Arquétipo sereia: um guia para entender melhor o poder da sedução

Arquétipo sereia pode causar uma mistura de sentimentos distintos, por isso é preciso entender todos os seus aspectos antes de buscar ativá-lo

Compartilhe

O arquétipo é capaz de tornar a pessoa mais atraente, em especial ao sexo oposto. Contudo, a ativação das características desse ser da mitologia requer alguns cuidados, pois há um . Por isso, é importante conhecer bem sobre ele antes de iniciar.

Você sabe o que é um arquétipo?

Esse conceito se traduz em um conjunto de características que o inconsciente associa a um determinado comportamento. É o que ocorre, por exemplo, com as imagens dos animais. Um leão remete à ideia de força, enquanto a águia à independência.

Ao ativar um arquétipo, o que se busca é programar o cérebro para adotar essas características. Assim, é possível mudar atitudes indesejadas e mudar a percepção externa sobre a pessoa. 

Conceito usado em diversas áreas

Jung, o pai da psicanálise, foi um dos primeiros nomes a propor a ideia dos arquétipos. Seu trabalho serviu como base para ampliar o estudo sobre o tema e aplicá-lo a diferentes contextos. 

Hoje, esse conceito se aplica a vários ramos, como o autoconhecimento, bem como, ao marketing. Portanto, esta é uma ferramenta muito importante e que pode gerar resultados quando bem utilizada.

Foto de uma mulher com expressão séria deitada em rochas próximas ao mar. Ela está com fantasia de sereia e sua cauda é uma mistura das cores vermelho e laranja
Foto: O arquétipo sereia se inspira nas características desse ser místico

Arquétipo sereia

Para entender sobre esse arquétipo é preciso saber mais sobre o mito das sereias. Na mitologia, esses são seres com aparência de belas mulheres, com corpo metade humano e metade peixe. Elas podiam ser ouvidas pelos pescadores e muitos se atiravam nas águas.

A possível origem dessa lenda está no som produzido pelo vento nas encostas do Mediterrâneo. Assim, gerava a impressão de ser um canto feminino, que assustava e encantava os navegadores.

Uma figura forte e temida

Mesmo com a aparência charmosa, a mágica das sereias apresenta um lado sombrio. Afinal, nas histórias elas eram responsáveis por encantar os barqueiros. Desse modo, os levavam para o fundo do mar, onde morriam afogados. 

Em uma das passagens da Odisséia, de Homero, o personagem principal tem de passar por um canal repleto de sereias. Então, ele pede a seus colegas para que tapem seus ouvidos e o amarrem para que não ceda aos encantos delas.

Como ativar o arquétipo sereia?

A ativação do arquétipo sereia pode ocorrer de maneiras diferentes, conforme aquilo que funciona melhor para cada pessoa. Nesse sentido, algumas das formas de internalizar esses aspectos são: 

  • Mantras e meditações;
  • Afirmações;
  • Itens visuais, como wallpaper no celular, por exemplo.

É possível ainda combinar uma ou mais técnicas até conseguir se conectar a essa energia. Por isso, vale a pena testar um pouco de cada uma e ver qual se encaixa melhor a cada caso.  

Diversos aspectos para se levar em conta no processo

Um ponto importante antes de ativar qualquer arquétipo é entender para que ele serve. A sereia, por exemplo, não é a melhor escolha para quem quer harmonizar a relação. Afinal, apesar de sedutoras, elas tem um perfil mais egoísta.

Também é preciso persistir um pouco no processo. Afinal, nenhuma mudança ocorre de modo imediato. Assim, as técnicas de ativação demandam constância até que seja possível perceber os resultados.

Vídeo sobre o arquétipo sereia

Etapas para ativar esse arquétipo

Cada pessoa tem seu método para ativar um arquétipo. Mas algumas técnicas são comuns e podem ajudar quem está no início. Por isso, confira a seguir algumas das mais importantes. 

1- Afirmações

O uso de palavras de afirmação tem potencial para mudar padrões cerebrais. Nesse sentido, as frases devem evocar o poder do arquétipo sereia que se busca. Além disso, é preciso que haja concentração e intenção ao proferir as sentenças. 

