Uma visita ao F.I.T – Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

 

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

Assim como os museus exibem a história e a arte de todos os tempos e deleita o homem com conhecimento e beleza de diferentes períodos e estilos, o museu de Moda da F.I.T. em Nova York, hipnotiza e fascina os designers e apaixonados por moda.

No museu existem mais de 100.000 objetos históricos e contemporâneos incluindo 50.000 peças de roupas e acessórios datando de 1800 até o momento. Há peças criadas por Azzedine Alaïa, Cristóbal Balenciaga, Gabrielle “Coco” Chanel, Christian Dior, Halston, Charles James, Norman Norell, Paul Poiret, Yves Saint Laurent e Vivienne Westwood. Sem contar os designers conhecidos da atualidade como Rei Kawakubo da marca Comme des Garçons e Rick Owens que podem ser vistos e admirados no F.I.T.

Com cerca de 15.000 acessórios incluindo 4.000 pares de sapatos, alguns exemplares de Manolo Blahnik, Ferragamo, Perugia, e Roger Vivier; frascos de perfumes e chapéus; o museu detém ainda 30.000 amostras de têxteis datados desde o século 5 até o presente momento; 300.000 amostras de tecidos e 10.000 fotos de moda.

Inúmeras biografias de Designers podem ser acessadas no site, onde também é possível ver 350 objetos com zoom nos detalhes, além da descrição completa dos mesmos:  http://fashionmuseum.fitnyc.edu/code/emuseum.asp

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

No site do FIT você encontra fotos com zoom nos detalhes

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

O MFIT possui 3 galerias para exposições. A The Fashion and Textile History Gallery é a única exposição com objetos do acervo permanente com mais de 200 artigos de grande importância histórica e artística. A cada seis meses a exibição nessa galeria é completamente trocada, sempre cobrindo 250 anos de história do mundo da moda.

A Gallery FIT, também localizada no mesmo piso que a Fashion and Textile History Gallery, é dedicada aos estudantes e exibe Arte e Design dos alunos formados em maio de cada ano.

E por fim a sala Special Exhibitions Gallery, onde acontecerá a exposição American Beauty, a partir de 06 de Novembro de 2009 a 10 de Abril de 2010.

O museu possui ainda um laboratório de conservação, um estúdio fotográfico e cerca de 30 funcionários especializados em conservar, documentar, exibir e interpretar a moda.

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

Exposição Gothic: Dark Gamour

No início de 2009 tive a chance de visitar a exposição Gothic: Dark Gamour, onde foram exibidos objetos e roupas com inspiração Gótica, quase tudo em preto, cor associado com morte, perigo, diabo e mistério. Hoje, a cor preta está mais relacionada ao simbolismo do erótico e da elegância – toda mulher deve ter um vestido preto básico!

Os looks eram expostos em uma sala com pouca iluminação, às vezes as luzes se apagavam e o olhar era direcionado para outro canto que subitamente recebia iluminação. Uma profusão de brilhos, cruzes, rendas e um certo grau de sadomasoquismo, já que algumas peças causavam sensação de desconforto mescladas com tons de vermelho representando o sangue. Essa dramaticidade tornou a exposição inesquecível.  Que tal um brinco feito de pé de galinha! Veja fotos da exposição.  http://www3.fitnyc.edu/museum/gothic/home.html

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

Atualmente uma exposição especial intitulada Fashion & Politics na Fashion and Textile History Gallery, está aberta ao público desde julho e vai até novembro de 2009, onde mais de 100 peças de vestuário, têxteis e acessórios sobre o tema Moda e Política mostram detalhes históricos da influência política na moda.

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova YorkUma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

1) American Flag” vestido de algodão estampado de cerca de 1889, USA, presente de Stephen de Pietri

2) Vivienne Tam, Conjunto preto e branco em poliéster estampado com fotos de MAO, 1995, USA. Doado por Vivienne Tam

A exibição explora o tema do nacionalismo Americano. Quem tiver oportunidade de conferir a exposição verá, por exemplo, um vestido de 1889, estampado com motivos da bandeira americana, ou o vestido de chifon de Catherine Malandrino, chamado de Flag Dress. Ele foi usado por diversas celebridades e socialites para expressar patriotismo após a queda das torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001 e novamente durante as eleições históricas de 2008 que culminou com a eleição de Obama como presidente dos EUA.

Uma visita ao F.I.T   Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York

LaValle, sapatos vermelho, branco e azul em couro, estrelas de metal encrustado.  1938 – 1942, USA, doado por Carroll Cook

Localizado na Sétima Avenida entre as ruas 27 e 28 em Manhattan, o MFIT esta entre os três mais conceituados Museus de Moda do mundo, incluindo Musée de la Mode, o Mode Museum e o Museo de la Moda. Cerca de 100.000 pessoas visitam o museu anualmente.

Em sua próxima viagem a NY reserve parte do dia para visitar esse museu e conferir de perto a história da moda através dos looks ricamente preservados e expostos ao público. Veja mais informações sobre o FIT no site.

Visitas Guiadas

Se desejar visitas guiadas em português entre em contato para agendar com antecedência e saber mais informações pelo e-mail: denisepitta@hotmail.com .

OBS: As visitas guiadas não têm vínculo oficial com FIT.


Por Sueli Schmitt

Conheça outros museus dedicados à moda:

Publicação: 13 de outubro de 2009

AUTOR

Sueli é estilista formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Trabalhou como Estilista e Gerente de Produto em diversas empresas em São Paulo desenvolvendo Private Label. Atualmente mora em NY e é estilista free-lancer e Consultora de Moda para confecções de Jeans em SP, colaboradora do Jornal Brazilian Sun e do Fashion Bubbles. Desenvolve a marca própria Sueli Schmitt comercializada em feiras de novos designers em NY. Contato: Sueli1100@hotmail.com

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
sono
Distúrbio do sono infantil – O que fazer quando seu filho não dorme bem!

Imagem do site She Knows Muitas crianças têm dificuldade para desfrutar de uma noite de sono completa e restauradora, o...

Fechar