Ácido Hialurônico: tudo sobre o ativo que conquistou o mundo da beleza

Do preenchimento facial aos cremes de tratamento, o Ácido Hialurônico é o ingrediente queridinho da vez. Aprenda como incluir na rotina!

Fonte: Canva

Você certamente já ouviu falar do ácido hialurônico. Famoso tanto nos preenchimentos faciais quanto nos produtos de aplicação tópica, ele é, na verdade, uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Além de estar entre os destaques em tendências da beleza.

Sua principal função é reter água para manter os tecidos bem lubrificados e úmidos. Na pele, é esse componente ajuda a manter a estrutura e a hidratação natural. Quer descobrir mais? Então, confira abaixo o que é, como usar, para que serve e muito mais!

O que é o ácido hialurônico?

Visitamos a Dra. Letícia Hildebrand ( @dra.leticiahildebrand ), pós-graduada em Havard, farmacêutica esteta (CRF / SP 54980) e especialista em estética avançada, para falar sobre essa substância poderosa.

Imagem: Kylie Skin (Reprodução / Instagram)

Em primeiro lugar, a profissional explica que o ácido hialurônico, (ou hialuronano), é uma substância límpida e pegajosa, natural do corpo. Logo, maior parte é encontrada na pele, tecido conjuntivo e olhos. Portanto, biocompatível com nosso organismo. Diminuindo assim, o risco de apresentar reações alérgicas com ele.

“O ácido hialurônico é uma molécula com capacidade de atrair e reter água, ajudando a manter os tecidos e a pele hidratados”, complementa Luise Albuquerque, dentista especialista em harmonização orofacial.

#actampads1#

Letícia destaca que além de ser altamente hidratante, é precursor do colágeno, ajudando assim, a aumentar a elasticidade da nossa pele.

Como o ácido hialurônico atua na pele?

Quando jovem, a pele é caracteristicamente lisa e elástica. Logo, contém muito ácido hialurônico, que preenche os espaços entre as células. No entanto, com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Consequentemente, esse processo contribui para o surgimento de rugas.

Por isso, ele é poderoso no combate do envelhecimento da pele e na formação de rugas, explica a especialista. Melhorando ainda a questão dos vincos, além de ser usado para preenchimento de sulcos, harmonização facial, entre outras aplicações.

Foto: Reprodução Pinterest

Além do Skinbooster, que está entre os mais procurados pelos buscam por rejuvenescimento. É um procedimento estético injetável simples. Assim, por meio do ácido hialurônico, hidrata profundamente a pele e traz resultados muito superiores aos de dermocosméticos. Uma vez que atua nas camadas mais profundas da pele.

#actampads1#

Em suma, o procedimento trata rugas finas do rosto, melhora o aspecto das olheiras e das marcas de acne.

Para que serve o ácido de hialurônico?

O ácido hialurônico tem vários usos. Muitas pessoas o tomam como suplemento, mas também é usado em soros tópicos, colírios e injeções.

Como explicado por Dr. Letícia Hildebrand anteriormente, essa substância natural é a melhor amiga da derme. Isso porque aproximadamente metade do ácido hialurônico em seu corpo está presente nos tecidos da pele, onde se liga à água para reter a umidade.

Imagem: Kylie Skin (Reprodução / Instagram)

No entanto, o processo natural de envelhecimento e a exposição a coisas como radiação ultravioleta do sol, fumaça de tabaco e poluição podem diminuir as quantidades da substância no organismo. Com isso, a pele fica desidratada, enrugada, com rugas e sinais de expressão.

#actampads1#

Atualmente, tanto os produtos à base de ácido hialurônico quanto os preenchimentos feitos com o mesmo são reconhecidos mundialmente. Afinal, o ingrediente sintético age justamente como a substância natural, devolvendo a hidratação e a estrutura da pele. É por isso que esse ativo virou o queridinho da indústria da beleza.

Benefícios do ácido hialurônico na pele

Os benefícios do ácido hialurônico para a pele fazem com que hoje seu uso seja extremamente popular, tanto na forma tópica em produtos de skincare; quanto na injetável, por meio dos preenchimentos faciais realizados em consultório.

“O ácido hialurônico injetável é conhecido por hidratar e preencher rugas e linhas finas, além de proporcionar volume em áreas como lábios, olheiras e maçãs do rosto”, explica a especialista Luise Albuquerque.

  • Reduz os sinais da idade;
  • É um poderoso hidratante;
  • Auxilia na cicatrização de feridas;
  • Também age como antirrugas;
  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Pode tratar eczema e vermelhidão facial.

Lembrando ainda que a Vitamina C para o rosto é outro grande aliado!

#actampads1#
Procedimento feito pela Dra. Letícia Hildebrand

Pode usar ácido hialurônico todos os dias?

Além da produção natural desse ativo, é possível dar uma forcinha para o organismo através da aplicação tópica ou, ainda, da injeção de ácido hialurônico em forma de preenchimento facial.

E como isso funciona? Bom, primeiramente, quanto falamos em uma pele bem hidratada, estamos nos referindo principalmente à pele com muito conteúdo de água. Talvez você já tenha ouvido o termo perda de água trans epidérmica. Este é o termo científico para medir a quantidade de água que evapora naturalmente do nosso corpo.

Fonte: Canva

Quando um produto previne essa perda, isso significa que ele mantém sua pele hidratada, garantindo que a água não escape da superfície epidérmica. O ácido hialurônico faz exatamente isso, diminuindo a taxa de evaporação da água e deixando a aparência saudável e radiante.

