Foto dos atores principais da peça Renoir - eles estão lado a lado.

“Renoir – A Beleza Permanece”: espetáculo reestuda a arte de Renoir em tempos de cancelamento

Veja tudo sobre “Renoir – A Beleza Permanece”, espetáculo que estreia hoje, 07/10, com temporada até dia 16/10

Compartilhe

Você é amante da arte? Então, provavelmente adoraria assistir à peça que estreia hoje, 07/10, no Teatro do Masp, em São Paulo: “Renoir – A Beleza Permanece”. Ela é inspirada na vida de Auguste Renoir, um pintor francês que morreu em 1919 e deixou como legado mais de 4 mil obras.

O que se discute no espetáculo, basicamente, é como compreender uma figura do passado. Isto é, como admirar a obra de um artista que, hoje, suas atitudes do passado são consideradas moralmente condenáveis. Renoir foi recentemente criticado por objetificar o corpo das mulheres e por atitudes machistas.

Veja em seguida, o que aborda o espetáculo, como ele se desenvolve, elenco, cenário e tudo sobre os atores da peça. Role a tela e confira!

O que aborda o espetáculo “Renoir – A Beleza Permanece”?

Cartaz da peça - foto das cabeças dos atores, com informações como data e elenco do espetáculo.
Fonte: Instagram @renoirnoteatro

O que motivou a criação de “Renoir – A Beleza Permanece” foram as reflexões sobre os limites da cultura do cancelamento, bem como a influência das atitudes de um artista no seu legado.

Desse modo, o espetáculo aborda a vida de Auguste Renoir, que viveu entre 1841 e 1919. Ele foi um artista de mais de 4 mil obras, conhecidas pelas suas cores vibrantes, otimismo e celebração do prazer.

Renoir sempre trouxe alegria em seus quadros, mas paradoxalmente em sua carreira enfrentou grandes obstáculos. Teve dificuldades financeiras e uma artrite progressiva durante os últimos anos de vida, por exemplo.

Além disso, Renoir foi alvo de críticas recentemente por objetificar o corpo das mulheres e por suas atitudes machistas tidas quando em vida. Inclusive, em 2015, chegaram a criar o movimento Renoir Sucks at Painting (Renoir Pinta Mal, no português), que solicitava a retirada de pinturas do francês dos museus.

“Além de contar a vida de Renoir, a peça discute a validade de se tentar compreender uma figura do passado. Através do grande mestre da pintura, exploramos a validade de se continuar a admirar a obra de um artista que tenha cometido atos moralmente condenáveis de acordo com nossos valores atuais”.

Autor da peça Rogério Corrêa

Como se desenvolve a história do espetáculo?

No início da história, a curadora de arte Lúcia Cohen apresenta uma palestra cujo tema é “Renoir, a beleza permanece?”. Logo depois, ela conhece o ativista americano Dereck Jameson.

Ele é líder do movimento “Renoir Não Sabe Pintar” e, com isso, a convida para um debate na emissora de rádio sensacionalista para falar sobre a importância do pintor.

Ao mesmo tempo, a personagem tem conversas imaginárias e questionadoras com o mestre da pintura.

Qual é o elenco da peça?

Foto dos atores Isio Ghelman, Clara Santhana e Izak Dahora.
Izak Dahora, Isio Ghelman, Clara Santhana. Fonte: Instagram @renoirnoteatro

São os atores de “Renoir – A Beleza Permanece” e seus papéis:

  • Isio Ghelman (Renoir, Renoir Criança e radialista);
  • Clara Santhana, que vive Lúcia;
  • Lise Trehot (modelo e amante de Renoir);
  • Berthe Morrisot (pintora e amiga de Renoir);
  • Izak Dahora, que interpreta Dereck Jameson, o pai de Renoir, o chefe de Renoir criança e o pintor Basille.

Isaac Bernat, diretor da peça, comentou: “O texto é muito interessante porque, ao mesmo tempo em que resgata a trajetória brilhante de Renoir, leva à cena suas contradições e muitas questões que permearam o seu trabalho. Com isso, temos um grande debate sobre a criação artística”.

“Originalidade, cancelamento e a relação do artista com sua obra são alguns dos temas que permeiam a peça”.

Isaac Bernart

O ator Isio Ghelman também comenta: “A discussão é séria. Até que ponto as escolhas de vida interferem ou devem interferir na maneira como o público aprecia e recebe as obras de um artista? Eu interpreto Renoir, um apaixonado pela pintura, que pintou todos os dias da vida dele, que se alegrava de nunca ter pintado um quadro triste. É um desafio”.

Veja também o que mais atores comentaram sobre seus personagens.

Atores do elenco falam sobre o espetáculo “Renoir – A Beleza Permanece”

Alguns atores com seus diferentes papéis comentaram o quão interessante é os principais personagens apresentarem suas verdades e incoerências. Isto é, nenhum deles está totalmente certo ou errado.

“O Dereck James é um personagem muito instigante. Ele é um ativista, um militante cultural e um performer. Suas discussões são muito pertinentes neste momento, como os limites institucionais da arte, quem outorga o que é arte e quem determina o valor de cada obra, passando por reflexões sobre raça e gênero. Qual a cor do mercado de arte?

Izak Dahora

“O interessante é que, ao fazer um recorte da vida de Renoir, a gente consegue refletir sobre temas contemporâneos da arte. Em suas conversas com o pintor, minha personagem vai questionar episódios da vida dele e trazer para a discussão a objetificação do corpo feminino na pintura”.

Clara Santhana

O cenário da peça

O cenário do espetáculo “Renoir – A Beleza Permanece” é composto por áreas desenhadas que representam um museu e uma área externa. Além disso, tem também o videografismo que complementa o ambiente.

Fazem parte da equipe criativa: o cinegrafista Doris Rollemberg, os videografistas Rico e Renato Vilarouca. Os figurinistas Ney Madeira e Dani Vidal, bem como o iluminador Aurélio de Simoni, o diretor musical Charles Kahn e o diretor de movimento Toni Rodrigues.

Quem é Isaac Bernat, diretor do espetáculo “Renoir – A Beleza Permanece”?

Foto do rosto de Isaac Bernat.
Fonte: Instagram @isaacbernat

Isaac Bernat é doutor em Teatro pela UniRio. Em sua carreira, dirigiu peças como “Desalinho”, de Marcia Zanelatto, “Lili, Uma História de Circo”, de Licia Manzo, “Deixa Clarear”, de Marcia Zanelatto, “Calango Deu Os Causos de Dona Zaninha”, de Suzana Nascimento, “Querida Helena Sergueievna”, de Ludmila Razoumovskaia; “O Diário de Anne Frank”, de Michael Cohen Enid Futterman, e “Sherazade”, de Suzana Abranches.

Além disso, ele também é ator. Chegou a integrar o elenco de “Tracy Letts”, direção de André Paes Leme e “Incêndios”, de Wajdi Mouawad, direção de Aderbal Freire-Filho.

Quem é Rogério Corrêa, que escreveu a peça “Renoir – A Beleza Permanece”?

Foto de Rogério Corrêa em fundo branco, escritor da peça "Renoir - A Beleza Permanece".
Fonte: Instagram @rogerioncorrea

Com mais de 40 anos de carreira, Rogério Corrêa é escritor e produtor. Ele possui 2 prêmios dramaturgos, foi finalista do concurso Seleção Brasil em Cena: 2015 – “A Casa Que Gira” e teve indicações a prêmios. Veja mais sobre o trabalho de Rogério.

Quem é Isio Ghelman, ator de “Renoir – A Beleza Permanece”?

Foto do perfil do ator, da peça "Renoir - A Beleza Permanece".
Fonte: Instagram @isioghelman

Isio é ator desde 1985 com mais de 50 espetáculos no currículo. Ele esteve nos espetáculos de teatro, por exemplo: “Fim de Caso”, uma adaptação de Thereza Falcão do romance de Graham Greene; “Os desajustados”, de Luciana Pessanha; “Nossas mulheres”, de Eric Assous; “O garoto da última fila”, de Juan Mayorga; “Ivanov”, de Tchekhov; e “Até o final da noite”, de Julia Spadaccini.

  • Enquanto isso, leia Percy Jackson: elenco, data de estreia e tudo o que sabemos sobre a série da Disney+

Quem é Clara Santhana, atriz de “Renoir – A Beleza Permanece”?

Foto do rosto de Clara Santhana, da peça "Renoir - A Beleza Permanece".
Fonte: Instagram @clarasanthana

Clara é atriz, cantora e produtora cultural. Possui o prêmio Funarte Respirarte de 2021 pelo projeto “Sangue de Dinossauro” e também idealizou e atuou no musical “Outras Marias”. Inclusive, sua carreira é cheia de outros trabalhos renomados.

Quem é Ikah Dahora, ator de “Renoir – A Beleza Permanece”?

Foto de Izak de pé próximo de parede de pedras na rua, da peça "Renoir - A Beleza Permanece".
Fonte: Instagram @izakdahora

Izak Dahora é ator, professor universitário, diretor, músico e escritor. Já atuou na TV, no cinema e no teatro. Ele é autor do livro “Arte total brasileira: a teatralidade do Maior Show da Terra”.

  • Logo após, leia Emmy 2022: Euphoria, Round 6, Succession e mais são indicadas ao prêmio. Veja lista!

Conclusão

E aí, vai conseguir assistir ao espetáculo? Lembrando você, que ele acontecerá de hoje, 07/10, até o dia 16 de outubro. A peça acontecerá no Teatro do Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand: Av. Paulista, 1.578 – São Paulo, SP.

As apresentações serão na quinta-feiras, sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Além disso, os ingressos custam: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Divirta-se!

Enfim, se quiser ver mais sobre Arte e Cultura, acesse nossa categoria!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias