Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior

Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior

No mundo da moda, uma musa deve ser uma inspiração, tanto de criação, como de consumo – principalmente para estimular o desejo nas pessoas. Mitzah Bricard era exatamente isso quando estava ao lado de Christian Dior em 1946, ano em que ele abriu sua casa de costura. “Madame Bricard é uma dessas pessoas, cada vez mais raras, que fazem da elegância sua única razão de viver”, disse o estilista em sua autobiografia, Dior by Dior.

Oficialmente, Mitzah era responsável pelos chapéus da marca, mas estava diretamente relacionada com o New Look da Dior, ainda mais por ser a musa inspiradora do estilista. Ela tinha o dom de pegar algo extremamente simples e transformar numa coisa declaradamente fashion.

“Quando um homem disser que quer te mandar flores, diga que seu florista é Cartier”, falava Mitzah Bricard, que na verdade nasceu como Germaine Louise Neustadt, em Paris, no dia 12 de novembro de 1900, filha de mãe inglesa e pai austríaco. Até hoje ninguém sabe por que ela adotou o nome Mitzah. Ela chegou a ser casada com um diplomata romeno, mas mantinha alguns casos extra-oficiais.

Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior
Foto: Passaporte para a Beleza

A musa da Dior nunca era vista sem seu turbante, algumas pérolas penduradas, salto alto e, principalmente, nunca tirava o lenço de chiffon com estampa de leopardo que usava estilosamente amarrado no pulso, supostamente para esconder uma cicatriz.

De acordo com ele, Mitzah era a expressão mais marcante do chique, além de ser sua grande desafiadora: “Sua presença em minha casa me inspira além da criação, tanto suas reações – e até mesmo suas revoltas – contra minhas ideias, quanto suas concordâncias”. Dior não conseguia criar sem Mitzah Bricard por perto. Ela despertava nele uma nostalgia das mulheres de sua infância, com perfumes exóticos, enroladas em peles luxuosas e brilhando com diamantes enormes.

A fissura de Mitzah por estampa de leopardo é uma forte influência nas criações da Dior até os dias de hoje. Em 2009 Mitzah foi novamente a musa inspiradora da Dior, desta vez pelas mãos de John Galliano, que fez uma coleção inteiramente dedicada a ela. Em 2011 foi homenageada novamente com uma paleta de sombras da marca que leva seu nome. Além da estampa jungle, Mitzah também foi a responsável pela presença de uma tonalidade de lilás na cartela de cores da Dior.

Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior
Foto: Sandra’s Closet

Veja abaixo a coleção que John Galliano fez para homenagear a Musa da Dior, Mitzah Bricard. A silhueta é dos anos 50, extremamente elegante, repleto com a estampa jungle e com muitos looks no tom de lilás que era o favorito de Mitzah.

Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior Conheça Mitzah Bricard, a musa da Dior
Fotos: Style.com

Foto de abertura: Pinterest

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 26 de setembro de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
dia-das-criancas-1_798x531-450x299
Sugestões de presentes para o Dia das Crianças

Assim como acontece com os adultos, a criançada também é influenciada pela mídia, que dita regras de moda o tempo...

Fechar