Related Post

Sendo assim, o ácido hialurônico pode ser utilizado de 2 maneiras:

#actampads1#

Aplicação tópica

Em primeiro lugar, estamos falando dos cremes de tratamento e sérum faciais que incluem o ativo na formulação. De acordo com estudos recentes, quanto menor a molécula do ativo, mais facilidade ele tem em atravessar a barreira da pele. Além disso, os especialistas geralmente recomendam produtos com concentração específica para cada objetivo.

Fonte: Canva

Por isso, é fundamental consultar um dermatologista de confiança antes adicionar o ácido hialurônico na rotina de beleza.

Um produto de qualidade é capaz de reduzir a profundidade das rugas, aumentar a elasticidade e hidratação da pele bem como trazer uma aparência mais saudável e descansada.

Relacionadas

Preenchimento com ácido hialurônico

Atualmente, é o queridinho das celebridades. Certamente o preenchimento está na lista de desejos de boa parte das mulheres. Além de aumentar a boca e corrigir olheiras, o ácido hialurônico também é utilizado para modificar o formato da face e adicionar hidratação extra.

Fonte: Canva

Aliás, poucos sabem mas após o preenchimento facial um dos resultados é a pele radiante e iluminada, graças ao poder hidratante do ativo, explica a especialista Letícia Hildebrand.

Logo, o ácido hialurônico é considerado um dos ingredientes mais seguros para volumização e preenchimento. Uma vez que a pele o produz naturalmente, o ativo é absorvido com o passar dos meses.

Por fim, o procedimento é facilmente reversível e possui poucas contraindicações, desde que feito sob orientação de um profissional capacitado e de confiança.

Creme X preenchimento

Mas será que existem diferenças na absorção pelo organismo entre as duas formas de aplicação? “Apesar do nome ácido gerar dúvidas, o ácido hialurônico na forma de cremes e séruns não provoca descamação da pele, e sim hidratação profunda” elucida Luise.

Pelo alto poder hidratante, os produtos tópicos podem ser utilizados pela manhã ou durante a noite. Contudo, a especialista destaca que, na forma tópica, não existe efeito preenchedor, somente hidratante. Cremes e séruns com ácido hialurônico ajudarão a deixar o aspecto da pele mais macio e saudável, comenta.

Já quando o objetivo é o tratamento profundo de rugas e a volumização do rosto, os procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico injetável devem ser buscados. “O ácido é injetado diretamente na pele para preencher áreas onde houve perda de volume devido ao envelhecimento ou outros fatores”, explica a especialista.

Fonte: Canva

Qual é a melhor forma de utilizar o ácido hialurônico?

O procedimento é extremamente seguro, já que o ácido hialurônico é naturalmente encontrado no organismo. O efeito imediato é temporário e a absorção do ácido ocorre gradualmente com o passar do tempo.

“Combinar o uso do ácido hialurônico tópico com o preenchimento realizado em consultório irá potencializar ainda mais os resultados, já que os cremes com o ativo auxiliam na manutenção e melhora do aspecto dos procedimentos injetáveis”, comenta.

A especialista finaliza advertindo que antes da realização de qualquer procedimento envolvendo ácido hialurônico, é aconselhável consultar um profissional qualificado para avaliar as necessidades individuais do paciente. “É importante sempre garantir que qualquer processo seja feito de maneira segura e adequada”, completa.

Antes e Depois

Aqui, pele madura em antes e depois de aplicação do ácido hialurônico. Foto: Reprodução / Pinterest.
Foto: Reprodução / Pinterest

Ante e Depois dos famosos que fizeram harmonização facial e preenchimentos

Os famosos e influencers são os maiores adeptos de procedimentos usando ácido hialurônico para preenchimentos faciais e a harmonização do rosto. Este último virou uma verdadeira febre. Assim, aliados a outros tratamentos, como a toxina botulínica, o “Botox”, promovem um verdadeiro resgate da beleza natural das celebridades.

Kate Middleton recuperou a jovialidade diminuindo as rugas de expressão e textura da pele. Sem perder ou modificar sua beleza natural.

Fonte: Instagram

Já Luisa Sonza fez harmonização facial e preenchimento labial.

Foto – Reprodução / Pinterest

Veja ainda outras celebridades:

Lady Gaga. Foto – Reprodução / Pinterest
Karina Bacchi. Foto: Reprodução / Pinterest
Joelma. Foto: Reprodução / Pinterest
Kelly Key. Fonte: Instagram
Por fim, Dra. Letícia Hildebrand que nos orientou nesse artigo.
Para conhecer mais sobre o trabalho da dra. Luise Albuquerque, acesse o instagram oficial da especialista @dra.luisealbuquerque.
Fonte: Instagram
  • Saiba ainda mais Estética FIT em SP: tudo sobre a clínica com preço acessível, tecnologia de ponta e serviço de qualidade

Editado e atualizado por Laila Lopes

Denise Pitta: Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Uma das primeiras blogueiras de moda do país, é idealizadora do Fashion Bubbles, e também CEO do portal que já recebeu mais de 110 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em Janeiro de 2006 e atualmente desenvolve pesquisas de Moda Simbólica, História e Identidade Brasileira na Moda e Inovação. Além de prestar consultoria em novos negócios para Internet. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais