Evita Open Air

Evita Open Air: equipe criativa do espetáculo fala sobre desafios de uma produção ao ar livre

A equipe criativa do musical Evita Open Air falou sobre as dificuldades de montar um espetáculo ao ar livre e com estrutura inédita no Brasil

Um palco de 50 metros de extensão, ao ar livre no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Essa é a experiência de Evita Open Air, nova produção do Atelier da Cultura que propõe muito mais do que um espetáculo. Afinal, trata-se da primeira vez em que este formato de musical chega ao Brasil para acomodar quase 1.600 pessoas por sessão. 

Com sessões realizadas de quinta-feira a domingo, a peça retrata a vida de Eva Perón, artista e figura política que cativou a Argentina. No elenco, Myra Ruiz, Cleto Baccic e Fernando Marianno vivem Eva e Juan Perón e Che Guevara. 

O que torna a experiência inesquecível? Desde a estrutura que se assemelha aos grandes festivais no Brasil, a oportunidade de assistir ao musical ao ar livre, com figurinos pensados especialmente para a ocasião e uma equipe criativa que redefiniu o conceito de Evita.

Na coletiva de imprensa, esta mesma equipe criativa falou sobre os desafios de montar um espetáculo ao ar livre. 

Evita Open Air: conheça o musical! 

Elenco do musical Evita Open Air
Fonte: Beatriz Garcea

Evita é um musical que retrata a história de Eva Perón, figura política e artista que foi exaltada na Argentina. Uma das mulheres mais icônicas da história, Eva foi responsável por movimentos sociais que redefiniram a história da Argentina e impactam a sociedade até hoje.   

“Esse espetáculo tem um lugar especial em meu coração porque foi o primeiro musical que assisti na Broadway”, conta John Stefaniuk, diretor que está no Brasil especialmente para a montagem. 

Equipe criativa de Evita Open Air
Fonte: Beatriz Garcea

“O Brasil já é como uma segunda casa para mim e aqui tenho a oportunidade de pensar fora da caixa e inovar, trazendo novos olhares para o teatro musical. O que mais me surpreendeu e me trouxe à vida do teatro é ser um musical atemporal, tão importante para a sociedade atual quanto foi na época de Eva Perón”, complementa. 

O espetáculo apresentará, pela primeira vez no Brasil, os novos arranjos musicais compostos por David Cullen e Andrew Lloyd Webber, em 2014. Portanto, é uma versão mais jovem, mais energética e que permite explorar coreografias agressivas e uma dramaturgia mais realista.

“Esse foi um dos meus maiores desafios: fazer com que pessoas jovens quisessem ir ao teatro, atingindo todo tipo de público. Por isso, a história começa com um grupo de mulheres modernas que usam cachecóis verdes, refletindo movimentos sociais atuais da Argentina”, finaliza o diretor. 

Conheça a estrutura inovadora do musical 

Estrutura de Evita
Fonte: Beatriz Garcea

A arena conta ainda com uma área de alimentação com comidas e bebidas. Sendo assim, os espectadores conseguem aproveitar produtos como empanadas, alfajores, choripan, batata frita, pipoca, vinhos, águas, refrigerante e uma vasta gama de outras comidas e bebidas. A praça de alimentação fica do lado de fora da arena e poderá também ser utilizada pelos visitantes do parque.

Fonte: Beatriz Garcea

Enquanto isso, a plateia tem capacidade para quase 1600 pessoas e um palco conta com 50 metros de extensão, enquanto os teatros convencionais ficam entre os 18 e 20 metros. 

“Essa estrutura pesa 60 toneladas, sendo como uma mini cidade dentro do Parque Villa-Lobos e com a sua própria geração de energia. Transformamos um gramado em uma mega estrutura com sua própria geração de energia e fornecimento de água, além do nivelamento do chão”, relata o produtor executivo Carlos Cavalcanti, fundador do Atelier da Cultura. 

Evita Open Air
Fonte: Beatriz Garcea

Pensando no conforto do público a produção do evento providenciou a inclusão da localização da arena nas principais plataformas de locomoção urbana como Waze, Google Maps, Uber e 99. Basta digitar “Evita Open Air” para ser levado diretamente ao local exato do musical.

Figurinos de Evita Open Air

Fonte: Beatriz Garcea

Em um musical ao ar livre, sujeito às condições climáticas da capital de São Paulo, os figurinos têm ainda um papel importante na produção. Afinal, o espetáculo exige um preparo físico e vocal dos atores que precisam estar sempre protegidos.

Por isso, Lívia Rocha, responsável pelo design de figurinos, colocou para si o desafio de criar peças que trazem a cultura argentina ao palco ao mesmo tempo em que são versáteis e funcionais para o elenco.

Figurinos de Evita Open Air
Fonte: Beatriz Garcea

“Partimos do princípio de que o figurino teria uma base repetida em todas as atrizes e atores, com peças como leggings e camisetas que os protegem do frio intenso. Eles usam segundas peles de tecidos térmicos que seguram o calor do corpo, mas que o público não percebe”, conta. 

A atriz Myra Ruiz caracterizada como Eva Perón.
A atriz Myra Ruiz caracterizada como Eva Perón. Myra é conhecida por musicais como Wicked e Nas Alturas, além de dublar a mãe de Elsa no filme “Frozen 2”. Fonte: Jairo Goldflus

Além disso, é impossível não falar sobre o vestido clássico e icônico de Eva Perón, assinado por Christian Dior e reproduzido no musical. 

“Em cena, o grande Dior é tirado e entregue à jovem Eva, que dá continuidade à saga de mulheres populistas em regimes ditatoriais. Precisamos criar um Dior que não ousa ser uma réplica fiel, é desconstruído para também se tornar ainda mais moderno e grandioso, como é o espetáculo”, explica Lívia. 

É importante perceber ainda os detalhes do figurino que ajudam a contar a história de Eva e refletir a sociedade da Argentina na época e atualmente também. 

“Nasci dois anos antes de Eva Perón e essa história faz parte de minha vida. Foi fácil mergulhar no mundo de Evita Open Air, adaptando nossa pesquisa de hábitos culturais do povo argentino para uma linguagem leve e atemporal da moda”, finaliza. 

Serviço

Evita Open Air: musical tem estrutura inovadora
Fonte: Jairo Goldflus

Local: Parque Villa-Lobos – Entrada pelo portão Cândido Portinari

Av. Queiroz Filho, 1365 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Obs.: A localização da megaestrutura já está disponível nos principais aplicativos de deslocamento como Waze, Google Maps, Uber e 99 digitando “Evita Open Air” na busca.

Sessões: 

Conheça o musical Evita
Fonte: Instagram @evitaopenair

  • Quinta-feira, às 20h00 
  • Sexta-feira às 20h00
  • Sábado, às 15h00 e às 19h30 
  • Domingo, às 15h00 e às 19h30

Ingressos: De R$50,00 a R$300,00. À venda pelo bit.ly/ingressosevita

Bilheteria física: Instituto Artium – Rua Piauí, 874 – Higienópolis (de quarta a sexta entre 12h e 18h. sábados e domingos entre 10h e 18h).

Capacidade da estrutura: 1.545 pessoas

Duração: 110 minutos mais 15 minutos de intervalo 

Classificação Indicativa: Livre

Gênero: Teatro Musical

Sobre o Atelier de Cultura

O Atelier de Cultura é referência no mercado de entretenimento ao vivo para os espectadores e para as marcas devido ao destaque da qualidade técnica e artística de suas produções de padrão internacional. Desde de 2013, traz ao Brasil importantes títulos do teatro musical internacional, como A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, A Noviça Rebelde, Annie, Billy Elliot e Escola do Rock. Mais recentemente, em 2021, protagonizou a retomada do setor cultural no Brasil coproduzindo o espetáculo Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate no Teatro Renault, em uma temporada de absoluto sucesso com mais de 135 mil espectadores.

E aí, você está ansioso para assistir Evita Open Air? Para ficar de olho em todos os eventos culturais que acontecem em São Paulo e no Brasil, continue acompanhando o canal de Arte e Cultura do Fashion Bubbles! 


Stories

Matérias Similares