A indicação é que se faça isso de forma diária, com algumas repetições pela manhã ou à noite. Com o passar do tempo, a ideia fica mais sólida e passa a refletir no comportamento.

2- Biokinesis

Essa técnica combina as frases de afirmação a áudios com uma frequência diferenciada. Desse modo, o que se pretende é absorver o conteúdo de forma inconsciente enquanto se ouve a gravação.

3- Imagens

O uso de figuras que representam a energia do arquétipo também é uma forma de ativá-lo. Assim, o cérebro associa aquela energia de forma imperceptível. Por isso, o ideal é ter a imagem sempre visível, na tela do computador ou celular.

Várias alternativas para você escolher

De acordo com o perfil de cada pessoa, uma técnica pode ser mais fácil do que outra. Portanto, é possível usar uma delas, ou combiná-las para atingir o objetivo. Também é importante respeitar o processo individual, que pode levar mais tempo.

Foto de uma mulher sentada no tronco de uma árvore. Ela está fantasiada de sereia e sua causa é uma mistura de tons azuis
Foto: É possível ativar o arquétipo sereia por meio de afirmações

Conheça os lados desse arquétipo

Ao usar o arquétipo sereia é preciso saber que, como qualquer outro, ele possui aspectos positivos e negativos. Ter essa consciência ajuda a saber dosar a ativação, bem como, se preciso, combinar com outro. 

Luz

O de um arquétipo traduz suas características positivas. No caso da sereia, está ligada ao elemento água, por isso, tem um viés mais emocional. Assim, veja algumas das vantagens em usá-lo:

  • Magnetismo e atração;
  • Intuição aguçada;
  • Carisma;
  • Libido aguçada.

As pessoas que usam esse arquétipo também tendem a se cuidar mais. Por isso, ele tem um efeito benéfico sobre a autoestima. Com isso, é ideal para mulheres que buscam um parceiro ou que querem aumentar o amor-próprio.

Sombra

Já o aspecto negativo dessa ativação é chamado de sombra. Desse modo, ele abrange comportamentos não tão desejáveis, tais como competição, egoísmo e até alguma frieza. Contudo, ao saber quais são esses pontos, é possível amenizar o seu impacto.

Autoconhecimento

O uso de qualquer arquétipo exige que a pessoa tenha consciência dos pontos que precisa melhorar. Só assim é possível optar pelo perfil mais adequado, que possa agregar características que lhe faltem.

De igual modo, para lidar com a sombra, é preciso entender como ela se manifesta. Desse modo, fica fácil identificar os comportamentos que se quer evitar. Portanto, se auto conhecer é uma etapa essencial.

Arquétipo sereia e seu lado luz

O principal aspecto do lado luz deste arquétipo é a sedução. Afinal, as sereias são graciosas e prendem a atenção com seu ar de mistério. Além disso, tem a voz suave e agrada a quem ouve. 

Por serem, em geral, mais esguias, ao ativar o arquétipo sereia a mulher pode ter mais facilidade em emagrecer. Ainda, o seu uso não se destina apenas a aspectos ligados aos relacionamentos, como também pode se aplicar à carreira. 

Uso na profissão

É possível usar esse recurso como forma de atrair pessoas para fins comerciais. Desse modo, um vendedor, por exemplo, que consiga cativar os clientes terá resultados mais expressivos.

Mesmo as marcas podem fazer uso dessa técnica, ou seja, não se destina apenas a pessoas. Afinal, uma campanha para um perfume pode ativar esse arquétipo para dar um ar de mistério e conquista.

Vídeo sobre o lado luz e sombra do arquétipo sereia

1- Sedução, um dos aspectos mais famosos sobre as sereias

O modo da sereia seduzir o seu alvo não é direto ou vulgar. Ao contrário, ela usa movimentos suaves, e um certo ar de inocência para atrair. Então, veja na sequência os passos para alcançar esse objetivo.

Atração

O primeiro passo para a sedução é chamar a atenção. Por isso, para colocar em prática, é preciso cuidar do visual, escolher uma bela roupa, por exemplo. Vale destacar que esse ponto não está relacionado à beleza, mas muito mais à autoconfiança. 

Conforto

Uma vez que o alvo foi atraído, é o momento de fazê-lo se sentir confortável. Nesse ponto, usam de sua intuição para saber de forma precisa o que o outro precisa. Além disso, são observadoras, e podem captar os anseios daqueles que querem seduzir.

Conquista

A partir desses passos se dá a conquista. Como é possível perceber, a sereia instiga a pessoa que quer atrair, ao se mostrar sensual, mas de uma forma velada. Desse modo, 

Muitas nuances

Esse arquétipo pode se manifestar de diferentes formas em cada pessoa. Assim, alguns aspectos podem estar mais presentes em uma pessoa do que em outra. Logo, ele vai se adaptar à personalidade de cada pessoa e não se sobrepor a ela.

Com isso, aquelas pessoas mais tímidas podem se sentir mais confiantes, mas não vão se tornar extrovertidas de imediato. O processo, portanto, é gradual e ocorre com a constância da ativação.

Imagem de água cristalina
Foto: O arquétipo sereia está ligado às emoções, porque se conecta ao elemento água

2- A relação entre arquétipo sereia e sociabilidade

O arquétipo sereia tem efeitos positivos na relação com as outras pessoas. Afinal, seu jeito cativante faz com que os outros prestem mais atenção, e ainda:

  • Deixa mais extrovertida;
  • Acrescenta autoconfiança ao falar;
  • É mais persuasiva, ou seja, convence as pessoas a concordarem com sua posição.

Com isso, fica mais fácil interagir com diferentes grupos. Quem utiliza essa ferramenta consegue ter mais sucesso em atividades com o público em geral. Por isso, é ideal para quem precisa dar palestras ou trabalhar com vendas.

3- Arquétipo sereia e a libido

Um aspecto importante com o uso desse arquétipo é o aumento da libido. Isso porque, a energia sedutora da sereia emana o desejo sexual. Nesse contexto, um ponto de atenção é que a pessoa pode ter uma tendência a querer ter vários parceiros. 

Para quem já está em uma relação, ela pode ajudar a reacender a vida a dois. Por outro lado, também pode gerar uma sensação de insatisfação devido à ilusão de um relacionamento ideal.

Importante para a energia sexual

O sexo deve ser encarado como uma parte essencial da vida humana. Nesse sentido, o arquétipo sereia é benéfico quando usado com moderação. Ele atua ao dar mais confiança, o que é essencial para se sentir mais livre durante a relação.

4- Carisma, um elemento importante desse arquétipo

O magnetismo que é uma das marcas desse arquétipo faz com que a pessoa que o utiliza ganhe um carisma maior. Nesse sentido, ela se destaca em qualquer grupo que faça parte e tem uma facilidade em ser o centro das atenções.

Por conta disso, também é preciso cuidar com esse aspecto para não exagerar. Afinal, pode gerar conflitos com outras pessoas que se sintam deixadas de lado. Além disso, é preciso saber quando é o momento de estar em evidência.

Status social

Em razão dessa característica, o uso do arquétipo sereia para esse fim é aplicado também por empresas. Assim, uma marca consegue se fixar no mercado e alcançar um status social, o que amplia seus resultados.

O exemplo mais clássico é o da marca de cafés Starbucks, que tem a figura do ser mítico em sua logo. Desse modo, ela remete à beleza, bem como, ao carisma. De fato, um dos aspectos da empresa é entregar os cafés com os nomes dos clientes, o que gera o encanto.

Arquétipo sereia e seu lado sombra

Por outro lado, o uso de qualquer arquétipo pode gerar efeitos negativos, que são chamados de sombra. Alguns dos principais efeitos desfavoráveis que essa ativação pode gerar são:

  • Ilusão, ou seja, acreditar que tudo sairá como planejou;
  • Solidão, pois não consegue ter relações duradouras;
  • Rivalidade;
  • Competição com outras mulheres.

Isso não quer dizer que não se deva usá-lo, mas apenas tomar cuidado para que não prevaleça sobre os benefícios. Por isso, é essencial conhecer esses espectros para poder identificar e mudar o comportamento quando ocorrerem.

Estátua de uma sereia sentada em uma rocha no meio de um lago. O monumento parece ser de cobre e ressalta a causa azulada da criatura mitológica
Foto: O arquétipo sereia possui um , com aspectos negativos

1- Rivalidade faz parte desse arquétipo

A autoconfiança trazida por esse arquétipo pode alimentar o ego. Com isso, ao se ver em um meio com outras mulheres, pode nascer uma rivalidade. Isso ocorre, inclusive, de forma inconsciente, tanto por quem usa o método como por quem está ao redor.

Quando há uma mulher em evidência, de modo natural, as demais podem se sentir instigadas a competir. Por isso, a convivência pode se tornar mais difícil no trabalho e até na família.

Um aspecto que pode impactar até a vida profissional

Também na carreira o lado sombra pode impactar de modo negativo. Em especial quando a pessoa trabalha na área de estética, em contato com outras mulheres. Isso porque, essa competição fica mais evidente.

2- Vingança

Outra situação que pode ocorrer quando se ativa o arquétipo sereia é um sentimento de vingança. Isso pode acontecer quando, por exemplo, uma relação chega ao fim por iniciativa do outro. 

A pessoa com esse arquétipo pode encontrar dificuldades em entender essa decisão. Afinal, na sua visão, ela é a parceira perfeita. Com isso, pode surgir uma intenção de buscar dar o troco no ex-parceiro.

Cria inimizades

De outro lado, quem ativa esse recurso também pode gerar traumas às pessoas com quem se relaciona. Afinal, por ter uma tendência maior a flertar, pode despertar a atenção de alguém e depois não seguir com a relação.

A mulher também pode acabar com um comportamento mais frio com relação às emoções do outro. Por isso, os términos podem não ser tão amistosos e gerar o sentimento de vingança no outro.

3- Relacionamentos

Para quem busca relações mais duradouras, esse arquétipo pode não ser o ideal. Alguns fatores que fazem com que essa não seja uma boa escolha para esse caso são, dentre outras:

  • Pode gerar ciúmes no outro;
  • Não se contenta com o parceiro;
  • Manipula o outro;
  • Cria uma ilusão;
  • Tem rivalidade com outras mulheres.

Diante disso, para quem já está casado, por exemplo, usar o arquétipo sereia pode trazer turbulências. Isso em especial quando existe muito ciúme por uma das partes, o que pode abalar a relação.

É necessário tomar cuidado

A ativação deve sempre ocorrer de modo consciente, bem como, é preciso escolher o mais adequado para cada situação. Mesmo com os aspectos sombra, é possível realizar esse processo.

Basta ter ciência do lado negativo e que a pessoa se policie com relação a esse tipo de comportamento. Além disso, outra opção é combinar um outro arquétipo, para neutralizar esses pontos.

Vídeo que faz uma análise sobre o arquétipo de sereia

O que achou do arquétipo sereia?

Para quem se interessou sobre o assunto, saiba que o uso dos arquétipos tem uso muito amplo. Assim, podem influir nas relações pessoais e no trabalho, bem como, podem atuar sobre a autoestima da pessoa.

No caso do arquétipo sereia, não deve ser usado por homens. Isso porque, essa é uma energia com essência feminina e que se opõe ao masculino. Basta observar que o mito desses seres sempre acaba com os marinheiros levados para o fundo do mar.

Mas então, vale a pena usar esse arquétipo?

Essa é uma boa opção para as mulheres solteiras, que querem ter mais sucesso com o sexo oposto. Além disso, para quem quer ampliar seu carisma e se tornar mais sociável também é uma boa aposta.

Já para quem quer uma relação mais duradoura ou já está casada, vale tomar um pouco de cuidado. Apesar de poder usar, é preciso dosar bem o tempo da ativação. Portanto, é ideal manter por pouco tempo, ou ainda usar em conjunto com outro arquétipo.

Usos comerciais

O uso do da figura da sereia no campo profissional ou para criação de marcas também é uma opção interessante. Nesse sentido, uma empresa pode ter resultados positivos ao se fixar na mente do cliente. 

E isso é possível graças ao poder magnético da imagem da sereia. Aliás, a aplicação desses conceitos ao campo do marketing é cada vez mais comum, o que comprova seus resultados.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares