A Onda Fitness em reflexão – Saúde publicitária do corpo?

A Onda Fitness em reflexão   Saúde publicitária do corpo?

Fitness é uma palavra de origem inglesa que significa “adequação ou aptidão a determinado propósito”. Seu significado mais utilizado é o de “estar em boa forma física” e normalmente o termo está associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento ou bem estar físico e mental.

O termo fitness é também traduzido por “aptidão”, um termo utilizado em Biologia para designar a capacidade de um organismo para sobreviver e reproduzir no seu meio, transmitindo o seu gene às gerações seguintes, aos seus descendentes.

Resumindo, ter um estilo de vida saudável virou moda. Fazer exercícios, cuidar da alimentação e principalmente compartilhar essa rotina de vida, passando dicas e ajudando outras pessoas a seguir este caminho. Passamos a correr, fazer dieta e claro, ainda compartilhamos com os amigos nossas vitórias no quesito saúde, essa é a Onda Fitness.

Onda Fitness – O que se busca de fato?

Procurando entender melhor este fenômeno que virou uma verdadeira febre na Internet, me deparei com reflexões em uma perspectiva totalmente inusitada do filósofo francês Jean Baudrillard, no livro Transparência do Mal, (não se assuste com o título). Para ele, “o que se busca hoje não é tanto a saúde, que é um estado de equilíbrio orgânico, mas um brilho efêmero, higiênico e publicitário do corpo – bem mais uma performance do que um estado ideal.”

“Em termos de moda e de aparência, esses movimentos buscam não tanto a beleza ou a sedução, e sim, o visual.

Visual é aquilo relativo à visão, obtido ou mantido através dela. O que é realizado apenas com o sentido da visão ou com sua ajuda, isto é, aquilo que é efeito de imagens mentais expressivas, imagens que atualmente se multiplicam por todos os cantos.”

Baudrillard explica ainda que cada um procura seu visual, imagético. Como já não é possível achar argumento na própria existência, só resta fazer um ato de aparência sem preocupação de ser, nem mesmo de ser olhado. Não se trata de “existo, estou aqui “, mais de:  “sou visível, sou  imagem –  visual, visual! “Não sou mais um perdido na multidão, totalmente invisível, sou especial, existo e tenho uma vida divertida, saudável, vejam só meu Instagram…”

Já nem é narcisismo, explica ele, é uma extroversão sem profundidade, um tipo de ingenuidade publicitária em que cada um torna-se  empresário da própria aparência.

A Onda Fitness em reflexão   Saúde publicitária do corpo?

“Não temos tempo de buscar uma identidade nos arquivos, na memória, nem num projeto ou no futuro. Precisamos de uma memória instantânea, de uma ligação imediata, espécie de identidade publicitária que possa acontecer no mesmo instante.”

Essa profusão de instantes são registradas exaustivamente nas redes sociais como Instagram e Facebook e os perfis mais seguidos transforma-se em referências de estilos de vida a serem seguidos. Viram inspiração.

Assim se prolifera nas redes sociais a Onda Fitness, com suas imagens de vida saudável e barrigas tanquinhos, mesmo que para consegui-las, nem sempre se use dos meios mais saudáveis…

Há uma preocupação excessiva com a aparência, como se esta não fosse efêmera, nos levando a dar mais importância ao parecer do que ao ser. Mais do que uma vida saudável, investimos muita energia em manter um corpo sarado e esquecemos de cultivar nossos valores internos, aqueles que servirão de lastro e que não se esvaem com o tempo…

As várias pressões da sociedade ocidental instam o indivíduo, sutilmente a buscar o significado da vida nas coisas externas, na objetividade, no consumo, na aparência… Mas, é na subjetividade ímpar, particular e não-duplicável de cada indivíduo que está seu verdadeiro valor.

É a consciência dessa unicidade e o autoconhecimento que constituem a verdadeira fonte de significados humanos. O que não é suscetível de uma abordagem objetiva, estatística, e tem sido sistematicamente rejeitada pelos construtores de nossa visão de mundo contemporânea.

Em vez de olharmos para dentro com consciência e buscarmos nossa essência, se auto observando, entendendo nossa história, olhamos para o outro, desejando e copiando o que achamos que os faz feliz….

A Onda Fitness em reflexão   Saúde publicitária do corpo?

Onda Fitness – Por outro lado…

Vivemos em uma sociedade capitalista, em que muitas vezes o desejo de lucro ultrapassa as barreiras da ética e no ramo da alimentação essas fronteiras ficaram bastante confusas. Alimentos comprovadamente nocivos, com enorme quantidade de componentes cancerígenos nos são oferecidos de forma sedutora em ótimas campanhas de marketing.

Sódio, gordura e quantidades monstruosas de açúcar são os principais ingredientes dos “deliciosos” petiscos servidos à nossas crianças, desenvolvendo desde cedo um certo “vício” para o excesso destas substâncias na alimentação.

O sedentarismo já é considerado como a doença do século e está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.

Somando a falta de exercício com alimentação errada e super calórica, o resultado é a elevação descontrolada dos níveis de obesidade de muitos países, causando doenças e mortes precoces.

A Moda é sempre feita de movimento e contra movimento. Quando um fenômeno explode de forma intensa, sempre tem uma razão de ser e traduz de forma implícita alguma angústia da sociedade. O que não é diferente com a Onda Fitness, que tem trazido mais consciência sobre  a alimentação e necessidade de se exercitar, aspectos que vem sendo negligenciados na vida contemporânea.

A Onda Fitness em reflexão   Saúde publicitária do corpo?

Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi) está entre as blogueiras fitness mais populares e ganhou notoriedade ao compartilhar nas suas redes sociais dicas saudáveis de alimentação, atividades físicas e estilo de vida. Fenômeno de seguidores no Instagram, a baiana abriu mão da carreira para investir na Internet, atualmente é uma das principais representantes da Onda Fitness. Veja também: Looks de academia – Inspire-se nas melhores produções das famosas na hora de malhar.

  • Confira mais artigos e entrevistas questionadores clique aqui, sobre o estilo de Vida Fitness aqui

Por Denise Pitta

 

Publicação: 14 de dezembro de 2017

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Retrospectiva 2017 – As transformações mais marcantes do ano no mundo da moda

Feminismo, sustentabilidade e personalização foram os conceitos que delinearam o ano - Retrospectiva 2017 Chegamos ao mês de dezembro e...

Fechar