O que entendo por moda

Eu entendo tão pouco que vou começar pelo que não entendo: cores, padrões, tendências, modelagens, culturas, costuras, aviamentos, reciclagens, apliques, modelos, luzes, glamour, brilho, etc, etc…E continuaria falando do que a moda quer traduzir…

Mas para mim, moda é mudança. Provoque mudanças, crie mudanças, faça mudanças, invente mudanças. Destrua e construa o novo, de novo, de novo e ininterruptamente.

A moda é um conselho. É uma voz de alguém que já experimentou de tudo, viajou por todos os lugares, leu todos os livros, viu todos os cenários, vestiu todas as cores, cruzou todos os mares. E para reduzir a uma única palavra toda esta vivência e ainda transformar a palavra em conselho para quem nunca viverá tão intensamente ele diria simplesmente: Mude!

É lógico que existe um “apetite” insaciável pelo novo. O novo de hoje devora o novo que foi ontem, rumina o amanhã e se renova. E o alimento para tal ser insaciável é um futuro que ainda não existe, é um futuro que se inventa pelas suas prováveis tendências. É moda que muda. E quando se pensa que é o bastante, que chegou a um fim, eis que ele se desmonta e de novo se reinventa.

Um dia deve ter sido namoro, atualmente estamos ficando. Cada geração tenta se reafirmar, mostrar-se mais nova, mais atual, mais contemporânea. Cada geração faz sua própria moda que acaba sendo consumida por um futuro ainda mais urgente, que chegará com a mesma necessidade de mudança.

Como se manter atualizado se a única coisa certa, é que o novo sempre vem?

A moda não se preocupa com isso, moda provoca novidade. Cria tudo de novo, e o novo curiosamente as vezes é o que aconteceu numa década passada, é como um suspiro até acontecer a próxima inspiração da moda. E por todo tempo a moda se faz nova sobre si mesma.

Aconteça o que acontecer o novo virá.

E o que eu aprendi com a moda é que não se pode parar, é proibido o estacionamento.

Aconteça o que acontecer, o novo virá. E a moda vai buscar o novo, criando de novo e fazendo mudança. E a voz daquele sujeito que rodou o mundo, que ouviu todos os sons, que provou todos os sabores lhe diria: Mude! Deixe sua vida na moda, desfaça, refaça e faça originalmente diferente!

Vinicius Moura – Amigo do blog

Publicação: 13 de junho de 2006

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
62365_dita_von_teese
Dita von Teese na festa do fundador da Playboy

    Mais fotos no Nosy Snoop

Fechar