Mulher de pele negra usando blusa branca, segurando metade de uma laranja e sérum

Vitamina C para a pele: para que serve, como usar e qual é a melhor

Conhecida por clarear manchas, iluminar a pele, hidratar profundamente e reduzir linhas de expressão, essa vitamina virou hit no mundo da beleza. Aprenda como escolher a sua!

Compartilhe

Se você tem uma rotina de skincare ou acompanha esse universo de cuidados com a pele, conhece certamente a vitamina C. Recentemente, a vitamina C para o rosto virou a queridinha do mundo da beleza. Isso porque suas propriedades clareadoras e hidratantes trazem muitos benefícios para pele. 

Então, que tal saber mais sobre esse composto? Pensando nisso, o Fashion Bubbles reuniu diversas informações, como para que serve, como usar, benefícios, em quanto tempo clareia o rosto e muito mais. Portanto, descubra tudo sobre o produto e saiba como escolher a melhor vitamina C para o rosto!

Para que serve a vitamina C para a pele do rosto?

Em primeiro lugar, vale lembrar que a vitamina C é um composto instável, que geralmente é apresentado para venda em forma de sérum ou, então, adicionado a loções hidratantes.

Entre todas as propriedades que transformam esse produto em um hit absoluto, destaque para o alto poder antioxidante.

O uso regular da melhor vitamina C para o rosto ajuda a clarear manchas, deixar a pele mais iluminada e viçosa, reduzir e prevenir linhas de expressão e também auxilia na hidratação.

mulher aplicando creme no rosto
Foto: Freepik

Em geral, a vitamina C é indicada para todos os tipos de pele. No entanto, você precisa sempre escolher o tipo correto. Isso porque, como falamos anteriormente, a vitamina C pode ser apresentado em formato de sérum ou, ainda, ser adicionada a outras loções.

Como se trata de um componente instável, é preciso escolher a melhor vitamina C para o rosto, pois assim você garante que ingrediente está ativo na formulação.

  • Inclusive, você também pode gostar de Resveratrol: para que serve e como consumir para emagrecer, melhorar a pele e o cabelo

Benefícios da vitamina C

Mulher de pele clara em frente à pedras, segurando metade de uma laranja e sorrindo com a língua para fora
Fonte: Canva
  • Uniformiza o tom do rosto, auxiliando no clareamento de manchas;
  • Suaviza linhas de expressão e rugas;
  • A melhor vitamina C para o rosto aumenta o viço da pele, uma vez que melhora profundamente a hidratação da região;
  • Ilumina o rosto;
  • É capaz de estimular a formação de novas fibras de colágeno, o que, por sua vez, previne o envelhecimento precoce.

Pode usar vitamina C no rosto todos os dias?

Geralmente, é seguro usar produtos contendo vitamina C no rosto todos os dias, desde que a concentração e a formulação sejam apropriadas para o seu tipo de pele e sensibilidade.

Esse composto apresenta muitos benefícios antioxidantes e de estímulo ao colágeno, ajudando a combater os danos causados pelos radicais livres e a promover uma pele mais saudável, luminosa e firme.

Homem de pele negra passando sérum em conta-gotas no rosto
Fonte: Freepik

Apesar disso, algumas pessoas podem experimentar irritação ou sensibilidade ao usar vitamina C com muita frequência, ou em concentrações muito altas. Portanto, é importante começar com uma aplicação menos frequente e observar como sua pele reage.

Se você tiver dúvidas sobre o uso diário de vitamina C em seu rosto, é sempre recomendável consultar um dermatologista.

Pode sair no sol com vitamina C no rosto?

Sim, você pode sair no sol enquanto usa vitamina C no rosto, mas é importante tomar algumas precauções. Esse composto pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, porém não substitui o uso de protetor solar.

Pessoa de pele morena segurando embalagem neutra de protetor solar, de cor branca com desenho de sol amarelo
Fonte: Canva

Por isso, é essencial aplicar um protetor solar de amplo espectro com FPS adequado todos os dias, mesmo quando estiver usando produtos com vitamina C no rosto. Isso ajudará a proteger sua pele contra os efeitos nocivos do sol, como queimaduras, envelhecimento prematuro e aumento do risco de câncer de pele.

Além disso, ela pode tornar a pele mais sensível à luz solar. Então, é especialmente importante usar protetor solar enquanto estiver usando produtos contendo esse ingrediente. Certifique-se de aplicar o protetor solar após a vitamina C e reaplicá-lo conforme necessário, especialmente se você estiver passando muito tempo ao ar livre.

O que é melhor: vitamina C ou ácido hialurônico?

A resposta é: depende! Isso porque a vitamina C para o rosto e ácido hialurônico oferecem diferentes benefícios. Portanto, a escolha depende das necessidades individuais da sua pele e dos resultados que você está procurando.

Como citado anteriormente, a vitamina C é um antioxidante poderoso que combate os danos causados pelos radicais livres, protegendo a pele contra o envelhecimento precoce e danos ambientais.

Além disso, ela é essencial para a síntese de colágeno, ajudando a manter a firmeza e a elasticidade da pele. Também pode ajudar a reduzir a hiperpigmentação, promovendo uma pele mais radiante e uniforme.

Fundo azul com sérum transparente saindo de conta-gotas
Fonte: Canva

Por sua vez, o ácido hialurônico possui a habilidade de atrair e reter a umidade na pele, oferecendo hidratação intensa e duradoura. Além disso, ele pode suavizar linhas finas e rugas, preenchendo a pele e conferindo uma aparência mais volumosa e firme.

Também possui propriedades suavizantes, capazes de acalmar e suavizar a pele, reduzindo a aparência de vermelhidão e irritação.

Em muitos casos, é benéfico usar tanto a vitamina C quanto o ácido hialurônico em sua rotina de cuidados com a pele, pois eles oferecem benefícios complementares. Por exemplo, você pode usar vitamina C pela manhã para proteger a pele durante o dia e ácido hialurônico à noite para hidratar e rejuvenescer a pele enquanto você dorme.

Como sempre, é importante escolher produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de pele, e é recomendável consultar um dermatologista se você tiver dúvidas sobre quais produtos são melhores para você.

  • Ainda, veja Skincare com gelo: como fazer rotina para pele perfeita + receitas caseiras de skin-icing

O que é melhor: retinol ou vitamina C?

Assim como o dilema com o ácido hialurônico, essa comparação entre vitamina C e retinol também depende das suas necessidades pessoais.

O retinol é reconhecido por sua capacidade de estimular a produção de colágeno na pele, o que contribui para melhorar a firmeza e a elasticidade.

Além disso, pode ajudar a suavizar linhas finas e rugas, deixando a pele mais uniforme e lisa. Também é eficaz no tratamento da acne, auxiliando na desobstrução dos poros e prevenindo novas erupções.

Fundo rosa com foto de embalagem de sérum retinol
Fonte: Canva

Em muitos casos, é benéfico usar tanto retinol quanto vitamina C em sua rotina de cuidados com a pele, pois eles oferecem benefícios complementares.

No entanto, se você estiver começando a usar produtos ativos em sua rotina de cuidados com a pele, pode ser recomendável introduzi-los gradualmente e em diferentes momentos do dia para evitar irritações.

  • Logo depois, confira Como se faz skincare? Guia passo a passo para uma rotina completa de cuidados com a pele

Quanto tempo a vitamina C clareia o rosto?

A eficácia da vitamina C para o rosto na redução da hiperpigmentação e no clareamento da pele pode variar de pessoa para pessoa. Isso depende de diversos fatores, como a concentração do produto, a formulação, a frequência de uso e a resposta individual da pele.

Geralmente, os resultados podem começar a ser observados após algumas semanas de uso regular, mas pode levar meses para alcançar os resultados desejados, especialmente em casos de hiperpigmentação mais pronunciada.

Pessoa de pele clara sem manchas aplicando sérum amarelo com conta-gotas
Fonte: Canva

Para obter melhores resultados, é importante usar produtos contendo vitamina C consistentemente e seguir as instruções de aplicação fornecidas pelo fabricante.

Além disso, é essencial complementar o uso de vitamina C com protetor solar diário para proteger a pele dos danos causados pela exposição ao sol, o que pode desencadear ou piorar a hiperpigmentação.

Relacionadas

Qual é a melhor vitamina C para o rosto?

Foto de embalagens de vitamina C da Vichy com fundo de laranjas
Fonte: Divulgação/ Vichy

Na sequência, vamos falar um pouco sobre a pergunta que confunde muitas apaixonadas pelo mundo da beleza. Para escolher a melhor vitamina C para o rosto, você precisa atentar-se ao seu tipo de pele.

Além disso, os produtos com vitamina C costumam possuir outros ativos adicionados ( como por exemplo a vitamina E e até mesmo o ácido hialurônico). Essas combinações são muito frequentes na formulação de cosméticos, uma vez que a sinergia de ativos potencializa a ação dos mesmos.

Marcas de dermocosméticos tradicionais como Vichy e La Roche são ótimas opções. Já para quem prefere cosméticos naturais, a Bioart possui uma linha rejuvenescedora com vitamina C e ativos 100% orgânicos. A Sallve, por sua vez, lançou um hidratante leve, com esse ativo na formulação livre de alergênicos (embora ainda sintética).

Como saber se a vitamina C para o rosto é boa?

Para avaliar a qualidade de uma vitamina C para o rosto, é importante considerar diversos aspectos, como a concentração. Então, verifique a concentração de vitamina C no produto, idealmente entre 10% e 20%, para garantir eficácia sem causar irritação.

Além disso, observe a forma de vitamina C na fórmula, como ácido ascórbico, priorizando aquelas mais estáveis e bem absorvidas pela pele. Ainda, confira se o pH do produto está dentro do intervalo eficaz, geralmente entre 3 e 4, para garantir a máxima eficácia.

Mulher de pele clara no dermatologista, deitada enquanto uma pessoa usando luvas azuis e instrumento de ver a pele
Fonte: Canva

Também é importante consultar avaliações e recomendações de especialistas e usuários para obter insights sobre a eficácia do produto e fazer um teste de sensibilidade, especialmente se tiver pele sensível ou propensa a reações alérgicas.

Ademais, opte por embalagens que protejam o produto da luz, ar e calor, como recipientes opacos e herméticos. Além da vitamina C, analise outros ingredientes na fórmula que possam oferecer benefícios adicionais para a pele, como vitamina E e ácido hialurônico.

Vitamina C no rosto causa espinha?

mulher passando creme no rosto
Fonte: Freepik

Quem tem pele sensível e com tendência à acne deve ter cuidado redobrado. Embora o uso tópico de vitamina C na pele não causar espinhas, algumas consumidoras relatam um aumento súbito de oleosidade e o aparecimento de acne durante o uso.

De acordo com os especialistas, ao escolher a melhor vitamina C para o rosto, os produtos que são muito concentrados acabam por acelerar o metabolismo da pele. Assim, de certa forma, quando a célula está muito ativa, pode ser que isso aconteça caso a sua pele seja acnéica.

Se esse for o seu caso, opte por formulações mais leves, como o Salicylo C10 da La Roche-Posay. Trata-se de um produto específico para pele oleosa e sensível, formulado com 10% de vitamina C pura em conjunto com ácido hialurônico e também o ácido salicílico.

Vale a pena comprar vitamina C manipulada para o rosto?

Como mencionamos anteriormente, a vitamina C é um ativo instável. Por esse motivo, a melhor coisa é investir em fontes 100% confiáveis. Por isso, é importante conhecer e usar a melhor vitamina C para o rosto que você encontrar.

Nesse caso, sugerimos que você só manipule sob recomendação estrita do seu dermatologista. Além disso, faça uma boa pesquisa para saber se a farmácia de manipulação é, de fato, confiável.

Frasco de Vitamina C com laranjas saindo de dentro dele
Fonte: Canva

Falando no poder das vitaminas, outro super aliado é a Vitamina D que, inclusive pode estar em falta no organismo prejudicando muitas funções importantes, assim também fizemos especial de Vitamina D Suplementação.

Ainda, conheça outros ativos e dicas que também caíram no gosto, para ajudar nos cuidados com a pele e cabelos como a biotina, vitamina que faz o cabelo crescer mais rápido, o  óleo de jojoba, que virou uma verdadeira febre entre os aliados de cuidados com a pele e cabelo, além da aloe vera  e sabonetes para o rosto.

Conclusão

Enfim, agora você já sabe tudo sobre a melhor vitamina C para o rosto, para que serve, como usar e muito mais. Então, está pensando em incluir esse composto na sua rotina de cuidados com a pele?

Mulher de pele clara em fundo azul segurando duas metades de laranja na frente dos olhos
Fonte: Freepik

Ainda, que tal conferir por que protetor solar no inverno é essencial? Ou então, você pode continuar descobrindo mais sobre o assunto em nossa categoria de beleza.

Revisado e atualizado por Handreza Hayran e Luiza Mazon.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias