Ácido Hialurônico – Tudo sobre o ativo que conquistou o mundo da beleza

Você certamente já ouviu falar do ácido hialurônico. Famoso tanto nos preenchimentos faciais quanto nos produtos de aplicação tópica, ele é, na verdade, uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Além de estar entre os destaques em tendências da beleza.

Sua principal função é reter água para manter os tecidos bem lubrificados e úmidos. Na pele, é esse componente ajuda a manter a estrutura e a hidratação natural.

O que é o Ácido Hialurônico?

 

Visitamos a Dra. Letícia Hildebrand ( @dra.leticiahildebrand ), pós-graduada em Havard, farmacêutica esteta (CRF / SP 54980 ) e especialista em estética avançada, para falar sobre essa substância poderosa.

Em primeiro lugar, a profissional explica que o ácido hialurônico, (ou hialuronano), é uma substância límpida e pegajosa, natural do corpo. Logo, maior parte é encontrada na pele, tecido conjuntivo e olhos. Portanto, biocompatível com nosso organismo. Diminuindo assim, o risco de apresentar reações alérgicas com ele.

Letícia destaca que além de ser altamente hidratante, é precursor do colágeno, ajudando assim, a aumentar a elasticidade da nossa pele.

 

Imagem: Kylie Skin (Reprodução / Instagram)

Como o ácido hialurônico atua na pele?

 

Quando jovem, a pele é caracteristicamente lisa e elástica. Logo, contém muito ácido hialurônico, que preenche os espaços entre as células. No entanto, com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Consequentemente, esse processo contribui para o surgimento de rugas.

Por isso, ele é poderoso no combate do envelhecimento da pele e na formação de rugas, explica a especialista. Melhorando ainda a questão dos vincos, além de ser usado para preenchimento de sulcos, harmonização facial, entre outras aplicações.

Além do Skinbooster, que está entre os mais procurados pelos buscam por rejuvenescimento. É um procedimento estético injetável simples. Assim, por meio do ácido hialurônico, hidrata profundamente a pele e traz resultados muito superiores aos de dermocosméticos. Uma vez que atua nas camadas mais profundas da pele.

Em suma, o procedimento trata rugas finas do rosto, melhora o aspecto das olheiras e das marcas de acne.

 

Foto: Reprodução Pinterest

Para que serve o Ácido Hialurônico?

 

O ácido hialurônico tem vários usos. Muitas pessoas o tomam como suplemento, mas também é usado em soros tópicos, colírios e injeções.

Como explicado por Dr. Letícia Hildebrand anteriormente, essa substância natural é a melhor amiga da derme. Isso porque aproximadamente metade do ácido hialurônico em seu corpo está presente nos tecidos da pele, onde se liga à água para ajudar a reter a umidade.

No entanto, o processo natural de envelhecimento e a exposição a coisas como radiação ultravioleta do sol, fumaça de tabaco e poluição podem diminuir as quantidades da substância no organismo. Com isso, a pele fica desidratada, enrugada, com rugas e sinais de expressão.

Atualmente, tanto os produtos à base de ácido hialurônico quanto os preenchimentos feitos com o mesmo são reconhecidos mundialmente. Afinal, o ingrediente sintético age justamente como a substância natural, devolvendo a hidratação e a estrutura da pele. É por isso que esse ativo virou o queridinho da indústria da beleza.

Imagem: Kylie Skin (Reprodução / Instagram)

Benefícios do Ácido Hialurônico na pele

  • Reduz os sinais da idade
  • É um poderoso hidratante
  • Auxilia na cicatrização de feridas
  • Também age como anti-rugas
  • Aumenta a elasticidade da pele
  • Pode tratar eczema e vermelhidão facial

Lembrando ainda que a Vitamina C para o rosto é outro grande aliado!

 

Procedimento feito pela Dra. Letícia Hildebrand

 

Como usar

 

Além da produção natural desse ativo, é possível dar uma forcinha para o organismo através da aplicação tópica ou, ainda, da injeção de ácido hialurônico em forma de preenchimento facial.

E como isso funciona? Bom, primeiramente, quanto falamos em uma pele bem hidratada, estamos nos referindo principalmente à pele com muito conteúdo de água. Talvez você já tenha ouvido o termo perda de água transepidérmica. Este é o termo científico para medir a quantidade de água que evapora naturalmente do nosso corpo.

Quando um produto previne essa perda, isso significa que ele mantém sua pele hidratada, garantindo que a água não escape da superfície epidérmica. O ácido hialurônico faz exatamente isso, diminuindo a taxa de evaporação da água e deixando a aparência saudável e radiante.

Sendo assim, o ácido hialurônico pode ser utilizado de 2 maneiras:

 

Aplicação tópica

 

Em primeiro lugar, estamos falando dos cremes de tratamento e sérum faciais que incluem o ativo na formulação. De acordo com estudos recentes, quanto menor a molécula do ativo, mais facilidade ele tem em atravessar a barreira da pele. Além disso, os especialistas geralmente recomendam produtos com concentração específica para cada objetivo.

 

 

Por isso, é fundamental consultar um dermatologista de confiança antes adicionar o ácido hialurônico na rotina de beleza.

Um produto de qualidade é capaz de reduzir a profundidade das rugas, aumentar a elasticidade e hidratação da pele bem como trazer uma aparência mais saudável e descansada.

Preenchimento com ácido hialurônico

 

Atualmente, é o queridinho das celebridades. Certamente o preenchimento está na lista de desejos de boa parte das mulheres. Além de aumentar a boca e corrigir olheiras, o ácido hialurônico também é utilizado para modificar o formato da face e adicionar hidratação extra.

Aliás, poucos sabem mas após o preenchimento facial um dos resultados é a pele radiante e iluminada, graças ao poder hidratante do ativo, explica a especialista Letícia Hildebrand.

Logo, o ácido hialurônico é considerado um dos ingredientes mais seguros para volumização e preenchimento. Uma vez que a pele o produz naturalmente, o ativo é absorvido com o passar dos meses.

Por fim, o procedimento é facilmente reversível e possui poucas contraindicações, desde que feito sob orientação de um profissional capacitado e de confiança.

 

Antes e Depois

 

Aqui, pele madura em antes e depois de aplicação do ácido hialurônico. Foto: Reprodução / Pinterest.
Foto: Reprodução / Pinterest

 

Ante e Depois dos famosos que fizeram harmonização facial e preenchimentos

 

Os famosos e influencers são os maiores adeptos de procedimentos usando ácido hialurônico para preenchimentos faciais e a harmonização do rosto. Este último virou uma verdadeira febre.

Assim, aliados a outros tratamentos, como a toxina botulínica, o “botox”, promovem, desta forma, um verdadeiro resgate da beleza natural das celebridades.

Kate Middleton recuperou a jovialidade diminuindo as rugas de expressão e textura da pele. Sem perder ou modificar sua beleza natural.

Foto – Reprodução / Pinterest

Já Luisa Sonza fez harmonização facial e preenchimento labial.

Lady Gaga. Foto – Reprodução / Pinterest

Veja ainda outras celebridades.

Karina Bacchi. Foto: Reprodução / Pinterest
Joelma. Foto: Reprodução / Pinterest
Kelly Kee
Por fim, Dra Letícia Hildebrand que nos orientou nesse artigo.

 

#pelesmadurasácido hialurônicoanti envelhecimentoanti-rugasAtivos da belezaBelezaBeleza maduraColágenoCremes faciaisCuidados com a peleFamosasMulheres MadurasMulheres maduras lindasPelepele bonitaPele MaduraPreenchimento FacialProcedimentos Estéticostendências em beleza