imagem de uma Lua Azul

Lua Azul: o que é, quando acontece e rituais para fazer nesta noite

Descubra mais sobre o fenômeno Lua Azul e Superlua e aproveite essa noite especial para realizar um ritual de conexão e atração

Compartilhe

O mês de agosto pode demorar para terminar e não ser o favorito de muitas pessoas, mas reserva algo especial para o seu último dia: a Lua Azul. E você pode aproveitar a noite para mentalizar o que deseja para setembro e canalizar suas energias.

Além disso, a noite do dia 31 de agosto será ainda mais bela com a Superlua, um fenômeno um tanto quanto raro que irá te fazer sair de casa para olhar o céu.

Mas afinal, o que significa tudo isso? Continue lendo para entender mais as explicações astronômicas dos fenômenos e o que o misticismo aconselha fazer nesse momento.

O que é o fenômeno Lua Azul?

A explicação do que é Lua Azul, de acordo com o guia de astronomia Star Walk, começa analisando o fato de que, normalmente, temos 12 luas cheias em um ano.

imagem do céu de noite com uma lua cheia
Fonte: Pixabay

Dito isso, essas 12 luas cheias ocorrem porque um ciclo lunar dura cerca de um mês, ou melhor, 29,5 dias. Assim, 12 ciclos levam 354 dias, ou seja, sobram alguns dia no ano. Com isso, a cada 2,5 a 3 anos acontece uma lua cheia a mais do que o normal.

Enfim, essa é a definição de Lua Azul Sazonal, que acontece em determinadas épocas do ano e de forma não recorrente.

Todavia, também há o termino Lua Azul Calendária, que é a segunda lua cheia dentro de um mês. Esta definição surgiu de um erro cometido pelo astrônomo James Hugh Pruett, no ano de 1946, quando ele escreveu um artigo interpretando o termo sazonal de forma errada.

Contudo, a nova definição virou popular e a segunda lua cheia do mês é bem esperada e conhecida como Lua azul Calendária.

Quando será a próxima Lua Azul?

Como você já sabe, existem duas definições de Lua Azul, a Sazonal e a Calendária. Sendo assim, confira as datas em que ambas acontecerão:

imagem de uma cidade grande, com muitos prédios e uma lua cheia
Fonte: Pixabay

Próximas datas da Lua Azul Sazonal:

  • 19 de agosto de 2024, 18:26 GMT
  • 20 de maio de 2027, 10:59 GMT
  • 24 de agosto de 2029, 01:51 GMT

Próximas datas da Lua Azul Calendária:

  • 31 de agosto de 2023, 01:35 GMT
  • 31 de maio de 2026, 08:45 GMT
  • 31 de dezembro de 2028, 16:48 GMT
  • 30 de setembro de 2031, 18:58 GMT

Nesse sentido, a próxima Lua Azul será dia 31 de agosto de 2023! Porém, mesmo que isso seja um pouco decepcionante, a lua não fica azulada,

Mas como dissemos no começo da matéria, você vai quere sair de casa ou olhar pela janela na última noite do mês de agosto. Isso porque essa lua cheia será a mais brilhante que teremos no ano!

O tal brilho se dá pelo fato do nosso satélite natural ficar mais próximo da Terra do que o normal. Mas isso não tem relação com a Lua Azul, inclusive, o nome do fenômeno é Superlua.

O que é o fenômeno da Superlua?

Primeiramente, o termo Superlua não é uma definição astronômica oficial. Contudo, se você olhar para ela, vai ter a impressão de que seu tamanho e brilho estão diferentes.

Portanto, o americano Richard Nolle, um astrólogo – você leu certo, não foi um astrônomo – criou a definição de Superlua dizendo que pode ser uma lua nova ou cheia com aproximação mais estreita ou perto dela em relação à Terra.

Ademais, também existe o contrário, a microlua, que é uma lua cheia ou nova ao redor do apogeu, ou seja, na maior distância em relação à Terra em que ela pode ficar.

Finalmente, confira a diferença entre elas:

imagem comparando a Microlua, a lua média e a Superlua
Fonte/Reprodução: Star Walk

Rituais para a Lua Azul e Superlua

Agora, ficando mais no lado místico e astrológico, a lua cheia do dia 31 de agosto, que também será uma Lua Azul e uma Superlua, será no signo de Peixes.

mãos femininas em um recipiente com água e pétalas de rosas
Fonte: Pixabay

Nesse sentido, vale a pena pensar em realizar banhos energéticos que trabalham a energia de expansão e amor dessa fase lunar. Contudo, com ingredientes que também proporcionem a melhora da intuição e tragam equilíbrio das emoções ao invés da dramaticidade e indecisão.

Portanto, confira dois banhos diferentes, um para conexão e um para expansão e amor. Lembrando que você pode tomar um banho de 7 ervas dias antes caso se sinta com a energia pesada.

Banho para conexão espiritual

Ingredientes:

  • Pétalas de uma rosa branca;
  • 3 colheres (chá) de alecrim;
  • 2 colheres (chá) de calêndula.

Como preparar:

  1. Leve cerca de 1 litro de água para o fogo médio;
  2. Assim que ferver, adicione o alecrim e a calêndula;
  3. Desligue o fogo e tampe a infusão com um prato para abafar o banho por, pelo menos, 5 minutos;
  4. Após isso, coe tudo em um recipiente que contenha as pétalas de rosa branca;
  5. Tome seu banho de higiene como de costume;
  6. Por fim, seque-se por completo e jogue o banho morno do pescoço para baixo.

Em suma, como é um banho para conexão, busque fazer uma meditação assim que a Lua Azul/Superlua estiver visível. Também vale utilizar um óleo essencial com essa finalidade, como de olíbano, cedro ou lavanda, por exemplo.

Banho para expansão e amor

Ingredientes:

  • Pétalas de rosa vermelha;
  • 7 canelas em pau;
  • 21 cravos-da-índia.

Como preparar:

  1. Primeiro, ferva cerca de 1 litro de água;
  2. Em seguida, quando a água começar a ferver, pode adicionar a canela e o cravo-da-índia;
  3. Desligue o fogo e coloque um prato em cima da ferfura para abafá-la por uns 5 minutos;
  4. Logo após, coe tudo dentro de outro recipiente com as pétalas de rosa vermelha;
  5. Não tire as pétalas e vá tomar seu banho de higiene como de costume;
  6. Assim que terminar, se seque por completo e jogue o banho morno do pescoço para baixo mentalizando o que deseja.

Por último, em ambos os banhos, você pode misturar água da torneira para deixá-los mornos. E pode descartar os ingredientes na natureza, como em um jardim, se isso for possível. Caso contrário, jogue no lixo comum.

Lua Azul: conclusão

Antes de qualquer ritual, verifique se você não possui alergia a algum ingrediente e tente aproveitar a Lua Azul e a Superlua, seja pela energia ou beleza no céu.

Por fim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias