fundo rosa com bordas vermelha e escrito "Dia das Mães"

Qual é a data certa do Dia das Mães? Origem da comemoração e tradições ao redor do mundo

Saiba quando é, quem declarou e em que ano surgiu o Dia das Mães, segunda celebração mais lucrativa para o comércio brasileiro

Compartilhe

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de maio, e a data celebra a importância do amor materno. Entre os hábitos brasileiros, está a troca de presentes, a parabenização e refeições especiais para celebrar.

Entretanto, o dia e os costumes dessa data comemorativa variam de acordo com cada país. Qual será a data certa do Dia das Mães? E como surgiu essa comemoração? Confira:

Qual é a data certa do Dia das Mães?

imagem de fundo rosa escrito: Termo usado para designar umabrigo forte, porto-seguro e umcoração de um amor infinito.
Fonte: Canva

A data certa do Dia das Mães varia conforme o cada país. Por exemplo, no Brasil e nos Estados Unidos, a celebração acontece no segundo domingo de maio.

Outros países, como África do Sul, Chile, China, Dinamarca, Austrália, Itália, Japão, Cuba, Venezuela e Bélgica, também comemoram na mesma data.

Contudo, a celebração pode acontecer no primeiro domingo de maio. É o caso de Angola, Moçambique, Espanha, Cabo Verde, Hungria e Lituânia.

Fonte: William Fortunato/Pexels

Já os noruegueses comemoram no segundo domingo de fevereiro, e os franceses e suecos no último domingo de maio. Argentinos e Bielorrussos deixam a data para o terceiro domingo de outubro.

Entretanto, certos países têm datas fixas. Para a Bolívia, é o dia 27 de maio e, para Rússia, Sérvia, Montenegro, Romênia e Bulgária, é 8 de março.

Por último, a Eslovênia celebra em 25 de março. Egito, Síria e alguns países árabes homenageiam as mães no dia 21 de março.

Quem declarou o Dia das Mães?

O Dia das Mães é uma data comemorativa que teve sua própria construção em cada país. O culto de adoração à figura materna remota das festas de primavera gregas e romanas. Todavia, a declaração e a concretização da celebração variou em cada região.

Assim, na Inglaterra, durante o século XVII, surgiu o Mothering Day, que era um dia de folga destinado para os operários visitarem suas mães. Atualmente, a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma.

placa onde se lê happy Mother's Day, feliz Dia das Mães em inglês
“Feliz Dia das Mães”, em inglês. Fonte: esthermoreno/Canva

Já nos Estados Unidos, o Dia das Mães ganhou visibilidade no início do século XX, com Anna Jarvis e a morte de sua mãe, que era ativista e valorizava as mulheres que exerciam atividades maternas. 9 anos após a morte, o presidente declarou e oficializou a data.

Assim como o país norte-americano, o Brasil adotou o mesmo dia para comemorar. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data com um decreto e, a partir de 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara determinou que izesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.

Qual é a origem do Dia das Mães?

Não há data exata para a origem do Dia das Mães, entretanto, registros da Grécia Antiga indicam que o início da primavera era recebido com festas em honra a Reia, a mãe dos deuses.

O modelo atual do Dia das Mães é considerado idealizado pela norte-americana Anna Maria Jarvis. Ao perder a mãe, em 1905, Anna lutou para criar uma data que homenageasse o sentimento materno.

O desejo ganhou tanta repercussão que o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães em todo o país.

No Brasil, o decreto do Dia das Mães foi publicado em 5 de maio de 1932, com intuito de valorização da mulher como cidadã. O decreto de número 21.366 foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas e declarava:

“O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.”

Mãe e filha trocando presentes de Dia das Mães: enquanto a mãe segura um buquê, a filha tem um embrulho nas mãos
Fonte: Yuganov Konstantin/Canva

Apesar de a data existir desde a década de 1930, sua consolidação aconteceu durante a época de regime militar (1964-1985), devido à valorização da família e a imagem da mulher dedicada aos filhos.

Atualmente, a data é a segunda mais importante do comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Do mesmo modo que outras comemorações no país, a troca de presentes se tornou popular ao longo dos anos.

Ademais, não deixe de conferir o canal de Datas Comemorativas do Fashion Bubbles para não perder as novidades!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias