Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Betty Autier em poses para o blog “Le blog de Betty”

Na França, existem mais de 1 milhão de blogs ativos, muitos são blogs de garotas comuns que se tornaram famosas com suas escritas e fotos na web, e, por ser França, não é surpreendente que o tema mais constante seja sobre moda! Inclusive o ‘Le Figaro’, um dos jornais mais famosos da terra do amor, da moda e dos queijos, publicou este ano a frase “quem está ditando a moda são os blogs”.

Algumas das famosas “blogueiras” são convidadas à canais de TV, testes para produtos, eventos, revistas de moda e até fashion shows. Afinal, são elas as porta-vozes de um grande público jovem consumidor. Entre estas garotas estão Marie Potier, Géraldine Dormoy, Garance Doré, Alix Bancourt, e minha predileta, Betty Autier que chega ter audiência de até 10 mil visitantes/dia, o que é muito para um país que tem 63,5 milhões de habitantes, pouco comparado aos quase 190 milhões de habitantes do Brasil.

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Algumas celebridades blogueiras no Mode Pass

Reparei que os blogs franceses têm uma tendência bem particular. Todas as meninas sempre tiram fotos de si com suas roupas, como um catálogo de moda pessoal, e através disso descobri o Mode Pass. Enquanto todos, inclusive suas mães estão no Orkut, Facebook e Myspace, muitos fashionistas estão indo para o Mode Pass, que é  uma comunidade virtual criada em Paris para exposição de fotos com novas tendências da moda.

O site é cheio de designers, fotógrafos e jornalistas, cada um apresentando seu trabalho e criatividade em conexão com o mundo fashion. O site foi inaugurado em Junho de 2008 e já tem milhares de membros de 79 nacionalidades. A estratégia de marketing do site foi pegar as blogueiras francesas famosas (inclusive as que mencionei acima) para serem as primeiras a terem suas páginas e, a partir daí se espalhou!

O Mode Pass é ótimo para ver se a grama do vizinho é mais verde, ou melhor, se a moda que está rolando por lá é melhor do que a daqui!

Nesta mesma tendência existe o Look Book, site americano mais formal que é preciso de uma aplição de formulário com fotos para ser aceito, fazer parte da comunidade e ter sua página. Segundo o Look Book, a inspiração foi o blog The Sartorialist criado por Scott Schuman, que após trabalhar durante 15 anos no mundo da moda largou tudo em 2005 para cuidar da sua filha, ele então começou carregar uma câmera digital pelas ruas de Nova York e tirar fotos de pessoas comuns, e daí publicar em um site para dar inspiração a todos no processo de criação de moda. Hoje em dia Scott Schuman é ícone e criador de tendências com seu site sempre bem-sucedido.

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Imagens de looks compostos por usuários do site Look Book

Oscar Wilde dizia que a vida imita a arte, muito mais do que a arte imita a vida. Humm, agora não sei, essa brisa fresca de tendências de moda retiradas direto da vida real com pessoas reais, acho que podem influenciar forte na arte sim.

A moda de rua mundial já se torna como os canais de notícia 24h, mais globalizada e atualizada do que nunca!

Páginas de Mode Pass que valem a pena de ver e rever – afinal, o que é moda do lado de lá?

Uma suéca: http://modepass.com/Arvidabystrom
Uma parisiense: http://modepass.com/germaine
Uma finlandesa: http://modepass.com/Idhren
Uma brasileira: http://modepass.com/kizli
Uma holandesa: http://modepass.com/joost
Uma japonesa: http://modepass.com/Lea
Uma alemã: http://modepass.com/Valerie79
Uma americana do Alaska: http://modepass.com/MarisaElyse
Um homem: http://modepass.com/hobbs
A Betty: http://modepass.com/Betty

Seguem algumas imagens do blog GARANCE DORÉ.

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Mode Pass & Look Book – a moda de rua do lado de lá

Por Josana Mendes

Publicação: 16 de outubro de 2008

AUTOR

Josana é jornalista.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
300px-ataide-teto
Theatrum Sacrum: a apoteose da alma pela arte Barroca

Arte barroca mineira de Ataíde - Igreja de São Francisco de Assis O Barroco pretende a alma em apoteose. Apesar...

Fechar