Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas
Foto de Flickr

O Cheerleading é baseado nos movimentos da ginástica artística e da dança. As apresentações são cheias de acrobacias e saltos mortais.

O surgimento do esporte no Brasil está diretamente ligado ao surgimento da Liga Paulista de Futebol Americano, em 2001. Com a vinda dos jogos para São Paulo, surgiu a necessidade da criação de um órgão específico, responsável por treinar mais adequadamente as cheerleaders brasileiras.

União Brasileira de Cheerleaders, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo assistir os praticantes do esporte, bem como seus técnicos (coaches), também traz informações sobre o esporte no Brasil. A afiliaçao à UBC é gratuita. Para efetivá-la, é preciso que você tenha instituído, juridicamente ou não, um diretório regional em sua cidade ou estado.

Veja os diretórios que estão em operação no país.

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas
Cheerleaders do Santos F.C. WordPress

Vídeos com passo a passo de apresentações de Cheerleading

Cheerleading Dance Moves

Saiba mais sobre Cheerleading

O Cheerleading – ou Animação de Torcida, em português – é um esporte cuja origem remonta ao século XIX, mais precisamente em 1898. Na Universidade de Minnesota, o professor Thomas Peebles surgiu com a ideia de organizar um grupo de pessoas para animar os espectadores dos jogos que aconteciam no campus.

No começo, só os homens participavam dos grupos de cheerleading, que à época se chamavam “yell leader squad” (Esquadrão de Líderes de Grito). As mulheres só ingressaram no esporte no ano de 1923. Nos anos 60 a prática começou a se popularizar pelos Estados Unidos e não tardou a se tornar febre nacional. Em 1997 o canal esportivo ESPN começou a transmitir competições da modalidade, tornando-a ainda mais popular.

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas

Uniforme de cheerleader de 1906. Wikipedia

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas
Cheerleaders da Univ. Federal de São Carlos – UFSCar Comissão Paulista de Cheerleading

Em 2005 é criada a Cheer Comission, que atendia a necessidades de grupos isolados de animadores de torcida. A comissão cresceu e se tornou a Camissão Paulista de Cheerleading. Posteriormente, em 2008, é fundada a União Brasileira de Cheerleaders, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo assistir os praticantes do esporte, bem como seus técnicos (coaches).

No Brasil, alguns times de futebol, como Santos e Corinthians já contam com equipes próprias de cheerleading.

Leia mais sobre o assunto no Fashion Bubbles

Patriotas Cheer, Volta Redonda – RJ

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas

O evento de lançamento do grupo Cheerleaders Brasil em 2008

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas
Cheerleaders do Sport Club Corinthians Inatitude

Cheerleaders: vídeos, fotos e dicas
Cheerleader de Oklahoma. Insidesocal

Referências: Comissão Paulista de Cheerleading

Leia também Conhecidas no mundo todo, as líderes de torcidas chegam ao Brasil.

Publicação: 28 de janeiro de 2010

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
camisa-do-estilista
Do Estilista em liquidação!

A partir desta sexta feira (29/1) a loja da marca Do Estilista entra em liquidação. As peças fazem parte de...

Fechar