Mix by Brasil apresentará artesanato e moda juntos durante o Inspiramais

Mix by Brasil apresentará artesanato e moda juntos durante o Inspiramais
O artesanato surgiu junto com a necessidade de sobrevivência do homem. No Brasil, os índios foram pioneiros no desenvolvimento do trabalho manual. Usavam a arte da pintura, a arte da plumária e a arte das sementes, características que permanecem até hoje.

Apesar de ser uma técnica erudita que após a Revolução Industrial perdeu sua força em muitos países, o artesanato continua a existir com força no Brasil. Desde os séculos passados, até hoje, o artesanato é fonte de renda de muitas famílias, e muitas vezes suas técnicas são passadas de “pai para filho”.

Ao pensar no trabalho dos artesões e das características do povo brasileiro, a Assintecal com o apoio do SEBRAE atribuiu ao Inspiramais o Espaço Mix by Brasil, que é assinado pela consultora e stylist Chiara Gadaleta.

O objetivo do projeto é criar e desenvolver protótipos utilizando técnicas como reciclagem e reaproveitamento de materiais, evitando o desperdício. Além disso, exaltar também a valorização do artesanato brasileiro e seus detalhes, cheios de alegria, cores, design e riquezas naturais.

Durante os meses de novembro e dezembro, Chiara Gadaleta realiza visitas de norte a sul do país, em oito ONGs e Instituições que foram pré-selecionadas, em diversas cidades. O projeto visa capacitar e dar apoio aos artesões, para que desenvolvam componentes e acessórios dos mais diversos tipos, feitos manualmente, para que então, sejam expostos em forma de protótipos no Espaço Mix by Brasil, no Inspiramais. “Temos desenvolvidos componentes artesanais, sustentáveis e com muito estilo. A beleza das técnicas de cada polo visitado têm nos emocionado muito. Esse é apenas o primeiro passo. Nossa ideia é levar esse artesanato para o mercado de moda nacional e internacional” enfatiza Chiara.

Os protótipos que estarão expostos no Inspiramais em fevereiro, serão criados a partir de componentes idealizados por Chiara Gadaleta em conjunto com cada grupo de artesãos, e o Estudio Henry Alavez e Mirella Beneduci será responsável pelo desenho e desenvolvimento dos protótipos.” Nosso objetivo é mostrar para o mercado de moda nacional e internacional, como a moda feita com componentes artesanais e sustentáveis pode ser atual, criar desejo de consumo  além de  colocar a Moda Sustentável brasileira como prestígio nacional” , explica a consultora.

O espaço do Mix by Brasil foi planejado e desenvolvido dentro dos conceitos do projeto, focando na sustentabilidade e na reutilização de materiais, sem deixar de lado a moda e a sofisticação. O projeto que já passou por São Paulo, Birigui, Novo Hamburgo e Recife, segue ainda para Arinos, Bras Pires e Americanópolis.

O Inspiramais

Realizado entre os dias 07 e 09 de fevereiro de 2012 no Centro de Convenções Frei Caneca (SP), o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes – é uma realização da Assintecal e Footwear Components by Brasil; tem patrocínio oficial da Amazonas, patrocínio da Magma, CST, Metalúrgica Reuter e Sappi, apoio da Abicalçados, CICB, Texbrasil e ABIT; parceria ABDI, APEX-Brasil e SEBRAE.

Serviço
Salão Inspiramais
07 a 09 de fevereiro
Centro de Exposições Frei Caneca – São Paulo
Rua Frei caneca, 569, 4º e 5º andar
Informações e Inscrições no site

Foto de abertura: Maquinário

Via Maquinário Assessoria de Comunicação

Publicação: 15 de dezembro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
instituto pepsico
‘Instituto Pepsico Brasil’ é lançado no País para ajudar nas questões socioambientais

No dia 13 de dezembro de 2011 a PepisCo lançou no País o 'Instituto Pepsico  do Brasil', que tem o...

Fechar