complexo sistema de automação predial. Mas, a concepção inicial do projeto será um fator determinante no impacto dos custos relativos às questões de sustentabilidade. Na prática, isto significa que, se o projeto for concebido já com os conceitos de sustentabilidade pelas equipes envolvidas, a tendência é de solucionar as questões a um custo mais baixo do que, eventualmente, incorporar uma solução numa fase já avançada de trabalho.

AECweb – Essa premissa vale para tudo num projeto sustentável?
Douek – Essa matemática funciona particularmente bem quando as equipes de trabalho buscam soluções passivas para o conforto térmico e lumínico. Já no caso da implantação de estratégias, como a instalação de estações de tratamento de efluentes, recomenda-se analisar, não somente o investimento inicial, mas também o retorno do investimento referente à redução de consumo de água potável, para se ter uma correta avaliação do real custo da instalação no médio e longo prazo.

AECweb – A localização da obra é importante?
Douek – Precisamos considerar de forma diferenciada um edifício corporativo a ser instalado em São Paulo de uma residência unifamiliar no interior do estado. Itens como a qualidade do ar externo e o ruído, muitas vezes inviabilizam a inserção de critérios de projeto no edifício a ser construído na capital que poderiam ser perfeitamente bem utilizados em outra cidade. Assim, o projeto sustentável deve ser elaborado estudando-se as diversas alternativas possíveis, de forma a estabelecer a melhor relação custo x benefício.

Leia matéria completa no site AEC Web.

Entrevista com David Douek   O passo a passo do edifício sustentável

David Douek é arquiteto pela USP e administrador de empresas pelo Mackenzie, com especialização em Green Buildings pela Colorado State University, Fundador e Diretor da OTEC, consultoria em sustentabilidade e eficiência energética e certificação LEED.

A OTEC atua na orientação a novos empreendimentos e edifícios existentes que estejam em busca da aplicação dos conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, tem em seu carteira, clientes como a Coca Cola, o Banco Real e a escola Politécnica da USP.

Site de contato: www.otec.com.br

Publicação: 12 de maio de 2009

AUTOR

David Douek é arquiteto pela USP e administrador de empresas pelo Mackenzie, com especialização em Green Buildings pela Colorado State University, Fundador e Diretor da OTEC, consultoria em sustentabilidade e eficiência energética e certificação LEED. A OTEC atua na orientação a novos empreendimentos e edifícios existentes que estejam em busca da aplicação dos conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, tem em seu carteira, clientes como a Coca Cola, o Banco Real e a escola Politécnica da USP.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
fall-2009-fashion-week_articleimage
Acessórios: confira o que está em alta nesta estação

São poucas as pessoas que conseguem renovar o guarda-roupa a cada estação, haja dinheiro, disposição e armário! Então, como valorizar...

Fechar